InícioGuia de RaçasDogo Argentino

Dogo Argentino

Família: cão de caça e briga
Área de origem: Argentina
Função Original: cão de guarda
Tamanho médio:
Altura: 60cm a 65cm; Peso: 40kg a 54kg
Outros nomes: Dogo
Posição no ranking de inteligência: N/A
Padrão da raça: confira aqui
 
 

Energia f6
Gosto por brincadeiras f3
Amizade com outros cães f1
Amizade com estranhos f1
Amizade com outros animais f1
Proteção f6
Tolerância ao calor f6
Tolerância ao frio f5
Necessidade de exercício f6
Apego ao dono f3
Facilidade de treinamento f3
Guarda f6
Cuidados com a higiene do cão f1

 
 

Origem e história da raça

 
MCE cupom VIMDOSITEO Dogo Argentino é uma raça muito recente e foi reconhecida há pouco tempo em relação à outras raças de cachorros. Tudo começou quando dois irmãos argentinos, António Nores Martinez e Augustin Nores Martinez resolveram desenvolver um cachorro que fosse perfeito e imbatível nas arenas de brigas e também nas caçadas de pumas e javalis. Eles iniciaram uma criação com fêmeas de uma raça chamada Viejo Perro de Pelea Cordobés, uma raça de grande tradição em combates de cães, morriam lutando e nunca desistiam.
 
Os irmãos acrescentaram ao Viejo Perro de Pelea Cordobés outras raças: Dogue Alemão (pra aumentar o peso e o tamanho), Bulldog Inglês e Bull Terrier (pra aumentar a resistência e a tolerância à dor), Boxer (vivacidade e inteligência, Mastim dos Pirineus (tamanho, rusticidade, olfato e o manto branco), Pointer Inglês (melhorar o olfato para sair-se melhor nas caçadas) e o Irish Wolfhound (definição de tamanho). Eles queriam que o cão tivesse o pelo branco, para se adaptar a todos os climas.
 

origem dogo argentino
Viejo Perro de Pelea Cordobés, Dogue Alemão, Bulldog Inglês, Bull Terrier, Boxer, Mastim dos Pirineus, Pointer e Iris Wolfhound.

 
Durante 25 anos os irmãos Martinez foram misturando esses cães e aperfeiçoando sua genética e em 1928 redigiram o primeiro padrão da raça e apresentaram em uma reunião da Associação de Caçadores local. António morreu precocemente e seu irmão, Augustin, se encarregou de divulgar a raça principalmente entre os caçadores.
 
A agilidade e combatividade da raça fizeram com que la fosse rapidamente adotada como o principal cachorro entre os caçadores de javalis e pumas. O seu desempenho era tão bom que a raça foi um incrível sucesso por toda a Argentina. Uma das qualidades que os caçadores mais apreciam no Dogo Argentino é seu olfato apurado. Ele herdou do Pointer essa habilidade de farejar o ar em busca da presa, o que facilitava na hora de encontrar pumas que tentavam se esconder em árvores.
 
 

Temperamento do Dogo Argentino

 
dogo argentinoO Dogo Argentino é um cachorro muito versátil. Foi criado pra ser um cão de luta e de caça, onde tem um desempenho excepcional, mas se adaptou muito bem a novas tarefas. Hoje é usado pela Polícia Federal Argentina como cão de guarda e de patrulha e até como guia de cegos.
 
Como guarda, sua função principal hoje em dia, é silencioso e independente. Não é recomendado para tutores sem experiência que não conseguem ser o líder do cão.
 
O Dogo Argentino é extremamente fiel aos tutores, aprende comandos com facilidade e é muito paciente com crianças. Mas como são muito grandes, não se recomenda deixá-los sozinhos com crianças pequenas. Não é um cão agressivo com sua família e não fará muita festa com pessoas que não conhece ao visitarem sua casa. Tem pouca tolerância quando seu território é invadido por estranhos.
 
Quando filhote, tem que ser socializado desde cedo com outros cães e animais para poder ter uma convivência tranquila. Como é um cão com instinto muito forte de luta e caça, dificilmente se dará bem com outro macho no mesmo território.
 
A raça foi proibida em vários países, como a Inglaterra, Australia, Nova Zelândia e Islândia, por ter fama de “brava”. Nos EUA o Dogo Argentino não é reconhecido oficialmente e figura entre as “raças raras”.
 
 

Filhote de Dogo Argentino

 
dogo argentino filhoteO filhote de Dogo Argentino jamais deve ser confinado em um espaço pequeno ou apartamento. Precisa de bastante espaço pra poder correr e exercitar a musculatura, a fim de desenvolver seu corpo e temperamento típicos da raça.
 
É preciso que o tutor seja experiente e saiba se impor como líder, dando limites claros pro cão, para que ele não se torne o líder e passe a dominar a casa.
 
Qualquer comportamento agressivo dirigido a outros animais ou pessoas deve ser reprimido desde cedo para que depois não se torne um problema.
 
Apesar do padrão da raça citar o corte de orelhas, essa atividade é proibida no Brasil e qualquer veterinário, profissional ou pessoa que realizar corte de orelhas no cão está cometendo uma atividade ilegal.
 
Os filhotes tem que ser completamente brancos, porém a trufa (nariz) deve ser preta pra estar dentro do padrão da raça. A trufa atinge sua cor final quando o filhote tem 3 meses de idade. Às vezes o cão tem algumas manchas escuras na pele (não no pelo), o que é aceitável. A marcação pirata (um dos olhos com uma mancha escura no pelo) é reconhecida, mas manchas pretas no corpo não são aceitas. Se um filhote apresenta manchas no corpo, provavelmente ele não é um Dogo Argentino puro. Desconfie.
 
 

Como cuidar de um Dogo Argentino

 

dogo argentino orelhas
Orelhas inteiras. O corte de orelhas é ilegal no Brasil.
O Dogo Argentino não é recomendado para apartamentos, nem para ficarem presos em um canil. Ele precisa de espaço pra se exercitar e se desenvolver, e manter sua musculatura forte. É preciso brincar e caminhar com ele por boas horas diárias. Isolar um Dogo Argentino é uma péssima ideia, pois ele pode estranhar os próprios tutores. Precisa crescer e viver próximo à família pra se tornar um cão equilibrado e se manter equilibrado por toda a sua vida.
 
A pele e o pelo brancos são sensíveis ao sol intenso, portanto se ele for passear no sol, deve usar protetor solar para não desenvolver queimaduras e câncer de pele.
 
Alguns filhotes de Dogo Argentino podem nascer surdos. Certifique-se de que o filhote possui audição perfeita. Jogue um molho de chave perto dele sem ele estar olhando e veja se ele escuta o barulho e apresenta alguma reação.
 
A tosa não é necessária pois os Dogos tem o pelo curto. Banhos mensais no inverno e quinzenais no verão são suficientes.
 

Produtos para seu cachorro

Use o cupom BOASVINDAS e tenha 10% de desconto na primeira compra!


 

Saúde do Dogo Argentino

 
O Dogo Argentino tem uma ótima saúde e não deve apresentar grandes problemas provenientes de sua raça. Como todo cachorro, deve receber pipeta anti pulgas e anti carrapato de 30 em 30 dias para evitar que haja infestação.
 
Expectativa de vida: 10 a 12 anos.
 
 

Preço do Dogo Argentino

 
Você quer comprar? Saiba quanto custa um filhote de Dogo Argentino. O valor do Dogo Argentino depende da qualidade dos pais, avós e bisavós da ninhada (se são campeões nacionais, internacionais etc). Pra saber quanto custa um filhote de todas as raças, veja nossa tabela de preços aqui: preço de filhotes de cachorro. Veja aqui porque você não deve comprar um cachorro em classificados na internet ou em petshops. Veja aqui como escolher um canil.
 
 
Cães semelhantes ao Dogo Argentino
 
Pit Bull
Buldogue Americano
American Staffordshire Terrier
 

Tudo Sobre Cachorros

wp user thumbnail

Portal sobre cães com dicas, curiosidades, saúde, adestramento, raças e tudo que diz respeito ao mundo canino.

Conheça o nosso curso

ÚLTIMOS ARTIGOS