Meu cachorro ama morder sapatos e chinelos – como solucionar o problema

Escrito por: Yasmin Souza

Existe um grupo de cães levados da breca, que de jeito algum podem avistar um suculento chinelo, tênis, sapato – principalmente se forem recém comprados – que já querem tacar os dentinhos vorazes!
 
Os calçados sofrem ficando furados, molhados de baba e totalmente inutilizados!
 
A maioria dos donos de cães tem uma história dessas para contar, e essa repetição de padrão tem sim explicação. Saiba aqui no TSC as razões que levam seu cachorro a esse comportamento.
 
 

Por que os cachorros mordem sapatos

 
1) Exploração e crescimento da dentição
 

chinelo-cachorro

Isso era um chinelo.

Sendo o cão filhotinho, ele vai morder o seu chinelo como forma de explorar o ambiente, ou mesmo pra aliviar a dor nas gengivas e desconforto gerados pelo crescimento da dentição.
 
O crescimento da dentição completa por volta de 6 meses. Após terminado, o cão pode permanecer explorando o ambiente com a boca. As temidas mordidas no seu tênis costumam terminar quando o cachorro atinge a maturidade, ao atingir dois anos de idade.
 
2) Tédio e Atenção
 
Um cão que não se exercita regularmente, acumula muito energia. Dessa forma procura outras formas de aliviar sua tensão, e uma delas é mordiscar os calçados em vista. Outra forma de deixar o cãozinho ansioso, é deixá-lo no ócio, sem ocupação – sozinho em casa por exemplo – causando certamente problemas!
 
3) Ansiedade de separação
 
Se você tem um amigo cão que é um grude só com você, te segue em todos os lugares e fica deprimido quando você sai, eufórico quando você chega, são sintomas de ansiedade de separação.
 
O cachorro vai mordiscar seu sapato pois nele sente o seu cheiro e lhe dá uma certa sensação de alívio e segurança.
 
4) Estresse
 
Mastigar calçados é um comportamento canino para lidar com o estresse do dia-a-dia. ele pode estar fazendo isso por alívio de frustrações.
 
como-fazer-seu-cao-parar-de-morder-sapatos
 
 

     

Como fazer o cachorro parar de comer chinelo

 
– Deixe no ambiente do cão brinquedos de borracha próprios para pets, com imensa variedade em Pet Shops de todo o Brasil;
 
– Pegou seu amigo no flagra com o calçado? Não puxe-o da boca do cão, ele pode achar que é uma brincadeira de cabo de guerra. Ao invés disso, distraia-o e mude seu foco para outro objeto, só então tire o calçado.
 
– Ao avistar seu cachorro em direção ao sapato, diga “não” de maneira assertiva e dominadora e dê um brinquedinho pet próprio para mordidas. Quando ele se mostrar interessado, elogie e demonstre afeto, reforçando o comportamento certo;
 
– Brinque com o brinquedo pet de mastigar, valorize-o, mostre para seu cão que ele é especial;
 
– Não presenteie seu pet com calçados antigos e inutilizados ou mesmo brinquedos pets que tem a forma de um sapato. Isso irá causar confusão mental;
 
– No período de aprendizado, tire da vista de seu cão todo e qualquer tipo de sapato, mantenha-os sem acesso, em local fechado;
 
-Se o caso é ansiedade de separação, deixe com seu cachorro uma peça de roupa ou manta que tenha seu cheiro, para diminuir aos poucos o desequilíbrio do cão na sua ausência de casa;
 
-É muito importante estimular física e mentalmente seu melhor amigo. Faça exercícios com ele, desafie-o. Ele merece uma vida feliz e livre do tédio!
 
-Se a causa das mordiscadas é o estresse, identifique os momentos exatos em que isso ocorre. Investigue e resolva a raiz do problema que deixa seu cãozinho frustrado.
 
– Mesmo depois destas dicas o mau comportamento continua? Calma. Consulte um médico veterinário e um especialista em comportamento canino para solucionar o problema de vez.
 
Boa sorte! :)
 
melhorar-o-comportamento-do-cachorro-12
 
Fontes: DogCare e Cesarsway

   


225 Compart.
Compartilhar224
WhatsApp
Twittar
Pin1
  • GANHE uma Carteirinha de Emergência
  • GANHE um Calendário 2017
  • RECEBA dicas semanais de cuidados com seu cão