10 raças mais teimosas e difíceis de ensinar | Tudo Sobre Cachorros

10 raças mais teimosas e difíceis de ensinar

Escrito por: Tudo Sobre Cachorros Atualizado em 25/02/2015

Educar um cão é relativamente fácil se você souber os princípios básicos do adestramento: ignorar coisas erradas e premiar atitudes corretas. Nem todo mundo tem paciência e acaba fazendo tudo errado, dando bronca no cachorro sempre, esquecendo de premiar quando ele acerta.
 
Algumas raças são mais fáceis de ensinar que outras, principalmente aquelas que estão no topo do ranking de inteligência. Essas raças, como Golden, Labrador, Poodle, Pastor Alemão e Border Collie, aprendem com muita facilidade e entendem o que o dono quer em poucas repetições.
 
Outras raças são realmente difíceis de ensinar. Algumas por serem muito teimosas e geniosas, outras porque simplesmente não compreendem tão facilmente o que o dono está querendo.
 
O educador Gustavo Campelo ensina nesse vídeo como educar o cachorro:
 


 
 

Raças mais difíceis de adestrar

 

1. Beagle

 
O Beagle é um dos cães mais difíceis de educar. Eles simplesmente tem uma personalidade muito forte e fazem o que querem a hora que querem, desafiando os donos o tempo todo. Veja aqui o perfil completo do Beagle.
 
beagle
 
 

2. Bulldog Inglês

 
Bulldogs são bem teimosos e é comum fingirem que não estão ouvindo o dono quando este tenta impor alguma regra. Veja aqui o perfil completo do Bulldog Inglês.
 
bulldog ingles
 
 

3. Dachshund

 
Dachshund acham que são grandes e é comum se meterem em briga com cães muito maiores, porque eles não tem noção do seu tamanho. Veja aqui o perfil completo do Dachshund.
 
dachshund
 
 

4. Jack Russell Terrier

 
O Jack Russell é durão, inteligente e tem muuuuita energia. Se o dono não tiver pulso firme e não for um bom líder, o Jack Russell irá comandar o pedaço. Não é uma raça indicada para quem nunca teve cachorro. Veja aqui o perfil completo do Jack Russell.
 
jack russell terrier
 
 

5. Rottweiler

 
O Rottweiler é muito inteligente, mas tem tendência à dominância. Se o dono não se impuser como líder e não ditar regras claras, o Rottweiler tende a dominar o local e a família. Quando bem educados, são muito dóceis. Veja aqui o perfil completo do Rottweiler.
 
rottweiler
 
 

6. Dogo Argentino

 
O Dogo é uma raça independente e com muita energia. Precisa fazer muito exercício e ter um líder firme para que seja obediente. Veja aqui o perfil completo do Dogo Argentino.
 
Dogo Argentino
 
 

7. Shar Pei

 
O Shar Pei é um cachorro independente e pode ser desconfiado. Precisa de muita socialização por toda a sua vida, começando desde filhote. Pode querer tomar o controle da situação se não tiver um líder assertivo. Veja aqui o perfil completo do Shar Pei.
 
shar pei
 
 

8. Afghan Hound

 
O Afghan Hound é um cachorro sensível e pode se sensibilizar demais ao levar uma bronca. Por isso, é preciso certa experiência para lidar com essa raça. É o último lugar do ranking de inteligência. Veja aqui o perfil completo do Afghan Hound.
 
afghan hound
 
 

9. Scottish Terrier

 
Essa é uma raça que escolhe um dono na casa e será seu companheiro fiel. Mas, esse dono precisa ser seu líder, ou ele pode se tornar um cão problemático e ciumento.
 
scottish terrier
 
 

10. Weimaraner

 
O Weimaraner é muito inteligente e por isso precisa de treinamento diários. Truques, caçadas, trilhas… Coisas que façam o cérebro dele funcionar. Senão pode ficar bem frustrado e começar a desobedecer e a fazer coisas erradas. Veja aqui o perfil completo do Weimaraner.
 
weimaraner
 
 
O fundamento principal pra uma boa educação é ser o líder do cachorro, assim ele fica tranquilo, relaxado e conectado com você.
 
Veja o que o terapeuta de cães Bruno Leite diz a respeito da liderança:
 


 

Snapchat Tudo Sobre CachorrosInstagram Tudo Sobre Cachorros

Ganhe um Calendário 2016

Assine GRÁTIS a Newsletter, receba os artigos no seu e-mail e ganhe um lindo Calendário 2016 pra você baixar e imprimir!

Mãe de cachorro?

Junte-se a nós!

Cadastre-se para conhecer a DogHero, serviço de hospedagem para cães, e receba toda semana novidades do mundo canino.