Calos no cotovelo (escaras de decúbito) | Tudo Sobre Cachorros

Calos no cotovelo (escaras de decúbito)

Escrito por: Tudo Sobre Cachorros Atualizado em 04/12/2014

Esses calos nos cotovelos de raças grandes são aquelas “falhas de pelo” que aparecem após uma certa idade do cão e é muito comum em cães idosos. Algumas raças tem maior predisposição, como é o caso dos Labradores.
 
 

Qual a causa dos calos nos cotovelos

 
A causa mais comum é a formação de calos. Calos ocorrem com frequência em raças de grande porte, e em cães de pele curta que dormem em superfícies duras, como madeira ou concreto. Quando o cachorro se deita, as “pontas” dos ossos entram em contato com o chão e como são regiões com pouco pelo, acabam criando esses calos. É semelhante ao que acontece nos calcanhares de pessoas que andam muito descalça, a pele vai engrossando e protegendo a região.
 
 

Como evitar o aparecimento de calos

 
calos cotovelo cachorroPara minimizar o aparecimento de calos, providencie uma superfície macia para o cachorro dormir. Pode ser uma cama acolchoada ou um tapete preenchido com espuma de borracha. Cães de apartamento, que dormem na cama com o dono ou no sofá, dificilmente vão apresentar calos no cotovelo. Cães mais pesados também tendem a ter mais calos pelo excesso de peso sobre os cotovelos. Veja aqui sobre a obesidade em cães.
 
 

Tratamento dos calos

 
Primeiramente, leve seu cão ao veterinário para ter certeza de que são mesmo calos, e não alguma outra doença. Caso seja realmente calo, não há tratamento, apenas providencie um local macio para seu cachorro deitar e não agravar o problema.
 

Snapchat Tudo Sobre CachorrosInstagram Tudo Sobre Cachorros

Ganhe um Calendário 2016

Assine GRÁTIS a Newsletter, receba os artigos no seu e-mail e ganhe um lindo Calendário 2016 pra você baixar e imprimir!

Mãe de cachorro?

Junte-se a nós!

Cadastre-se para conhecer a DogHero, serviço de hospedagem para cães, e receba toda semana novidades do mundo canino.