Tudo sobre a raça Australian Cattle Dog (Boiadeiro Australiano)

Australian Cattle Dog (Boiadeiro Australiano)

Escrito por: Tudo Sobre Cachorros Atualizado em 05/05/2016

O Australian Cattle Dog é super inteligente e fiel ao dono. Muitos são apaixonados por essa raça que necessita de bastante exercício para ser feliz. Uma forma popular de chamar a raça é Blue Heeler, que na verdade é uma das cores de sua pelagem.
 
Família: pastoreio, pecuária
Grupo do AKC: Pastores
Área de origem: Austrália
Função Original: criação de gado
Tamanho médio do macho: Alt: 45-50 cm, Peso: 15-20 kg
Tamanho médio da fêmea: Alt: 43-48 cm, Peso: 15-20 kg
Outros nomes: Queensland heeler, blue/red heeler
Posição no ranking de inteligência: 10ª posição
Padrão da raça: confira aqui
 
 

Energia
Gosto por brincadeiras
Amizade com outros cães
Amizade com estranhos
Amizade com outros animais
Proteção
Tolerância ao calor
Tolerância ao frio
Necessidade de exercício
Apego ao dono
Facilidade de treinamento
Guarda
Cuidados com a higiene do cão

 
 

Origem e história da raça

 
Anúncio canilNos primeiros anos de 1800, grandes áreas de terra na Austrália ficaram disponíveis para criação de gado bovino. O gado criado nessas terras tinha se tornado tão selvagem e rebelde que as raças européias tradicionais que tinham sido úteis na domesticação de gado, não servia mais para esse trabalho. Era necessário um cão que suportasse percorrer longas distâncias por um terreno difícil sob o calor e controlasse o gado sem latir (o que só servia para deixar o gado ainda mais selvagem). Em 1840, um homem chamado Hall cruzou alguns Blue Smooth Highland Collies com os Dingos produzindo uma linhagem conhecida como Heelers. Um macho especialmente importante foi um cachorro chamado Bentleydog, considerado o responsável pela mancha branca encontrada na cabeça dos Australian Cattle Dogs de hoje. Outros criadores cruzaram seus Heelers com outras raças, incluindo o Bull Terrier, o Dálmata e mais tarde o Kelpie preto-castanho, uma raça de cães de pastoreio de ovelhas. O resultado foi um cão com os instintos de pastoreio do Collie e do Kelpie; a resistência e o estilo tranquilo do Dingo; e o bom senso e o instinto protetor do Dálmata, todo com um estilo de pelo padronizado. Na medida em que os cães se tornaram vitais para a indústria do gado de Queensland, eles ganharam o nome de Queensland Blue Heeler. Mais tarde ficaram conhecidos como Australian Heeler, e finalmente Australian Cattle Dog. Em 1897 foi criado um padrão para a raça com ênfase nos seus traços Dingo. O Australian Cattle Dog demorou para chegar à América, talvez por sua semelhança com as raças pastoras já estabelecidas. Quando teve chance, ele mostrou seu valor e foi muito bem aceito como pastor e como animal de estimação. O AKC reconheceu a raça em 1980, e desde então se tornou um cão de exposição muito capaz, sem perder suas funções principais.
 
 

Temperamento do Australian Cattle Dog

 
Australian Cattle Dog - Boiadeiro AustralianoInteligente, resistente, independente, obstinado, enérgico e incansável: esses são os traços principais para um pastor de gado e são os traços do Australian Cattle Dog. Esse cão precisa de uma ocupação ou ele irá arrumar algo pra fazer sozinho. Recebendo desafios mentais e exercício físico pesado todos os dias, ele é um dos cães mais obedientes e um companheiro de aventuras exemplar. Ele tende a mordiscar os calcanhares de crianças que estiverem correndo.
 
 

Como cuidar de um Australian Cattle Dog

 
O Australian Cattle Dog foi criado para ser ativo e incansável. Ele precisa de muita atividade física e mental, bem mais do que um simples passeio de coleira. Uma boa corrida ou um longo treino, juntamente com aulas de obediência e outro desafios intelectuais, são essencias todos os dias. O Australian Cattle Dog fica mais feliz quando tem algum trabalho pra fazer. O Australian Cattle Dog precisa ser escovado ou penteado toda semana para remover pelos mortos.
 

australian cattle dog blue heeler

Filhotinho de Australian Cattle Dog na cor Blue Heeler


 
 

Saúde do Australian Cattle Dog

 
Principais Preocupações: displasia de quadril, OCD, surdez, Atrofia Progressiva da Retina
Preocupações Menores: nenhuma
Vistos Ocasionalmente: catarata, luxação do cristalino, PPM, vWD
Exames sugeridos: quadril, audição, olhos
Expectativa de vida: 10-13 anos
 
 

Preço do Australian Cattle Dog (Boiadeiro Australiano)

 
Quanto custa um Australian Cattle Dog (Boiadeiro Australiano). O valor do Australian Cattle Dog (Boiadeiro Australiano) depende da qualidade dos pais, avós e bisavós da ninhada (se são campeões nacionais, internacionais etc). Pra saber quanto custa um filhote de todas as raças, veja nossa tabela de preços aqui: preço de filhotes de cachorro. Veja aqui porque você não deve comprar um cachorro em classificados na internet ou em petshops. Veja aqui como escolher um canil.
 
 

Cães semelhantes ao Australian Cattle Dog

 
Pastor Australiano
Bearded Collie
Pastor Belga Malinois
Pastor Belga
Pastor Belga Tervuren
Border Terrier
Bouvier de Flandres
Briard
Cão de Canaã
Collie
 
 

Fotos de Australian Cattle Dog

 
Veja fotos de filhotes de Australian Cattle Dog e de cães adultos.
 
[envira-gallery id=”10930″]
 

Snapchat Tudo Sobre CachorrosInstagram Tudo Sobre Cachorros

Ganhe um Calendário 2016

Assine GRÁTIS a Newsletter, receba os artigos no seu e-mail e ganhe um lindo Calendário 2016 pra você baixar e imprimir!

Mãe de cachorro?

Junte-se a nós!

Cadastre-se para conhecer a DogHero, serviço de hospedagem para cães, e receba toda semana novidades do mundo canino.