Troca e queda de pelos em cães | Tudo Sobre Cachorros

Troca e queda de pelos em cães

Escrito por: Tudo Sobre Cachorros Atualizado em 13/06/2016

Muitas pessoas reclamam da queda de pelos em cachorros. Algumas pessoas pensam que os cães mais peludos soltam mais pelo, mas é aí que elas se enganam. Cães de pelo curto (que não precisam de tosa) perdem muito mais pelo dos que os cães de pelo longo. Por exemplo: Pinscher, Whippet, Beagle, Fox Paulistinha, Weimaraner, Pointer, Pug, Labrador, Bulldog Francês, Bulldog Inglês entre outras raças soltam muito mais pelo. Quem tem essas raças em casa tem a visão clara de que sim, eles perdem bastante pelo normalmente.
 
As raças de cães com o pelo médio e com sub pelo denso também costumam soltar bastante pelo. Por exemplo: Pastor Alemão, Husky Siberano, Chow Chow, Akita e Samoieda.
 
As raças que menos soltam pelos pela casa são aquelas com pelo longo e que precisam de tosa, pois os pelos tem crescimento contínuo (não param de crescer). troca de pelosSão elas: Poodle, Maltês, Yorkshire, Lhasa Apso, Shih Tzu, Bichon Frisé. Eles praticamente não soltam pelo em nenhuma época do ano.
 
Confira o vídeo com a veterinária dermatologista Michelle Camargo explicando sobre a queda de pelos:


 
Normalmente, todas as raças fazem duas trocas por ano, que acontecem na primavera e no outono. Na primavera porque o pelo é substituído por um pelo mais fino para o verão. E no outono é um pelo mais grosso, para se preparar para o inverno. Como vivemos no Brasil e as estações do ano não são muito definidas, os cães acabam perdendo pelo o ano todo, mas tem uma maior intensidade em abril/maio e setembro/outubro.
 
Nas trocas de pelo normais do ano, como falamos acima, o pelo não tem falhas, o animal não se coça e não há feridas na pele. O pelo velho vai caindo e o novo vai nascendo ao mesmo tempo, por isso não vemos nenhuma falha na pelagem do cachorro.
 
Veja aqui as raças que mais soltam pelo e as que menos soltam pelo:

 

Causas pra queda de pelos

 

queda de pelos

Queda de pelos generalizada

Outras causas para a queda de pelos em excesso são: estresse, doença sistêmica, desnutrição ou dieta inadequada, alergias de contato, infecções de pele por parasitas (pulgas e carrapatos), infecções bacterianas, sarnas e fungos.
 
Nesses casos, o cachorro vai ter falhas no pelo de forma localizada ou generalizada.
 
 

Como resolver a queda de pelos

 
Quando é a troca normal sazonal, vale dar um banho semanal no cachorro e escová-lo todos os dias, assim você agiliza a troca de pelos e o tempo que isso vai levar.
 
Se o cachorro apresentar falhas localizadas ou generalizadas, procure um veterinário, pois pode ser alguma coisa séria que precisa ser tratada.
 
 

Doenças que podem influenciar na queda de pelo no seu cachorro

 
Se seu cachorro estiver apresentando falhas no pelo e uma queda anormal, pode ser sinal de alguma condição ou doença. Veja abaixo:
 
Pulga
Carrapato
Infecção por fungo (Malassézia, por exemplo)
Infecção por bactéria
Alergia à ração
Alergia à produtos de limpeza
Alergia à medicamentos

Doença nos rins, fígado ou tireóide
Prenhez (gravidez)
Dermatite por lambedura
Câncer
Queimadura de sol
 
 

Cachorro ideal pra quem tem alergia

 
Quem é alérgico deve optar por cães de pelo longo que precisam de tosa. Apesar de darem mais trabalho porque precisam ser escovados a cada 2 dias e tomar banhos semanais, além da tosa quinzenal, você vai ver que praticamente não verá pelos no sofá, na cama e pela casa.
 
Veja aqui as raças que menos soltam pelo.
Veja aqui as raças que mais soltam pelo.
 

Snapchat Tudo Sobre CachorrosInstagram Tudo Sobre Cachorros

Ganhe um Calendário 2016

Assine GRÁTIS a Newsletter, receba os artigos no seu e-mail e ganhe um lindo Calendário 2016 pra você baixar e imprimir!

Mãe de cachorro?

Junte-se a nós!

Cadastre-se para conhecer a DogHero, serviço de hospedagem para cães, e receba toda semana novidades do mundo canino.