InícioSaúdeAlimentaçãoChocolate é tóxico e venenoso para os cachorros

Chocolate é tóxico e venenoso para os cachorros

Chocolate para cachorro faz mal! Se você é o tipo de pessoa que adora compartilhar um pedacinho de chocolate com o seu amigo para lhe fazer um agradinho, você pode estar envenenando o seu cachorro.
 
A maioria dos tutores não sabe que embora o chocolate seja inofensivo para nós, humanos, pros cães ele pode significar a morte.
 
A quantidade de chocolate que pode ser ingerida depende do tamanho do animal, mas cada indíviduo tem uma resistência diferente, por isso o melhor é afastar ao máximo o seu cão desse alimento. É mais seguro e saudável você comprar chocolates específicos para cachorros, feitos com ingredientes que não afetam sua saúde.
 
O componente tóxico que afeta o seu cão é chamado TEOBROMINA, é facilmente metabolizado pelo organismo humano. Os cães não conseguem eliminar teobromina rápido o suficiente e acabam intoxicados.
 
A quantidade de teobromina varia de acordo com cada tipo de chocolate: chocolate branco, chocolate ao leite, chocolate meio amargo e chocolate culinário (aquele utilizado para fazer doces e bolos).
 
Veja na tabela a quantidade de Teobromina a cada 100g e a quantidade que pode ser fatal para um cão de 6 kg:
quantidade-teobromina
Apenas 25g de chocolate pode envenenar um cão de 20kg.
 
Como curiosidade, os diferentes tipos de chocolate tem nível diferente de teobrumina. Chocolate branco é o menos perigoso, enquanto os chocolates mais escuros são os piores. Na dúvida, nunca, nunca dê chocolate para o seu amigo. Existem muitas outras formas de agradá-lo sem correr riscos. Com cenoura, biscoitinhos para cães…
 
 

Cachorro pode comer chocolate branco?

 
cachorro-chocolate-brancoPoder, até pode, pois os índices de Teobromina nos chocolates brancos são menores. Quando mais escuro, mais Teobromina o chocolate contém, Mas, o chocolate branco é muito rico em gordura e açúcar e de nenhuma forma ele é indicado pro seu cachorro, pois pode causar obesidade e outros problemas de saúde.
 
 

A Páscoa é ainda mais perigosa para seu cachorro

 
Como muitas pessoas ficam com bastante chocolate em casa, por ganharem chocolate de presente nessa época, os cães acabam tendo mais acesso do que no resto do ano. É ovo de páscoa no sofá, na mesa, na cadeira… Ou seja, a chance de seu cachorro conseguir um pedaço de chocolate escondido é muito grande. Por isso, CUIDADO!
 
 

Sintomas da intoxicação por chocolate

 
Permitir que seu cão coma uma pequena quantidade de chocolate pode fazê-lo vomitar. Quantidades maiores podem causar tremores musculares, ataques cardíacos e hemorragias internas.
 
chocolate-cachorro-sintomas
 

O que fazer se o cachorro comer chocolate

 
Não espere ele apresentar alguma reação, se você souber que seu cachorro ingeriu chocolate, leve o mais rápido possível ao veterinário para evitar que o pior aconteça. Se ele comeu 1 M&M do chão não é motivo para alarde, vale aqui o bom-senso.
 
O tratamento da intoxicação por chocolates pode ser complicado, pois não existe um antídoto. Vai depender dos sintomas e do tempo passado desde a ingestão, mas o médico veterinário poderá fazer uma lavagem gástrica, dar soro na veia para evitar desidratação por vômito ou diarreia ou administrar remédios que causem vômito. A meia-vida da Teobromina no organismo dos cães é de 17 horas. Mas ela pode demorar 24 horas ou mais para ser eliminada.
 
 

Chocolate próprio pra cachorro

 
Existem no mercado vários chocolates que são próprios para cachorro e você pode encontrá-los na internet facilmente. Clique no botão abaixo para ver vários tipos seguros pro seu cachorro e ver os preços:
 

ovo de páscoa pra cachorro

 

Receita de chocolate pra cachorro

 
Fizemos um vídeo em nosso canal com uma receita super fácil e prática para você fazer pro seu cachorro. Essa receita é 100% segura e não vai fazer mal para o seu cão.
 
Veja o vídeo da receita abaixo:

Tudo Sobre Cachorros

wp user thumbnail

Portal sobre cães com dicas, curiosidades, saúde, adestramento, raças e tudo que diz respeito ao mundo canino.

Conheça o nosso curso

ÚLTIMOS ARTIGOS