InícioGuia de RaçasPastor Australiano

Pastor Australiano

Como todo cão pastor, o Pastor Australiano precisa de muito espaço e exercício. O ideal é que viva em uma casa com quintal ou em um sítio com espaço para correr.
 
Família: pastoreio, pecuária
Grupo do AKC: Pastores
Área de origem: Estados Unidos
Função Original: criação de gado
Tamanho médio do macho: Alt: 50-28 cm, Peso: 22-29 kg
Tamanho médio da fêmea: Alt: 45-53 cm, Peso: 18-20 kg
Outros nomes: nenhum
Posição no ranking de inteligência: 42ª posição
Padrão da raça: confira aqui
 
 

Energia f5
Gosto por brincadeiras f6
Amizade com outros cães f4
Amizade com estranhos f3
Amizade com outros animais f4
Proteção f5
Tolerância ao calor f4
Tolerância ao frio f4
Necessidade de exercício f6
Apego ao dono f5
Facilidade de treinamento f6
Guarda f6
Cuidados com a higiene do cão f4

 
 

Origem e história da raça

 
PetloveO Pastor Australiano não é realmente uma raça australiana, mas chegou à América via Austrália. Uma teoria muito popular sobre a origem da raça vem do início de 1800, quando o povo basco da Europa se estabeleceu na Austrália, trazendo com eles suas ovelhas e seus cães pastores. Pouco tempo depois, muitos desses pastores se mudaram para o oeste dos Estados Unidos com seus cachorros e suas ovelhas. Naturalmente, os pastores americanos apelidaram esses cães de Pastores Australianos, em função de seu endereço anterior. As áreas difíceis da Austrália e do oeste americano exigiam muito mais desses cães do que eles enfrentavam na Europa. Uma série de cruzamentos e seleções rigorosas foi aprimorando suas habilidades para o trabalho, e o cão basco logo se adaptou e se superou sob aquelas condições tão difíceis. Essa raça permaneceu discreta até os anos 50, quando foi apresentada em shows em rodeios e participou de filmes. Muitos desses cães podem ser encontrados com pedigrees Aussies. O primeiro Aussie foi registrado pelo International English Shepherd Registry, hoje conhecido como National Stock Dog Registry. Em 1957, foi formado o Australian Shepherd Club of América que acabou se tornando o maior registro de Aussie da América. Muitos membros do Australian Shepherd Club achavam que o AKC não daria o reconhecimento oficial para a raça, por isso criaram o United States Australian Shepherd Association. O AKC reconheceu o Pastor Australiano em 1993. A popularidade da raça segundo as estatísticas do AKC subestima sua popularidade como animal de estimação porque grande quantidade de pastores australianos não está registrados no AKC. O Pastor Australiano está entre as raças mais versáteis, se destacando em obediência, pastoreio e em competição de agilidade. O Aussie também é perito em trabalhar com gado. Na verdade, alguns acham que seu estilo é até mais apropriado para o trabalho com gado bovino do que com ovelhas.
 
 

Temperamento do Pastor Australiano

 
pastor australianoO Pastor Australiano é altamente resistente, é amoroso, corajoso, alerta, confiante, independente, inteligente e atencioso. Se ele não puder se exercitar ou ser desafiado, ele se fica frustrado e muito difícil de conviver. Com exercícios apropriados e treinamento, ele é leal, profundamente devotado e um companheiro obediente. Ele é tímido com estranhos e tem instinto protetor. Pode tentar “pastorear” crianças e animais pequenos mordiscando.
 
 

Como cuidar de um Pastor Australiano

 
Essa raça precisa de muita atividade física todos os dias, de preferência combinando desafios físicos e mentais. Apesar de poder viver ao ar livre em climas temperados, o contato humano é tão vital para essa raça que ele não se adapta vivendo no quintal. Seu pelo precisa ser escovado ou penteado de uma a duas vezes por semana.
 

Produtos para seu cachorro

Use o cupom BOASVINDAS e tenha 10% de desconto na primeira compra!


 

Saúde do Pastor Australiano

 
Principais Preocupações: catarata, CEA
Preocupações Menores: displasia de quadril dermatite solar nasal, síndrome de Pelger-Huet, colobomas da íris
Vistos Ocasionalmente: Síndrome lombar sacral, epilepsia, Atrofia Progressiva da Retina, vWD,distiquíase, PDA, PPM
Exames sugeridos: quadril, olhos
Expectativa de vida: 12-15 anos
Observações: Essa raça costuma ser sensível a ivermectina. Porém, a dosagem para prevenção da dirofilariose é considerada segura. Os cruzamentos entre dois cães merle podem gerar descendentes merles homozigotos, o que é prejudicial à saúde, resultando normalmente em surdez e cegueira. Cruzamentos naturais entre raças bobtail podem gerar filhotes com graves defeitos na coluna vertebral.
 
 

Preço do Pastor Australiano

 
Você quer comprar? Saiba quanto custa um filhote de Pastor Australiano. O valor do Pastor Australiano depende da qualidade dos pais, avós e bisavós da ninhada (se são campeões nacionais, internacionais etc). Pra saber quanto custa um filhote de todas as raças, veja nossa tabela de preços aqui: preço de filhotes de cachorro. Veja aqui porque você não deve comprar um cachorro em classificados na internet ou em petshops. Veja aqui como escolher um canil.
 
 
Cães semelhantes ao Pastor Australiano
 
Australian Cattle Dog
Bearded Collie
Pastor Belga
Border Terrier
Bouvier de Flandres
Briard
Cão de Canaã
Collie
 

Tudo Sobre Cachorros

wp user thumbnail

Portal sobre cães com dicas, curiosidades, saúde, adestramento, raças e tudo que diz respeito ao mundo canino.

Conheça o nosso curso

ÚLTIMOS ARTIGOS