Use o cupom CEC2024 pra ganhar desconto em qualquer curso da escola!

HomeRaçasRaças que precisam usar focinheira

Raças que precisam usar focinheira

Infelizmente é lei no Brasil que algumas raças usem focinheira para andar na rua. Isso porque essas raças tem um potencial destrutivo grande e ao longo do tempo foram criadas de maneira errada por pessoas irresponsáveis, o que fez com que elas adquirissem a fama de perigosas.
 
Se você tem ou está pensando em ter uma dessas raças, já ensine seu cachorro a aceitar a focinheira desde filhotinho, para que esse não seja um objeto de castigo ou tortura, mas sim algo que é necessário usar. Lembre-se que apesar de tirar um pouco da liberdade do cão, a focinheira se bem escolhida não causa dor.
 
Clique aqui e veja um modelo que pode ser interessante.
 
 
No vídeo abaixo o terapeuta de cães Bruno Leite fala sobre raça x agressividade:


 
 
A lei varia por estado. Veja o que diz a lei nos principais:
 
São Paulo
De acordo com a Lei nº11.531, de 11 de novembro de 2003, a condução de cães das raças Mastim Napolitano, Pit Bull, Rottweiller, American Stafforshire Terrier e raças derivadas ou variações que vão passear em centros de compras ou demais locais fechados, porém de acesso público, eventos, passeatas ou concentrações públicas devem usar coleira, guia curta de condução (máximo de 2 metros de comprimento), enforcador e focinheira.
 
Rio de Janeiro
No estado o uso do item de segurança está presente na Lei nº 4.597, de 16 de setembro de 2005. Todo animal feroz de pequeno, médio e grande porte que coloca em risco a integridade do cidadão, principalmente os das raças Pit Bull, Fila, Dobermann e Rotweiller, só podem circular por locais públicos, em que haja concentração de pessoas, tais como ruas, praças, e parques públicos, e nas proximidades de hospitais, ambulatórios e unidades de ensino públicos e particulares devem usar guias com enforcador e focinheira e estar acompanhados de maiores de 18 anos.
 
As regras podem mudar para cães de assistência e cães guia, de acordo com a lei Nº 7893, de março de 2018.
 
Minas Gerais
A Lei nº 16.301, de 7 de agosto de 2006, decreta que no estado de Minas Gerais os cães das raças Pit Bull , Dobermann, Rottweiler e outros de porte físico e força semelhantes com mais de 120 dias de vida devem utilizar equipamentos de contenção, na condução em via pública e no transporte do animal, sobretudo aqueles que os impeçam de efetuar ataques e desferir mordidas, o que inclui a focinheira.
 
Santa Catarina
O governo de Santa Catarina, por meio da Lei Nº 14.204, de novembro de 2007, determina que os cães da raça Pit Bull ou semelhantes só podem circular em locais públicos com concentração de pessoas conduzidos por maiores de dezoito anos por meio de guias com enforcador e focinheira próprios para a tipologia de cada animal.
 
Pernambuco
De acordo com a Lei Nº 12.469, de novembro de 2003, no âmbito do estado de Pernambuco, cães das raças Pitt Bull e Rottweiler, inclusive produtos de cruzamento delas, só podem ser conduzidos mediante utilização de gaiolas metálicas e de equipamentos de contenção, como guias curtas, coleiras com enforcadores e focinheiras.
 
Recintos fechados como clubes e canis próprios para adestramento, exposição e competições de cães ficam fora da lei.
 
Rio Grande do Norte
A Lei Nº 9.077 de dezembro de 2009 determina que no estado do Maranhão cães da raça Pit Bull, bem como das raças que resultem de seu cruzamento, devem ser conduzidos por maiores de 18 (dezoito) anos, que deverão estar portando, obrigatoriamente, carteira de identidade, registro do animal junto ao órgão municipal e carteira de vacina do mesmo, devendo o animal estar portando guia com enforcador e focinheira .
 
Os tutores que descumprirem as leis podem ser multados, o valor também varia de acordo com o estado.

focinheira-lei
 

Conheça nossos cursos

Cuide melhor do seu cão
e resolva seus problemas

Meu Cachorro Equilibrado

Aprenda a cuidar do seu cachorro da maneira certa.

Vivendo Sem Latidos

Ensine seu cachorro a parar de latir em excesso.

Sozinho Sem Sofrimento

Acabe de vez com a Ansiedade de Separação.

Comandos Essenciais

Melhore a comunicação entre vocês.

Primeiros Socorros para Cães e Gatos

Aprenda a salvar vida do seu cão.

Xixi e Cocô no Lugar Certo

Necessidades no lugar certo sempre!

Receba nossas novidades

Receba nossas novidades

Mais artigos: