Por que meu cão inclina a cabeça?

Escrito por: Tudo Sobre Cachorros

É um movimento clássico: seu cachorro escuta algo — um som misterioso, um toque do celular, um certo tom de voz — e de repente sua cabeça se inclina para um lado como se ele estivesse contemplando o que o som quer dele. Os vídeos na Internet com esse comportamento atestam essa prática comum — e o fato de que tantos amantes de cachorros acham isso divertido. Uma vez que você percebe como seu cão reage, por exemplo, a uma pergunta — “Quem é o bebê da mamãe?” — é difícil resistir a repeti-la, apenas para ver seu cão já adorável virando a cabeça para o lado. É como se ele soubesse o significado preciso de suas palavras.
 
Ou ele sabe? O que realmente está acontecendo quando seu cão inclina a cabeça?
 

Para te ouvir melhor

A inclinação da cabeça, embora não totalmente compreendida, pode realmente significar a tentativa do seu cão em entender o que ele escuta. A Dra. Meredith Stepita, diplomata da Faculdade Americana dos Comportamentalistas Veterinários, atualmente praticando na East Bay Veterinary Specialists em Walnut Creek, Califórnia, explica que alguns especialistas acreditam que os cães inclinam a cabeça quando acham que há uma possibilidade de que o que está sendo dito possa levar a algo importante para ele — uma atividade que eles gostam, por exemplo. Uma vez que os cães podem entender alguma linguagem humana, incluindo palavras e tom de voz, o inclinar a cabeça poderia fazer com que ele estivesse se concentrando em escolher uma palavra-chave ou inflexão que se relaciona com essa atividade favorita. Assim, o seu cão pode inclinar a cabeça quando você começar a falar sobre levá-la para uma caminhada ou dar-lhe um banho ou brincar — o que for que ele gosta de fazer.
 
A Dra. Stepita observa que a maneira como os cães ouvem também faz parte disso. Cães têm orelhas móveis que os ajudam a localizar a fonte de um som. Além de mover suas orelhas, diz a Dra. Stepita, os cérebros dos cães “calculam diferenças de tempo extremamente pequenas entre o som que atinge cada orelha. Mesmo a menor mudança na posição da cabeça do cão em relação ao som fornece informações que o cérebro usa para descobrir a distância do som”. Então, quando um cachorro inclina a cabeça, ele poderia estar tentando determinar com mais precisão a localização exata do som, especificamente a altura relativa às orelhas, acrescenta a Dra. Stepita.
 
Coloque esses elementos juntos e parece bastante provável que os cães naturalmente partilham este comportamento e, então, o repete quando é reforçado. “Se o cachorro é elogiado pelo dono ao inclinar a cabeça, provavelmente ele a inclinará no futuro”, diz a Dra. Stepita.
 
cachorro-vira-cabeca
 
 

     

Virar a cabeça é sinal de inteligência?

 
Os cães que inclinam a cabeça são mais espertos do que os outros? Embora haja relatos anedóticos de que os cães com orelhas compridas e flexíveis estão mais propensos a inclinarem suas cabeças em resposta a ruídos do que os cães com orelhas eretas, a Dra. Stepita desconhece qualquer estudo que associe o inclinar de cabeça com alguma classificação específica com a raça do cachorro ou inteligência. Ela também observa que alguns especialistas relataram que os cães com certos problemas de socialização estão menos propensos a inclinarem a cabeça quando as pessoas falam.
 
Embora seja fácil assumir algo tão bonito como o inclinar a cabeça com algo sempre benigno, é importante falar com seu veterinário sobre qualquer comportamento que poderia ter uma causa médica. “Um cachorro que consistentemente ou sem parar mantém sua cabeça inclinada, especialmente sem um gatilho presente externo óbvio (ou seja, um ruído), pode ter um problema médico”, diz a Dra. Stepita. Estes tipos de problemas de saúde variam de doença cerebrais tais como infecção, inflamação, câncer etc., a um problema de orelha, tais como infecção, objeto estranho alojados ou outra massa. Apenas um veterinário pode descartá-los.
 

   


11 Compart.
Compartilhar10
WhatsApp
Twittar
Pin1