InícioRaçasMelhores raças para crianças

Melhores raças para crianças

Inserir uma nova pessoa ou um cão em uma casa é o tipo de decisão que irá mudar sua vida para sempre. Escolher o cão certo pra sua família é de suma importância para a segurança e a felicidade tanto do cachorro quanto das crianças!
 
Comece sua decisão respondendo essas perguntas importantes com cuidado e sinceridade:
 
Que tipo de vida você leva? Você mora em casa ou apartamento? Você mora no campo ou na cidade? Sua família é ativa ou mais caseira? Por quê você quer um cachorro – pra fazer companhia, pra ser seu parceiro em atividades, para seu um cão de terapia ou para brincar? Você tem alergia a cães? E se seus futuros filhos e netos tiverem? Você está disposto a cuidar do pelo do cão com frequência? Você tem mania de limpeza e organização e está super preocupado com a bagunça que um cão vai fazer?
 
Escrevemos dois artigos para ajudar você a tomar a decisão de ter um cachorro:
20 motivos de você NÃO TER um cachorro
20 razões para TER um cachorro
 
Agora que você já tomou essa decisão tão importante, vamos descobrir quais são as raças ideais para quem tem criança em casa ou pretende ter nos próximos 10, 15 anos.
 

melhores-racas-cachorro-criancas
O melhor cachorro pra criança é aquele que é dócil e não fica estressado com barulhos e movimentos.

Cachorro para criança: quais são as melhores raças

 
Um bom cachorro para criança tem um temperamento tranquilo, é dócil e se adapta bem à casas com bastante movimento. As raças mais indicadas para crianças pequenas são Labrador, Golden Retriever, Beagle e Collie. Esses são os cães mais populares. O Bulldog Francês é ótimo para crianças maiores, pois eles podem ser um pouco brutos em suas brincadeiras. O Cavalier King Charles Spaniel é tranquilo, dócil e companheiro, mas demanda bastante atenção, então a família tem que estar consciente de que terá que dar atenção ao cão tanto quanto pra criança.
 
Mas, escolher a “melhor raça para crianças” pode ser tão difícil quanto recomendar “a melhor cor de cabelo para uma garçonete”. Por quê? Porque assim como as garçonetes, cães são indivíduos únicos. A raça não é uma lei universal, assim como a cor do cabelo de uma garçonete também não é.
 
Pesquise algumas raças que interessem você. Qual o propósito de determinada raça? Você tem tempo para se dedicar a um Pastor Alemão, que foi criado para passar longos dias trabalhando com seus tutores? Você pode proporcionar atividade suficiente a um Border Collie, que foi feito para ser um cão pastor e tem muita energia?
 
Você pode começar pesquisando a raça pelo porte. Veja o nosso guia:
Raças de cães de porte pequeno
Raças de cães de porte médio
Raças de cães de porte grande
 
Em algum lugar do mundo existe um Chow Chow que é super dócil com estranhos e um Jack Russel que vive no sofá, mas essas são exceções. Converse com tutores e criadores das raças que você está pensando, pra saber exatamente como é o temperamento normal desses cães. Sempre existem exceções, mas confie na maioria.
 
É melhor você pensar na “melhor personalidade de um cão para crianças” do que na “melhor raça de um cão para crianças”. Se você prestar atenção na personalidade, e não na raça, pode encontrar um vira-lata maravilhoso pra adoção, que será ótimo para crianças.

Cães são confiáveis perto de crianças?

 
A melhor maneira de saber se um cão é confiável perto de crianças é saber se ele foi socializado corretamente ao longo de sua vida. Filhotes que foram bem sociabilizados com crianças se tornam cães mais confiáveis no futuro, pois, é claro, já estão acostumados e não irão estranhar os comportamentos típicos de crianças, como apertar, puxar, brincar brutamente, gritar perto do cão etc.
 
Cuidado: criar um filhote e um bebê simultaneamente pode ser muito cansativo até para a família mais ativa. Pense duas vezes antes de levar um filhote pra casa quando já existe um bebê, que precisa de tanto cuidado e atenção quanto.
 
Adotar um cão adulto pode ser uma ótima solução para muitas famílias. Seu histórico social pode ser desconhecido, então você vai precisar de um cão que já seja amigável com crianças: repare seu comportamento perto de crianças, como expressão calma e alegre, cauda balançando, corpo querendo brincar ou tranquilo. Procure um cão que seja gentil e que seja principalmente tolerante com crianças.
 
Perceba sinais de estresse no cão, como bocejar, lamber os lábios, recuar, olhar para os lados ou urinar (sinal de que está nervoso ou marcando o território). Essas atitudes mostram que o cachorro não está confortável na presença de crianças. Um cão que irá conviver com bebês até 2 anos precisa ser também muito tranquilo em relação a barulhos estranhos e toques mais brutos.
 
Veja aqui dicas para uma melhor convivência com crianças.
 

Nunca deixe crianças e cães sozinhos

 
Não importa como seu cão é socializado ou como sua criança é comportada. Cães e crianças pequenas nunca devem ser deixados sozinhos, por qualquer período de tempo sem a supervisão de um adulto. Praticamente todos os casos de mordidas de cães em crianças pequenas são resultado de supervisão inadequada, mesmo sendo “só por um minuto”. Essas fatalidades poderiam ser prevenidas se os cães e as crianças fossem monitorados o tempo todo enquanto estivessem juntos.
 
Você deve deixar o seu bebê ou sua criança a salvo do seu cão, e se cão a salvo das suas crianças. Se seu filho faz algo que o cão não goste, você tem a responsabilidade de lidar com a situação para que ambos fiquem em segurança. Dê ao cão um lugar seguro para ele escapar caso precise e junte os dois em atividades mais apropriadas, como brincadeiras. Nunca é aceitável deixar que crianças pequenas judiem de um cão, bata-o, esmague-o, morda-o ou qualquer ato de violência, mesmo que seja “sem querer”.
 
Sua casa e sua família serão um sucesso se você garantir que um trate o outro com afeto, amor, carinho e cuidado. Faça seu filho respeitar o cão, e seu cão respeitar seu filho. Assim você terá uma família harmoniosa e feliz.
 

Como educar e criar um cachorro perfeitamente

O melhor método pra você educar um cachorro é através da Criação Compreensiva. Seu cachorro vai ser:
 
Calmo
Comportado
Obediente
Sem ansiedade
Sem estresse
Sem frustração
Mais saudável
 
Você vai conseguir eliminar os problemas de comportamento do seu cachorro de uma forma empática, respeitosa e positiva:
 
– xixi fora do lugar
– lambedura de patas
– possessividade com objetos e pessoas
– ignorar comandos e regras
– latido excessivo
– e muito mais!
 
Clique aqui para conhecer esse método revolucionário que vai mudar a vida do seu cachorro (e a sua também).
 

Lista de raças de cães para crianças

Tudo Sobre Cachorros

wp user thumbnail

Portal sobre cães com dicas, curiosidades, saúde, adestramento, raças e tudo que diz respeito ao mundo canino.

Conheça o nosso curso

ÚLTIMOS ARTIGOS