InícioGuia de RaçasBuldogue Inglês (Bulldog)

Buldogue Inglês (Bulldog)

O Bulldog Inglês é baixinho, forte e muito dócil. É do tipo que adora um sofá, tem o temperamento calmo e como a maioria dos cães, gosta de ficar perto da família humana.
 
Veja aqui as 25 razões pra você não ter um Bulldog. Tome uma decisão consciente antes de decidir ter um exemplar desses.
 
Família: cão de gado, cão da montanha, mastiff (bulldog).
Grupo do AKC: Não-esportistas
Área de origem: Inglaterra
Função Original: luta com touros (como todos os Bulls)
Tamanho médio do macho: Alt: 30-38 cm, Peso: 24-25 kg
Tamanho médio da fêmea: Alt: 30-38 cm, Peso: 22 a 23kg kg
Outros nomes: Bulldog Inglês, Buldogue
Posição no ranking de inteligência: 77ª posição
Padrão da raça: confira aqui
 
 

Energia f2
Gosto por brincadeiras f5
Amizade com outros cães f2
Amizade com estranhos f5
Amizade com outros animais f5
Proteção f3
Tolerância ao calor f2
Tolerância ao frio f2
Necessidade de exercício f4
Apego ao dono f6
Facilidade de treinamento f3
Guarda f2
Cuidados com a higiene do cão f3

 
 

Origem e história da raça

 
MCE cupom VIMDOSITECom sua aparência tão característica, o Bulldog tem uma história igualmente única. A origem do Bulldog Inglês vem do cruel esporte bull-baiting (lutas com touros), que se originou na Inglaterra do século 13. O objetivo do cachorro era atacar e enfurecer o touro agarrando o animal, normalmente pelo nariz. Isso era considerado não apenas entretenimento, mas também se acreditava que a carne do touro ficava mais saborosa se ele fosse provocado antes de abatido. Alguns Bulldogues eram usados também para “bearbaiting” (lutas com ursos), como puro entretenimento. Os tutores dos Bulldogues davam muita importância para a ferocidade de seus cães e, especialmente, para sua resistência à dor. Existem histórias horripilantes de treinadores que testavam a resistência dos cães prendendo os animais nos touros, que já tinham sido torturados pelo treinador. Em 1835, a luta com touros foi considerada ilegal e começou uma nova fase para os Buldogue. Foram feitos alguns esforços para que os cães lutassem entre eles, mas esse realmente não era o forte do Buldogue Inglês. Sendo agora um cachorro sem causa, a popularidade da raça despencou. Na verdade, a raça teria sido extinta se não ganhasse tantos admiradores que salvaram o Buldogues por meio da seleção de baixa ferocidade e destacando seus traços físicos. A experiência deu tão certo que o Buldogues se tornou um cão extremamente amável, com uma personalidade totalmente diferente do que sua aparência sugere. Sua personalidade dura e resistente fez dele um símbolo nacional na Inglaterra. Sua personalidade amável e engraçada contradiz sua aparência, e o Buldogue é um animal de estimação muito popular.
 
 

Bulldog ou Buldogue?

 
Na verdade, ambos estão corretos. A palavra Bulldog é a forma de escrever em inglês (english bulldog, french bulldog) enquanto a palavra Buldogue é a maneira de escrever em português (buldogue inglês, buldogue francês). Explicamos isso nessa matéria.
 
 

Temperamento do Bulldog Inglês

 
Apesar da aparência, o Bulldog é jovial, cômico é um dos cães mais amáveis. Ele quer agradar, apesar de ser teimoso. O Bulldog Inglês se dá muito bem com crianças. São moderadamente simpáticos com estranhos. A raça se dá bem com outros animais domésticos, mas pode ser um pouco encrenqueira com outros cães.
 
O Bulldog é muito teimoso e tem dificuldade em aprender comandos. É um dos cães mais difíceis de ensinar, educar e adestrar. Veja aqui as desvantagens de ter um Bulldog.
 
 

Como cuidar de um Bulldog Inglês

 
O Bulldog Inglês gosta de vida ao ar livre, mas não tolera tempo úmido, não é um cão que irá correr ou andar grandes distâncias ou pular grandes alturas. A maioria não sabe nadar. Quase todos chiam e roncam, e alguns babam. Os cuidados com o pelo são mínimos, mas as dobras do rosto (e ao redor da cauda) devem ser limpas todos os dias.
 
bulldog ingles
 

Produtos para seu cachorro

Use o cupom BOASVINDAS e tenha 10% de desconto na primeira compra!


 

Saúde do Bulldog Inglês

 
Principais Preocupações: displasia de quadrilolho seco, narinas estenóticas, palato mole alongado, luxação do ombro, cauda internalizada
Preocupações Menores: entrópio, ectrópio, distiquíase, displasia do cotovelo, olho de cereja, luxação da patela
Vistos Ocasionalmente: prolapso uretral, hiperplasia vaginal
Exames sugeridos: quadril, cotovelos, joelhos, olhos
Expectativa de vida: 8-10 anos
Observações: é propenso a ter dermatites, a menos que as sobras sejam mantidas limpas e secas. Ele não tolera calor. Cuidados especiais devem ser tomados ao anestesiar o Buldogue (por ser um cão braquicefálico, precisa de anestesia inalatória). Partos por cesariana costumam ser necessários. Radiografias do quadril mostram que a maioria dos Buldogues é displásica, mas poucos apresentam sintomas.
 
 

Preço do Bulldog Inglês

 
Quanto custa um Bulldog Inglês? O valor do Bulldog Inglês depende da qualidade dos pais, avós e bisavós da ninhada (se são campeões nacionais, internacionais etc). Pra saber quanto custa um filhote de todas as raças, veja nossa tabela de preços aqui: preço de filhotes de cachorro. Veja aqui porque você não deve comprar um cachorro em classificados na internet ou em petshops. Veja aqui como escolher um canil.
 
 

6 coisas que você deve saber antes de ter um Bulldog Inglês

 
Buldogue InglêsÉ muito importante se informar antes de adquirir uma raça de cachorro, seja que raça for. Vamos listar 6 coisas que você precisa saber antes de comprar um Bulldog Inglês:
 
Elege um único dono
O Bulldog Inglês é daqueles cães que vão eleger um tutor na família e vai virar sua verdadeira sombra, idolatrando-o e seguindo pra todos os lugares. Ele gosta da companhia de toda a família, se dá bem com estranhos e é ótimo companheiro, mas ele vai nutrir um amor especial pelo eleito da casa.
 
Não tolera temperaturas extremas
O Bulldog é um cão braquicefálico, ou seja, tem problemas pra respirar. Por isso, é comum ir parar em hospitais com hipertermia após muito exercício ou se for exposto ao calor muito forte. O passeio precisa ser sempre em horários mais frescos, no fim da tarde ou a noite. Como tem o pelo muito curto e sem subpelo, eles não se dão bem também com baixas temperaturas.
 
É apaixonado por crianças
Os bulldogs amam crianças e adoram brincar com elas por horas. São cães fortes, com ótima tolerância pra dor, por isso não se incomodam com a brincadeira bruta das crianças.
 
Necessita de cuidados específicos
As rugas do rosto precisam ser cuidadas todos os dias, pois elas acumulam lágrimas e sebo e podem ter fungos. É importante manter as dobras do rosto sempre secas (limpe com gaze e seque bem). Outro cuidado muito importante é em relação a piscinas e praias. Essa raça não sabe nadar, e devido à sua estrutura, ela afunda igual uma pedra na água. Se quiser levar seu cão pra nadar, compre um colete próprio pra cães, assim você protege seu cachorro de um possível acidente.
 
Precisam praticar exercícios físicos
Os Bulldogs tem muita propensão à obesidade e são muito preguiçosos, o que aumenta as chances de ficarem gordos. É importante passear com eles todos os dias. Mas cuidado com exercícios em excesso ou durante o sol quente.
 
Atenção para a saúde
O Bulldog Inglês é uma das raças que mais tem problemas de saúde de que se tem notícia. Além de serem braquicefálicos e não conseguirem ficar no calor ou fazerem muito exercício, eles tem muito problema de pele (alergias e dermatites em geral). A maioria dos tutores de bulldog lutam a vida toda para controlar a pele do cão. Devido à sua estrutura e coluna comprimida, o Bulldog Inglês tem muito problema de coluna, displasia, hérnia etc. Jamais deixe seu bulldog subir e descer escadas com muita frequência, subir e descer do sofá e da cama, etc. Isso vai facilitar pra um problema no futuro. Quem tem um Bulldog Inglês deve ter em mente que fará muitas visitas ao veterinário.
 
 

Cães semelhantes ao Bulldog Inglês

 
Boston Terrier
Shar Pei
Buldogue Francês
Mastiff
Bullmastiff
Pinscher Miniatura
Pug
 
 

Fotos de Bulldog Inglês

 
Veja fotos de filhotes de Bulldog e de cães adultos.
 


 

Tudo Sobre Cachorros

wp user thumbnail

Portal sobre cães com dicas, curiosidades, saúde, adestramento, raças e tudo que diz respeito ao mundo canino.

Conheça o nosso curso

ÚLTIMOS ARTIGOS