InícioFases da vidaFilhotes de cachorroComo preparar a casa para a chegada de um cachorro

Como preparar a casa para a chegada de um cachorro

A vinda de um novo cachorro, seja filhote ou adulto, é sempre celebrada com muita festa e também com muita ansiedade. Afinal, é uma vida nova que chega à casa, tal como a chegada de uma criança à família. Por essa razão, fazer os preparativos e se atentar a certos detalhes são de suma importância para o bom acolhimento do cão e para o bom desenvolvimento do relacionamento vindouro.

Seja um cão filhotinho ou já idoso, a necessidade de preparar o ambiente é a mesma. A diferença ficará por conta do tempo de adaptação e também pelas exigências particulares de cada cão: os mais novos possuem muita energia para gastar, ao contrário dos mais velhos, por exemplo. De certo, é que todos precisam de um canto aconchegante para chamar de seu.

Uma cama confortável em um espaço quente e tranquilo da casa é a primeira coisa a ser estabelecida, e que seja principalmente longe do local onde são feitas suas necessidades. Por perto, somente os brinquedos e os potinhos de comida e água. É importante se certificar de que nada que ofereça perigo fique exposto, como fios elétricos, objetos cortantes ou pontiagudos, ou mesmo objetos altos que o cão possa vir a puxar e se machucar.

Para evitar prejuízos, é importante manter itens como tênis e roupas em locais fora do alcance dos mais novos. Os dentes em crescimento fazem a gengiva coçar e o alívio só vem por meio da roeção e mordedura. Os mais novos sentem muita fome também e podem ingerir praticamente qualquer coisa. Por esse motivo, plantas também devem ficar à distância, pois algumas são potencialmente venenosas.

Quanto à comida, esta também varia com a idade do pet. Os mais velhos podem estar acostumados à ração seca ou mesmo à alimentação mais natural. É necessário entender essa dinâmica e se caso for preciso mudá-la, que seja aos poucos. Já os mais novos podem estar vindo de um desmame recente. Neste caso, oferecer a ração amolecida com um pouco de água é um bom método para que se alimentem.

preparar casa chegada cachorro
Temos um artigo muito legal sobre o que esperar nos primeiros 30 dias do cachorro em casa.

Importante atentar-se que a ração deve ser adequada à idade do animal. É imprescindível que o pote de água esteja sempre abastecido, pois a ração seca dá bastante sede. Apenas o comedouro que não deve estar sempre cheio, devendo ser respeitados as quantidades diárias e os horários estabelecidos.

É sempre importante que haja um acompanhamento veterinário periódico e que todas as vacinas sejam providenciadas. Somente 21 dias depois da última dose da vacina é que seu cachorro poderá passear na rua ou tomar banho na petshop. Além disso, os mais novos trocam dentes por volta do quinto ou sexto mês de vida, e a vistoria de um profissional colaborará para que não haja nenhum prejuízo para a mordedura caso os dentes de leite não caiam por completo.

No mais, os cães adoram brincar e os brinquedos devem ser oferecidos à vontade, desde que condizentes com sua idade. É possível encontrá-los em páginas de marketplace, assim como tapetes higiênicos, coleiras e caminhas, mesmo para aqueles que adoram dormir na cama juntos dos donos.

Tudo Sobre Cachorros

wp user thumbnail

Portal sobre cães com dicas, curiosidades, saúde, adestramento, raças e tudo que diz respeito ao mundo canino.

Conheça o nosso curso

ÚLTIMOS ARTIGOS