Como socorrer um cachorro que está engasgando

Como socorrer um cão que está engasgando

Escrito por: Tudo Sobre Cachorros Atualizado em 13/05/2015

Cães estão sempre pegando com a boca diversos objetos, como bolas, gravetos, ossos etc. Se seu cão de repente começar a correr/andar em círculos, levar a pata à boca e agir de forma desorientada, ele pode estar com algo preso na garganta. Descubra se seu cachorro está engasgando e o que fazer caso ele esteja.
 
Para manter o seu cachorro sempre seguro, confira aqui os objetos que mais fazem um cachorro engasgar. E não deixe de ver também os ossos e brinquedos seguros para cães.
 
É importante ter em mente essas técnicas, pois se seu cachorro engasgar você precisará agir muito rápido, não vai dar tempo de acessar a internet para procurar o que fazer para salvá-lo. Portanto, leia essas dicas e tenha-as em mente para aplicá-las se for necessário um dia.
 
1. Cheque os sinais de que ele está engasgando
 
– Ele está levando a pata à boca?
– Ele está tossindo constantemente?
– O cão está babando?
– Ele está se esforçando muito para respirar?
– A gengiva ou a boca do cão estão ficando azuladas ou esbranquiçadas?
– O cão está vomitando?
– Ele está choramingando, como se estivesse sentindo dor? Está claro que ele está com algum desconforto?
 
 
2. Procure ajude imediatamente
 
– Se você acha que seu cão está engasgando ou se você tem qualquer dúvida em relação a isso, ligue imediatamente para o veterinário – ele vai te orientar em relação aos primeiros socorros e provavelmente vai falar para você levar seu cão na emergência o mais rápido possível.
 
– Se você não conseguir ligar para o veterinário, leve em alguma emergência 24 horas. É bom sempre saber onde tem uma mais próxima da sua casa para essas situações.
 
 
3. Inicialmente, se seu cachorro puder tossir, espere por alguns momentos para ver se seu cão irá conseguir tossir o objeto que está obstruindo sua garganta. Apenas espere isso acontecer se você perceber que seu cão consegue respirar bem. Se qualquer outro sintoma estiver acontecendo (choramingar, esforço pra respirar, desespero aparente no cão), comece a ajudá-lo imediatamente e considere correr para a emergência.
 
 
4. Comece a ajudar o seu cão, é o melhor que você pode fazer enquanto não chega ao veterinário.
 
– Tente olhar dentro da boca do cão para saber o que está fazendo-o engasgar. Abra-a sua boca gentilmente, mova a língua dele para o lado se necessário para que possa olhar a garganta. Se estiver escuro, tente usar uma lanterna.
 
– Se você conseguir localizar o objeto que está causando a obstrução, retire cuidadosamente com as mãos ou com a ajuda de uma pinça.
 
Atenção: se você não conseguir ver claramente o objeto para retirá-lo da garganta do cachorro, não coloque sua mão para procurar o objeto, pois você pode piorar ainda mais a situação, colocando o objeto em questão ainda mais fundo na garganta do animal. Não coloque sua mão também se o cão estiver em pânico, pois você pode levar uma mordida acidental.
 
 
5. Ajude seu cão a retirar a obstrução
 
– Cães pequenos a médios: pegue-o por suas pernas traseiras. Segurar o cão de cabeça para baixo e tente sacudir o objeto de sua boca aproveitando a força da gravidade.
 
– Cães grandes: segurar o cão de cabeça para baixo, mas em vez de manter o cão de cabeça pra baixo (quase impossível!), mantenha suas patas dianteiras ainda no chão e levante as patas traseiras (da mesma forma como segurando um carrinho de mão), inclinando-o para frente.
 
 
6. Quando você não conseguir remover o objeto
 
Cães até 20kg
– Usando a palma da mão, aplique 4 a 5 golpes fortes no cão, entre os omoplatas.
 

 
Cães maiores que 20kg
– Vire o cão para o lado, coloque a palma da sua mão no meio do peito do cão. Segure por 2 segundos e solte por 1 segundo. Repita 60 a 90 vezes por minuto.
 

 


 
7. Se nada adiantar e o seu cão ainda não conseguir respirar, você pode considerar ajudá-lo com a técnica Heimlich, muito utilizada em seres humanos, na esperança de remover o objeto que está obstruindo a respiração do seu cão. Só comece a técnica de Heimlich se você vir seu cão colocar algo pequeno na boca, se está colocando a própria pata na boca como se tentasse arrancar o objeto ou se ele não está conseguindo respirar.
 

 

 
Esperamos que essas dicas sejam úteis!
 

Snapchat Tudo Sobre CachorrosInstagram Tudo Sobre Cachorros

Ganhe um Calendário 2016

Assine GRÁTIS a Newsletter, receba os artigos no seu e-mail e ganhe um lindo Calendário 2016 pra você baixar e imprimir!

Mãe de cachorro?

Junte-se a nós!

Cadastre-se para conhecer a DogHero, serviço de hospedagem para cães, e receba toda semana novidades do mundo canino.