Cão mancando: o que pode ser? | Tudo Sobre Cachorros

Cão mancando: o que pode ser?

Escrito por: Drª Juliane Seixas Atualizado em 18/06/2015

Correr, saltar ou brincar é importante para a saúde do seu cão. Um cão mancando é um claro indicador de que algo está errado, animais saudáveis, que não estejam sentindo dor, não mancam. Problemas graves nos ossos e músculos detectados de forma precoce tem melhores chances de recuperação.
 
A claudicação canina, ou mancar, pode ter varias razões. Não há raça, idade ou sexo que tenha uma predisposição nesse caso. A maioria das vezes acontece por estiramento ou torção depois de longas sessões de exercícios, por pequenos incômodos em decorrência de espinhos na pata ou um problema sério como uma fratura. Qualquer diminuição na capacidade de um animal para suportar seu peso sobre um membro ou uma diminuição na mobilidade normal e função de um membro pode ser considerado claudicação.
 
 
cachorro mancando

Porque um cachorro manca

 
• Machucados e feridas nas patas:
Cortes nas patas podem ser causados por pisar em objetos pontiagudos, ou derrapar na calçada. Unhas compridas podem machucar os coxins plantares ou, ainda, quando quebradas/cortadas de forma muito curta, podem causar dor e levar à claudicação;
 
Parasita como carrapatos podem gerar infecção (cistos interdigitais) nas patas, o que pode também causar dor e incômodo ao andar.
 
• Traumas (luxações e fraturas):
Nesse caso o seu cão apresenta uma dor aparente. Esforço excessivo, quedas e atropelamentos podem levar ao rompimento de ligamentos a fraturas ósseas;
 
Nesses casos é fundamental ir diretamente ao seu veterinário.
 
• Problemas degenerativos:
Em animais idosos (acima de 7 anos), é importante considerar a possibilidade de algumas doenças degenerativas como as artrites/artroses.
 
• Doenças comuns das raças:
Displasia coxo-femural em cães de grande porte (Golden Retriever, Labrador, Rottweiler) podem também se tornar mais graves, e alterações no andar podem ser observadas.
 
Hérnias de disco (discopatias) em cães de pequeno porte (Shih-tzu, Lhasa apso, Dachshund) podem ser motivos para a claudicação e posterior dificuldade para andar, podendo acometer um ou mais membros.
 
Luxação de patela (Chihuahuas, Lulu da Pomerânia, Yorkshire) o cão manca, para permitir o alongamento do músculo para a patela retornar ao seu local de origem.
 
• Tumores
Tumores ósseos (osteossarcomas), melanocíticos e carcinomas de células escamosas também podem causar claudicações. Sendo as causas mais graves.
 
 

O que fazer quando o cachorro está mancando?

 
• Nunca tente dar anti-inflamatórios por conta própria ou qualquer outro medicamento!
• Anti-inflamatórios para dor muscular em humanos podem ser potencialmente tóxicos aos cães e gatos quando dados sem conhecer a fisiologia e as doses necessárias para cada caso.
• Nessas horas o ideal é procurar por um veterinário, ele, além do exame clínico, pode precisar de exames complementares, como raios x, para saber ao certo o que pode estar ocorrendo.
• Através desse método, é possível que o médico veterinário consiga visualizar o que pode ser a causa e só assim será possível descobrir qual o melhor procedimento e tratamento para o caso.
• Luxações, fraturas nos membros, artrites, problemas na coluna, inflamações e/ou rompimento de ligamentos e dos tendões, deslocamento de ossos da patela e até mesmo alguns tipos de câncer que podem acometer os ossos dos animais, todos esses podem ser visualizados através de um exame radiológico.
• Existem médicos veterinários especializados em ortopedia que são especialmente treinados para lidar com os casos mais complicados quando se trata da saúde dos ossos e articulações do seu pet?
 

Snapchat Tudo Sobre CachorrosInstagram Tudo Sobre Cachorros

Ganhe um Calendário 2016

Assine GRÁTIS a Newsletter, receba os artigos no seu e-mail e ganhe um lindo Calendário 2016 pra você baixar e imprimir!

Mãe de cachorro?

Junte-se a nós!

Cadastre-se para conhecer a DogHero, serviço de hospedagem para cães, e receba toda semana novidades do mundo canino.