Tudo sobre a raça Fila Brasileiro | Tudo Sobre Cachorros

Fila Brasileiro

Escrito por: Tudo Sobre Cachorros Atualizado em 22/01/2015

Família: cão de guarda
Área de origem: Brasil
Função Original: cão de guarda
Tamanho médio:
Altura: 75cm; Peso: 70kg
Outros nomes: nenhum
Posição no ranking de inteligência: N/A
Padrão da raça: confira aqui
 
 

Energia
Gosto por brincadeiras
Amizade com outros cães
Amizade com estranhos
Amizade com outros animais
Proteção
Tolerância ao calor
Tolerância ao frio
Necessidade de exercício
Apego ao dono
Facilidade de treinamento
Guarda
Cuidados com a higiene do cão

 
 

Origem e história da raça

 
Anúncio canilO Fila Brasileiro, como o nome diz, é uma raça criada no Brasil. Ele é uma mistura de cães pastores, Mastiffs, Bulldogs e Bloodhounds, que foram trazidos por colonizadores portugueses. Eram usados para pastorear gado, proteger casas (cães de guarda), caçar grandes felinos e ajudar a polícia.
 
 

Temperamento do Fila Brasileiro

 
O Fila Brasileiro é muito determinado, corajoso e pode ser bem feroz. Eles podem ser dóceis e bem obedientes com seus donos e familiares e são muito tolerantes com crianças. É um cachorro que adora a companhia do dono e sempre tenta estar junto. Um dos pontos mais marcantes dos Filas é a aversão a estranhos. Por isso são excelentes cães de guarda.
 
Os Filas são protetores da matilha (ou seja, a família que o cria) e por isso precisam ser educados desde cedo. Por volta dos 7 meses eles já começam a mostrar potencial para guarda. Como são cães muito grandes e muito fortes, é importante que os donos tenham pulso firme e mostrem liderança desde muito cedo, para que o cão se torne obediente e respeite os donos.
 
Eles são muito inteligentes e tendem a aprender facilmente os ensinamentos dos donos. Cuidado pra não ser muito rígido nas correções quando o Fila Brasileiro fizer algo errado, pois podem ficar um pouco teimosos e dificultarem o treinamento.
 
 

Como cuidar de um Fila Brasileiro

 
fila brasileiro cachorroOs Filas, como todo cão, precisam de passeios diários. Você pode passear por volta de 40 minutos por dia com ele. O pelo é de fácil manutenção, mas é recomendada a escovação 1 vez por semana. Os banhos podem ser mensais, a não ser que o cão faça alguma atividade onde se suje muito. Tosa não é necessária.
 
 

Saúde do Fila Brasileiro

 
Principais preocupações: obesidade
Preocupações menores: otite
Ocasionalmente visto: ressecamento ocular
Testes sugeridos: quadril, olhos
Expectativa de vida: 8 a 12 anos. Expectativa normal pelo seu porte, já que quanto maior o cão, menor é sua expectativa de vida.
 
 

Preço do Fila Brasileiro

 
Você quer comprar? Saiba quanto custa um filhote de Fila Brasileiro. O valor do Fila Brasileiro depende da qualidade dos pais, avós e bisavós da ninhada (se são campeões nacionais, internacionais etc). Pra saber quanto custa um filhote de todas as raças, veja nossa tabela de preços aqui: preço de filhotes de cachorro. Veja aqui porque você não deve comprar um cachorro em classificados na internet ou em petshops. Veja aqui como escolher um canil.
 
 
Cães semelhantes ao Fila Brasileiro
 
Mastiff
Dogue Alemão
Bloodhound
 
 

Curiosidade sobre o Fila Brasileiro

 
Você se lembra do cachorro da Xuxa, o Xuxo? Era muito famoso na década de 80 e 90. Muitos achavam que ele era um Shar Pei, mas na verdade ele era um Fila Brasileiro. Xuxo era calmo, educado, amável e querido. Ele era um ótimo exemplo de que o Fila Brasileiro pode ser um cão maravilhoso. Em 1986 xuxo recebeu uma música em sua homenagem quando ele foi diagnosticado com uma grave doença, entitulada “Meu Cãozinho Xuxo”. Mas, felizmente ele viveu muitos anos e em 1993 Xuxa apresentou seu mascote no programa:
 


 

Snapchat Tudo Sobre CachorrosInstagram Tudo Sobre Cachorros

Ganhe um Calendário 2016

Assine GRÁTIS a Newsletter, receba os artigos no seu e-mail e ganhe um lindo Calendário 2016 pra você baixar e imprimir!

Mãe de cachorro?

Junte-se a nós!

Cadastre-se para conhecer a DogHero, serviço de hospedagem para cães, e receba toda semana novidades do mundo canino.