InícioRaças10 raças com mais energia

10 raças com mais energia

Na hora de adquirir um cão, pesquisamos inúmeras raças para encontrarmos aquela que mais se adapta ao nosso estilo de vida. Para facilitar para vocês, separamos aqui as raças/grupos que são mais cheias de energia. Lembrando que a agitação de uma raça e seu nível de energia podem ser coisas diferentes. Um Golden Retriever, por exemplo, pode parecer mais calmo que um Buldogue Francês no dia-a-dia, mas precisa de muito mais exercício pra suprir suas necessidades diárias, diferente de um Buldogue, que com 15 minutos já está cansado. Ou seja, esses grupos e raças abaixo são de cães que tem elevado nível de energia e por isso precisam de tutores ativos e dispostos a proporcionar a quantidade ideal de exercício para esses cães.
 
Veja aqui as raças mais calmas (com menos energia).
 
Posso ter essas raças em apartamento?
Depende. Algumas você consegue ter em apartamento se tiver uma boa varanda e se propuser a passear com o cão no MÍNIMO duas vezes por dia. Outras, como o caso do Border Collie, esqueça. Colocar um exemplar dessa raça em um local sem jardim/quintal/terreno livre é sentenciá-lo a uma vida frustrada e infeliz.
 
Veja as raças MENOS indicadas para apartamento:


 
Conheça a diferença dos grupos de raças para saber as necessidades de cada grupo e veja abaixo quais são as raças mais agitadas:
 
RETRIEVERS
LabradorO Labrador e o Golden Retriever são bem agitados, embora os Labradores sejam ainda mais enérgicos que seus semelhantes Goldens. Esses cães costumam ir buscar tudo que lhes for jogado e se não tiverem a quantidade ideal de exercício por dia, podem desenvolver sérios problemas comportamentais, pois irá focar a energia acumulada em outras coisas, como por exemplo, destruir toda a sua mobília.
 
PASTORES
PastoresOs cães pastores foram criados para aguentarem uma grande quantidade de exercício físico, correndo pelas fazendas e sítios fazendo o pastoreio, levando o gado e ovelhas para onde fosse necessário. Embora nem todos os cães pastores sejam extremamente cheios de energia, o Border Collie, o Pastor Australiano e o Pastor Alemão são de longe os mais agitados. Sem dúvida o top 1 das raças mais agitadas vai para o Border Collie.
 
TERRIERS
American Staffordshire TerrierOs terriers foram feitos para combater pestes, como ratos. Como resultado, eles tem um incrível instinto para perseguir coisas. Alguns terriers maiores foram criados para caçar búfalos e leões. A maioria dos terriers tem bastante energia, mas o American Staffordshire Terrier e o Pit Bull são especialmente enérgicos pela sua incrível resistência. Esses cães tem fama de serem agressivos, mas a maioria dos estudiosos afirmam que eles ficam agressivos por conta de uma má sociabilização e falta de exercícios na quantidade adequada. Veja mais no artigo: “Agressividade depende da raça?“. Outro terrier bastante agitado e que, apesar de pequeno, precisa de muito exercício físico diariamente é o Jack Russel Terrier.
 
CÃES DE CAÇA
BasenjiOs cães de caça precisam de corridas frequentes e muito estímulo mental. Os cães mais agitados desse grupo são o Basenji e o Whippet. Ambos podem começar a perseguir crianças e objetos se não forem exercitados suficientemente.
 
 

10 raças mais agitadas

 
Resumindo, temos então as raças mais agitadas (com muita energia, que precisam de muito exercício físico e mental diários), não colocadas em ordem:
 
Labrador
Golden Retriever
Border Collie
Pastor Australiano
Pastor Alemão
American Staffordshire Terrier
Pit Bull
Jack Russel Terrier
Basenji
Whippet
 
 
Veja mais:
As principais diferenças entre os grupos de raças
As melhores raças para crianças
Os melhores cães de guarda
As raças mais inteligentes
Agressividade depende da raça?
 
racas com mais energia

Tudo Sobre Cachorros

wp user thumbnail

Portal sobre cães com dicas, curiosidades, saúde, adestramento, raças e tudo que diz respeito ao mundo canino.

Conheça o nosso curso

ÚLTIMOS ARTIGOS