Collie

Família: pastoreio, pecuária
Grupo do AKC: Pastores
Área de origem: Escócia
Função Original: pastor de ovelhas
Tamanho médio do macho: Alt: 60-66 cm, Peso: 27-34 kg
Tamanho médio da fêmea: Alt: 55-60 cm, Peso: 22-29 kg
Outros nomes: Collie Escocês
Posição no ranking de inteligência: 16ª posição
Padrão da raça: pelo longo / pelo curto
 
 

Energia f4
Gosto por brincadeiras f4
Amizade com outros cães f4
Amizade com estranhos f4
Amizade com outros animais f5
Proteção f4
Tolerância ao calor f3
Tolerância ao frio f4
Necessidade de exercício f4
Apego ao dono f4
Facilidade de treinamento f4
Guarda f6
Cuidados com a higiene do cão f2

 
 

Origem e história da raça

 
PetloveA origem do Collie é tão misteriosa quanto à origem de seu nome. Uma teoria é que a raça teria a mesma raiz do Border Collie. Sobre a origem do nome, uma teoria é de que veio de uma palavra gaélica que quer dizer “útil”, o que descrevia o valor desses cães nas fazendas e rebanhos para os Celtas, primeiros habitantes das Ilhas Britânicas. Embora a proteção e o pastoreio de ovelhas seja uma das funções caninas mais antigas, só há evidências do Collie a partir de 1800. Tanto o Collie áspero como o Collie liso existiam nessa época, mas são derivados de cruzamentos diferentes. O tipo áspero era menor e com a cabeça mais larga, e normalmente sua cor era preta ou branca e preta. Na medida em que aumentou o interesse dos criadores pela raça, os dois tipos foram ficando maiores e mais refinados. O Collie do tipo áspero foi influenciado por um cachorro chamado “Old Cockie”, nascido em 1867 e considerado o responsável não apenas por estabelecer esse tipo, mas também por ter

collie liso
O Collie liso tem o mesmo porte e a mesma carinha, porém tem o pelo curto.
acrescentado a cor castanho clara. Nessa época, a Rainha Vitória se encantou pela raça. Com seu apoio, a popularidade do Collie cresceu não apenas entre os criadores de ovelhas, mas também entre membros da classe alta, que se apaixonaram por sua beleza. Em 1886 foi estabelecido um padrão que descreve a raça até os dias de hoje. Na mesma época, como os cães pastores de ovelhas tinham ficado importantes na América, os colonos levaram Collies com eles para o Novo Mundo. Em 1878, a Rainha Vitória colocou a raça novamente sob os holofotes apresentando dois Collies na Exibição de Cães de Westminster. Isso despertou o desejo na elite americana de juntar ao clã Collie, e logo o Collie estava presente nos círculos de maior prestígio da América. Mais tarde, o Collie encontrou um novo defensor, o escritor Albert Payson Terhune, cujas histórias sobre os Collies espalharam sua fama por todas as camadas sociais. O mais famoso Collie de todos os tempos, a estrela de TV Lassie, ajudou a transformar o Collie áspero na raça mais querida de todos os tempos na América. O Collie liso nunca teve a mesma popularidade.
 
 

Temperamento do Collie

 
collieO Collie é gentil e devotado, e amigo bem educado com todas as pessoas. Ele é um cão que herdou a vocação para o trabalho, por isso precisa de exercícios físicos e mentais todos os dias para não ficar frustrado. Ele é sensível, inteligente e gosta de agradar, embora às vezes seja um pouco teimoso. Ele pode mordiscar calcanhares quando está brincando. Alguns podem latir bastante.
 
 

Como cuidar de um Collie

 
Uma boa caminhada ou corrida com coleira e algumas atividades divertidas são necessárias todos os dias. O Collie é tão voltado para a família que ele é muito mais feliz vivendo dentro de casa. O pelo do Collie liso precisa de poucos cuidados. Já o pelo do Collie áspero precisa ser escovado a cada dois dias ou mais, na época da troca de pelos.
 

Produtos para seu cachorro

Use o cupom BOASVINDAS e tenha 10% de desconto na primeira compra!


 

Saúde do Collie

 
Principais Preocupações: CEA
Preocupações Menores: distiquíase, dermatite piotraumática
Vistos Ocasionalmente: PDA, surdez, Abiotrofia cerebelar (Áspero)
Exames Sugeridos: olhos, (cardíacos), (audição)
Expectativa de vida: 8-12 anos
Observações: costuma ser sensível a ivermectina. Merles não devem ser cruzados com merles. A geração de Merles homozigotos pode ser fatal ou afetar a saúde.
 
 

Preço do Collie

 
Você quer comprar? Saiba quanto custa um filhote de Collie. O valor do Collie depende da qualidade dos pais, avós e bisavós da ninhada (se são campeões nacionais, internacionais etc). Pra saber quanto custa um filhote de todas as raças, veja nossa tabela de preços aqui: preço de filhotes de cachorro. Veja aqui porque você não deve comprar um cachorro em classificados na internet ou em petshops. Veja aqui como escolher um canil.
 
 
Cães semelhantes ao Collie
 
Pastor Australiano
Bearded Collie
Pastor Belga
Border Terrier
Bouvier de Flandres
Briard
Cão de Canaã
Australian Cattle Dog
 

Tudo Sobre Cachorros

wp user thumbnail

Portal sobre cães com dicas, curiosidades, saúde, adestramento, raças e tudo que diz respeito ao mundo canino.

Conheça o nosso curso

ÚLTIMOS ARTIGOS