InícioSaúdeCuidados10 coisas mais comuns que fazem seu cachorro engasgar

10 coisas mais comuns que fazem seu cachorro engasgar

Não é incomum um cachorro engasgar com alguma coisa. Isso infelizmente pode levar à obstrução das vias aéreas e consequentemente à morte.
 
Já falamos aqui no site sobre o que fazer se seu cão estiver engasgando. É importante saber disso pra poder socorrer o cachorro caso seja necessário.
 
Mas o que faz um cão engasgar? Vamos listar aqui as 10 coisas mais comuns que levam um cão a engasgar. Esteja sempre atento ao seu cachorro, prepare sua casa pra evitar que ele pegue coisas que não deve e faça o que você puder pra seu cachorro viver mais e melhor.
 
 

Coisas que fazem um cachorro engasgar

 
 

1. Bolas

balls
Encontrar a bola certa pro seu cachorro é uma das coisas mais importantes que você vai precisar fazer. Qualquer bola, de qualquer tipo, que possa ser engolida pelo seu cão é muito pequena e é um grande risco para o cão se engasgar. A bola da foto com esse Labrador tem o tamanho perfeito.
 

2. Ossos cozidos

cookedbones
Ossos cozidos podem ser muito perigosos pros cães. Não apenas o cachorro pode se engasgar com ossos inteiros que são muito pequenos, ossos cozidos podem se partir em pedaços pequenos e afiados, tornando-se um grande risco para o cão se engasgar. Muitas pessoas acham seguro dar ossos cozidos pro cachorro, mas não é. É melhor dar um brinquedo apropriado.
 

3. Cartilagem

gristle
A cartilagem é algo muito popular que as pessoas adoram dar pros cachorros, sem saber dos seus perigos. A cartilagem é difícil de mastigar e é uma das coisas que mais engasgam cachorros todos os anos.
 

4. Gravetos

sticks
Gravetos são clássicos, todo mundo já brincou assim com seu cachorro, mas eles são bem perigosos. Não apenas porque podem entrar na garganta do cachorro quando ele está correndo, eles também podem se partir em pedaços muito fáceis de serem engolidos e causarem o engasgo.
 

5. Brinquedos mastigáveis

chewtoys
Brinquedos mastigáveis podem ser bem seguros, mas é importante encontrar o tipo certo de acordo com o seu cão. Um cão que não é muito destruidor pode estar seguro com um brinquedo de nylon mais fraco ou uma bola de tênis, mas um cão que mastigue muito e destrua seus brinquedos, precisa de algo mais resistente para que ele não quebre o brinquedo em pedaços. Sempre dê brinquedos com supervisão e só deixe seu cão sozinho com algum brinquedo se você tiver absoluta certeza de que ele não pode se engasgar. Isso inclui os temíveis ossos de couro, jamais dê ossos de couro pro seu cachorro.
 
osso de couro
 

6. Brinquedos infantis

kidstoys
É comum que brinquedos de crianças contenham partes pequenas que podem ser facilmente engolidas pelos cães. Cuidado com brinquedos espalhados pela casa!
 

7. Pedras

rocks
Pode parecer engraçado, mas você provavelmente conhece algum cachorro que ame comer pedras. Filhotes principalmente adoram pegar pedras nos passeios ou em brincadeiras. Fique sempre atento, porque não só as pedras podem engasgar facilmente seu cão, elas ficam presas no intestinam, causando obstrução e tendo que ser removidas com cirurgia.
 

8. Plástico filme, PVC ou sacos de plástico

plastic
A maioria dos cachorros gosta de mexer no lixo. Muitas vezes o lixo pode ser perigoso pra cães. A embalagem de plástico (papel filme ou PVC) ou o próprio saco do lixo tem grande potencial de fazer seu cachorro engasgar ou mesmo se ele conseguir engolir, esse plástico fica preso no intestino e precisa ser removido com cirurgia.
 

9. Pão

bread
Existem até pessoas que já morreram engasgadas por causa de pão, imagine um cachorro, que costuma engolir as coisas inteiras sem mastigar antes. Muito cuidado. Inclusive, o pão não deve ser dado aos cachorros. Veja aqui alimentos proibidos para cães.
 

10. Balas duras

hardcandy
Esperamos que você não ofereça bala pro seu cachorro, mas é importante saber que balas duras são um perigo para cães, sejam eles filhotes ou adultos. Assim como pras pessoas, é muito fácil uma bala dessa ficar presa na goela e causar sufocamento.
 

Como educar e criar um cachorro perfeitamente

O melhor método pra você educar um cachorro é através da Criação Compreensiva. Seu cachorro vai ser:
 
Calmo
Comportado
Obediente
Sem ansiedade
Sem estresse
Sem frustração
Mais saudável
 
Você vai conseguir eliminar os problemas de comportamento do seu cachorro de uma forma empática, respeitosa e positiva:
 
– xixi fora do lugar
– lambedura de patas
– possessividade com objetos e pessoas
– ignorar comandos e regras
– latido excessivo
– e muito mais!
 
Clique aqui para conhecer esse método revolucionário que vai mudar a vida do seu cachorro (e a sua também).
 

Tudo Sobre Cachorros

wp user thumbnail

Portal sobre cães com dicas, curiosidades, saúde, adestramento, raças e tudo que diz respeito ao mundo canino.

Conheça o nosso curso

ÚLTIMOS ARTIGOS