InícioGuia de RaçasBuldogue Francês

Buldogue Francês

O Bulldog Francês é uma raça que encanta a todos, principalmente os fãs dos cachorros de cara amassada.
 
Veja aqui as 25 razões pra você não ter um Bulldog. Tome uma decisão consciente antes de decidir ter um exemplar desse.
 
País de origem: França
Ano: por volta de 1800
Função original: cão de colo
Função atual: cão de companhia
Pelagem: lisa, curta, macia e brilhante
Peso médio: 8kg a 14kg
Tamanho: aproximadamente 35cm
Expectativa de vida: 12 a 14 anos
Posição no ranking de inteligência: 58ª
Padrão da raça: confira aqui
 

História e Origem

 
MCE cupom VIMDOSITEO Buldogue Francês, também conhecido como Frenchie, é uma raça que deve sua existência a pelo menos três países: Inglaterra, França e EUA. A Inglaterra ajudou com a base da raça, que foi o antigo Buldogue. Criadores franceses transformaram esses pequenos Bulldogs em um tipo francês distinto, e criadores Americanos foram os primeiros a exigir as tão conhecidas orelhas de morcego.
 
Hoje, os Buldogues Franceses são excelentes cães de companhia, e um dos cães mais especiais que existe. Sua carinha engraçada e seu temperamento divertem as pessoas enormemente, então é difícil passear com um Frenchie sem chamar atenção.
 

Bulldog ou Buldogue?

 
Na verdade, ambos estão corretos. A palavra Bulldog é a forma de escrever em inglês (english bulldog, french bulldog) enquanto a palavra Buldogue é a maneira de escrever em português (buldogue inglês, buldogue francês).
 
Veja aqui tudo sobre o BULLDOG FRANCÊS:


 

Cores da pelagem do Buldogue Francês

 
A classificação das cores de Buldogues Franceses é objeto de estudo e de muitos debates de vários criadores no Brasil e no mundo. Infelizmente, o Padrão da Raça não é muito específico ao tratar de cores de pelagens e pode abrir margens às interpretações pessoais dos criadores. Veja aqui um artigo especial sobre cores permitidas e proibidas no Bulldog Francês.
 
bulldog francês cores
 
De modo simples, as cores de pelagem de um Bulldog Francês podem ser simplesmente descritas como fulvo, com uma variedade de marcações e tons possíveis. O fulvo pode variar de tom desde o vermelho vivo e intenso ao café-com-leite e o dourado claro quase creme. As outras diferenças são devidas a variações de marcações, que variam desde o tigrado (listras negras em grau variável de repetição e grossura, que preenchem o fundo fulvo), até o pied (várias marcações tigradas com fulvo em um fundo branco) e o fulvo com máscara negra (fulvo, em suas tonalidades diferentes, com uma máscara negra clássica em sua face e, às vezes em algumas linhagens, em seu dorso também). São infinitas variações de tipos de marcação, de padrão, tamanho e localização nesses parâmetros.
 
Algumas cores como o azul, o cinza, o preto com marrom, o marrom e o fígado, não são reconhecidas pelo Padrão da Raça e são motivos de desclassificação em exposições de estrutura e beleza. Pequenas pintas escuras em cães pied são chamadas de ticking e não são almejadas. Não há uma tradução adequada para a palavra “pied” em português. Os exemplares completamente brancos sem marcações são classificados dentro dos “pieds” para fins de exposições caninas; mas seus cílios e contorno dos olhos devem ser pretos assim como os dos outros Buldogues Franceses.
 


Boston Terrier x Bulldog Francês

 
Confira no vídeo abaixo nosso comparativo entre elas!


 

Vantagens e desvantagens do Buldogue Francês

 
Explicamos no vídeo abaixo todas as vantagens e desvantagens de você ter um frenchie!


 
 

Temperamento do Buldogue Francês

 
Bulldog FrancêsO temperamento do Buldogue Francês também confere um tom especial à raça, são cães normalmente alegres, companheiros, brincalhões e muito inteligentes. Como todas as raças de companhia, eles necessitam, acima de tudo, de contato constante com humanos. Suas necessidades de exercícios são mínimas e variam de cão para cão. Eles tem picos de energia durante o dia, mas em geral são cães tranquilos.
 
Sendo uma raça braquicefálica, é essencial que seus futuros tutores entendam que Buldogues Franceses não devem viver fora de casa. Seu sistema de respiração comprometido não os permitem regular suas temperaturas eficientemente. Além do mais, os Bulldogs Franceses são bem pesados e podem ter dificuldade em nadar. Sempre cuidado quando exercitar seu Buldogue Francês no calor.
 
O nível de energia de um Buldogue Francês pode variar de hiperativo e energético até a relaxado e calmo. Mas geralmente é comum que o filhote seja mais ativo até os 12 ou 18 meses, quando ele se torna efetivamente um adulto e começa a acalmar. A Pandora, por exemplo, é muito calma e tranquila. Na realidade ela é exceção, pois a maioria não é tão calma quanto ela.
 
O Buldogue Francês é uma raça essencialmente com sangue bull e sangue terrier. Portanto, não é nenhuma surpresa que os problemas podem surgir quando dois cães dessa raça se juntam, principalmente quando são do mesmo sexo. tutores que estão considerando adicionar um segundo cão à sua família são geralmente advertidos e aconselhados a escolherem cães de sexo oposto. Eles precisam ser socializados desde cedo pra se acostumarem com outros cães.
 
Com a família
Ele até escolhe um tutor preferido, mas é festeiro com todos da casa. Alguns adoram colo (mas a maioria não), carinho e demonstrações de afeto em geral. Não perde uma oportunidade de se aproximar para ganhar um cafuné. Recebe as pessoas com alegria e, se não for desestimulado desde cedo, com muitas lambidas de amor. Também é de seguir os tutores pela casa, oferecendo companhia em tempo integral. O Bulldog Francês é uma sombra.
 
Com pessoas estranhas
Salvo Buldogues que crescem enclausurados e afastados do convívio social, o que não é nada indicado, os cães da raça são simpatia pura com todo mundo. Podem dar três ou quatro latidos para avisar que as visitas chegaram, mas nada que represente hostilidade. Pelo contrário. Já recepcionam os visitantes abanando a cauda, que, aliás, de tão curta, ocasiona um típico rebolado geral na região posterior. Também pede carinho aos convidados e, volta e meia, os chama para brincar, levando seus brinquedos até eles.
 
Se ele crescer longe do convívio com a garotada, pode se assustar quando for apresentando à típica energia ruidosa dos baixinhos humanos. Sua tendência, contudo, é manifestar seu receio procurando um recanto escondido e não se mostrando agressivo. Já exemplares acostumados com crianças tendem a ser tolerantes com elas e receptivos às suas brincadeiras. Vale lembrar que o Buldogue Francês, por ser pequeno, pode sair machucado se a folia passar dos limites. Por isso, supervisione a relação caso os pimpolhos sejam muito pequenos ou estejam muito agitados.
 
bulldog-frances-gatoCom outros cães e animais
Nem sempre o convívio entre exemplares machos – seja dois Buldogues ou um Buldogue e um cão de outra raça – funciona. Há vários relatos de conflito. Já entre fêmeas, embora haja exceções, o convívio tende a ser pacífico. E com outros animais, desde que o Buldogue tenha crescido com eles, o dia-a-dia é promessa de paz e união. De forma geral, no entanto, os exemplares da raça tendem a aceitar os bichos com os quais convivem e não os desconhecidos. Por isso, se a idéia é introduzir um novo colega do reino animal no território de um Buldogue adulto, recomenda-se um período de adaptação devidamente supervisionado. A castração é uma boa solução, pois normalmente os machos disputam território e com a castração isso tende a acabar, embora não seja garantido. Se você socializar seu cão desde filhote em parques e cachorródromos, e castrá-lo ainda filhote, ele provavelmente vai se dar bem com todos os animais.
 



 
O Buldogue Francês late muito?
Discreto por natureza, o Buldogue Francês late pouco e, quando o faz, é em tom rouco e baixo. Só se manifesta com latidos quando chegam visitas ou diante de acontecimentos que fujam da rotina. Mesmo assim, histeria não é com ele. Dá o seu aviso e logo se aquieta novamente.
 
Destrutividade
Os cães que tem “bull” no nome costumam ser bastante destrutivos, pois foram “feitos” para usarem a boca em suas atividades (brigas com búfalos). Eles tem uma ansiedade por mastigar maior que outras raças. Alguns Bulldogs comem até parede. É importante educar desde cedo o filhote para que ele não pegue coisas que não deve. Os casos de exemplares destruidores estão associados a tutores significativamente ausentes e a ambientes desestimulantes, sem brinquedos nem qualquer tipo de atração para os cães.
 
Obediência
bulldog-frances-filhoteEle não é dos mais obedientes, mas as teimosias da raça não costumam se transformar em problemas de convívio. No conhecido ranking de obediência canina publicado no livro A Inteligência dos Cães, do psicólogo Stanley Coren, o Buldogue Francês obteve a 58a colocação entre as 79 estabelecidas. A avaliação do resultado detalha: os exemplares da raça tendem a repetir um mesmo exercício de adestramento por mais de 25 vezes até que demonstrem compreendê-lo. E geralmente só o assimilam totalmente após expostos a ele de 40 a 80 vezes. No dia-a-dia, contudo, quando a questão principal é seguir as normas domésticas e respeitar as vontades dos tutores, o estilo desobediente exige apenas uma dose extra de paciência dos familiares para repetir duas ou três vezes alguns dos chamados e das ordens que o Buldogue insistir em ignorar. Na verdade não é que o Bulldog seja “burro”, mas ele é teimoso e dominante. Ele desafia os tutores e tenta fazer as coisas do jeito dele sempre. Pulso firme é necessário pra adestrar.
 
O Buldogue Francês é muito agitado?
O Buldogue Francês é medianamente ativo. Gosta de brincar com pessoas, com outros cães e até sozinho. Também nunca dispensa convites para atividades mais enérgicas. O focinho achatado, no entanto, que interfere na respiração, impede que tenha grande resistência. Os tutores, por sua vez, devem evitar que ele extravase sua energia. Há relatos de exemplares que, por terem se agitado demais, acabaram com graves complicações cardiorespiratórias (inclusive morte). O lado sossegado da raça também se manifesta com freqüência. O Buldogue é daqueles que ficam horas assistindo à TV ao lado da família.
 
Inteligência
Ele se destaca quando o assunto é associar causa e efeito dos acontecimentos. É do tipo que sabe quando os tutores estão de saída só por vê-los se arrumando e que reconhece a hora do passeio porque alguém pegou a coleira. Também resolvem alguns probleminhas por conta própria. Como são calorentos, não é raro que, em dias quentes, virem a vasilha de água para deitar sobre o chão molhado ou mesmo que entrem nela para uma refrescada mais caprichada. Justamente por isso, os criadores experientes recomendam cautela. Há casos de exemplares que optaram por mergulhar nas piscinas da casa. Acabaram afogados por não conseguir sair delas. Bulldogs não sabem nadar, veja aqui porque.
O Buldogue é o 58º no ranking de inteligência.
 
 

Produtos essenciais para o seu cachorro

Use o cupom BOASVINDAS e tenha 10% de desconto na primeira compra!


 

Como cuidar de um Bulldog Francês

 
O Buldogue Francês também precisa de diversos cuidados especiais.
 
• Ele precisa estar sempre arejado e fresco, não podendo em hipótese alguma ficar com muito calor. A troca de calor é feita pelos cães através da salivação e do focinho, e como cães com a “cabeça achatada” tem um focinho muito curto, ficam prejudicados neste quesito. Saiba tudo sobre cães braquicefálicos e aprenda a cuidar bem do seu Buldogue Francês.
• Podem ter problemas de ouvido (Pandora sempre tem otite!)
• É bom estar atento às rugas da face, limpando-as com frequência. A limpeza pode ser feita com soro fisiológico e gaze. Tome cuidado para não deixar o local úmido. Seque bem.
• Precisam de pouco exercício. Se você notar que seu cão está cansado, pare. Uma caminhada curta de 15 minutos é o suficiente pra suprir suas necessidades.
• A maioria não consegue nadar. O melhor é não incentivá-lo. Buldogues não são cães ligados à água, como os retrievers, por exemplo.
• Não crie Buldogues no quintal. É uma raça que além de ser apegada ao dono, não lida bem com mudanças climáticas. É uma raça para viver em apartamento, confortavelmente, com temperatura amena e ao lado do seu dono.
• Buldogues Franceses roncam, como todo cão sem focinho. Esteja preparado para isso.
• Não é preciso tosá-los.
• Para as fêmeas parirem, é preciso fazer cesariana, pois a cabeça dos filhotes é muito larga para sair no parto natural.
• A cruza natural não é recomendada pois os machos podem se cansar demais e ter uma parada cardiorrespiratória.
 

Antes de comprar um filhote de Buldogue Francês

 
É extremamente apegado ao dono
Se você vai passar o dia todo fora e seu cachorro ficará sozinho, ele não é a raça ideal pra você. O Bulldog Francês é muito apegado ao tutor e não gosta de ficar sozinho (ou irá aprontar muito por causa do tédio)
 
Faz muita bagunça
Quem tem Bulldog Francês sabe: eles são doidos! À noite eles tem um pico de energia e saem correndo pela casa do nada. Eles amam brincar, adoram bolinha e são bastante brutos. Se você quer um cachorro delicado, o Bulldog não é pra você.
 
Não costuma se dar bem com outros cães
Os cães “bull” são cães originalmente de briga. Isso significa que a maioria não gosta de outros cães, e às vezes até toleram, mas é normal sair uma briga aqui outra ali. Os Bulldogs precisam ser socializados desde filhotes pra acostumarem com outros cães, porque depois de adulto fica muito mais difícil.
 
Não pode se cansar muito
Quem tem Bulldog sabe a preocupação que é quando eles se cansam demais. Alguns até desmaiam e há vários casos de morte por exaustão. Eles não tem focinho pra fazer a troca de calor e são cães muito pesados pra sua estatura. Tudo isso sobrecarrega o coração e eles podem ter uma parada cardíaca.
 
Não tolera calor
Acima de 25ºC já é quente pra um Bulldog. Eles sofrem facilmente de hipertermia e não é difícil ver um bulldog passando mal nas clínicas em dias quentes. O ideal é passear de manhã bem cedo ou à noite, nunca na hora mais quente (mesmo que não seja no asfalto, às vezes o que é fresco pra gente, é calor pra eles).
 

Como educar e criar um cachorro perfeitamente

O melhor método pra você educar um cachorro é através da Criação Compreensiva. Seu cachorro vai ser:
 
Calmo
Comportado
Obediente
Sem ansiedade
Sem estresse
Sem frustração
Mais saudável
 
Você vai conseguir eliminar os problemas de comportamento do seu cachorro de uma forma empática, respeitosa e positiva:
 
– xixi fora do lugar
– lambedura de patas
– possessividade com objetos e pessoas
– ignorar comandos e regras
– latido excessivo
– e muito mais!
 
Clique aqui para conhecer esse método revolucionário que vai mudar a vida do seu cachorro (e a sua também).
 

Preço do Buldogue Francês

 
Quanto custa um Buldogue Francês. O valor do Buldogue Francês depende da qualidade dos pais, avós e bisavós da ninhada (se são campeões nacionais, internacionais etc). Pra saber quanto custa um filhote de todas as raças, veja nossa tabela de preços aqui: preço de filhotes de cachorro. Veja aqui porque você não deve comprar um cachorro em classificados na internet ou em petshops. Veja aqui como escolher um canil.
 
 
Mas, se você quer apenas uma companhia e um amigo inseparável, e não se importa se seu cão é filho de campeão ou não, pode adquirir o seu filhote sem se preocupar se ele é filho de um cão vencedor de exposições. Note, porém, que mesmo assim é preciso procurar um criador sério e responsável, que se preocupa com seus cães, que faz exames frequentemente para evitar o cruzamento de cães doentes e que nõ abuse dos seus animais para fazer dinheiro. Nunca compre um cão em uma pet shop. Cães de pet shop tem a procedência duvidosa. Normalmente são pessoas sem nenhuma experiência, que compram uma raça cara para depois fazer dinheiro. Muitas vezes exploram seus cães, chegando até a fazer a fêmea parir toda vez que entra no cio, o que é uma irresponsabilidade e um abuso com as cadelas.
 
Por fim, comprando um Buldogue Francês como pet, você vai adquirir uma raça dentro do padrão (se comprar de um criador sério), com todas as características físicas e temperamentais, e pagar um preço bem mais barato do que em um filho de campeão.
 
Quer comprar? Saiba como escolher o filhote ideal pra você.
 
Raças semelhantes:
Boston Terrier
Buldogue Inglês
Pequinês
 
 

Fotos de Bulldog Francês

 
Veja fotos de filhotes de Bulldog Francês e de cães adultos.


 

Tudo Sobre Cachorros

wp user thumbnail

Portal sobre cães com dicas, curiosidades, saúde, adestramento, raças e tudo que diz respeito ao mundo canino.

Conheça o nosso curso

ÚLTIMOS ARTIGOS