Convivência entre cães e grávidas

Convivência entre cães e grávidas

Escrito por: Tudo Sobre Cachorros

Quando um casal descobre uma gravidez, logo vem a dúvida: e o cachorro? Como vai ser isso? A vida desse casal irá se transformar por completo, afinal, agora terá um bebê em casa. E nesse novo mundo e nessa nova rotina, tem o seu cachorro, que sempre vai precisar da sua atenção e do seu carinho. É comum o cachorro ser deixado de lado quando nasce o bebê, mas a família precisa fazer um esforço redobrado para que isso não aconteça e assim não gere problemas para o cachorro, que antes era o centro da casa e agora não é mais.
 

Os cachorros sabem quando a mulher está grávida?

 
Sim, eles sabem. Os cães percebem a alteração hormonal da dona pelo olfato e a partir de então, criam um laço ainda mais profundo com ela. Algumas mulheres grávidas relatam que o comportamento do cachorro muda quando percebem que a dona está grávida: param de pular, ficam mais tranquilos, mais carinhosos e mais protetores.
 
 

Benefícios de ter um cão quando se está grávida

 
Uma pesquisa feita na Universidade de Liverpool, na Inglaterra, revelou que as mulheres grávidas que tem cachorros tem 50% mais chances de fazer a quantidade de exercícios ideal, que são 3 horas por semana. O cachorro é um estímulo para o exercício, pois ele próprio precisa ser levado pra passear todos os dias. A ideia é passear todos os dias durante 30 minutos. Mas antes, fale com um obstetra para que ele libere a prática dessa atividade.
 
cachorros e gravidasOutro estudo, dessa ves norte-americano, revelou que os filhos de gestantes que conviveram com seus animais de estimação têm 28% menos chances de contrair asma ou alergias, porque desenvolveriam um sistema imunológico mais resistente. Visto isso, cai por terra aquela teoria de que os animais são “sujos” e fazem mal para as crianças. Há casais que não permitem que o cão chegue perto do bebê, o que é uma atitude equivocada. Ambos precisam se acostumar um com o outro desde cedo.
 
 

Como lidar com o cachorro na época da gravidez e depois

 
Alguns cuidados precisam ser tomados para que a convivência seja a melhor possível. Isso vale também para pessoas que não tem planos de ter filhos.
 
Manter limpo o ambiente do animal: evite deixar fezes ou urina, pois além de contaminantes, podem atrair mosquitos e moscas.
 
A saúde do seu cachorro deve estar em dia: faça check-ups anuais no seu cachorro, mantenha em dia a vermifugação e a vacinação e dê banhos regulares.
 
Estude onde seu cão poderá ter acesso: se o cachorro não vai poder entrar no quarto do bebê, por exemplo, ensine-o desde antes para que ele não associe essa limitação com a chegada do bebê.
 
Uma atitude difícil, mas necessária, é se distanciar um pouco do seu cão. Quando a criança nasce, a mulher passa a ter pouquíssimo tempo pra cuidar dela mesma, quem dirá do cão. Ela não conseguirá dar a mesma atenção de antes enquanto estiver com uma criança pequena em casa. O cão vai acabar associando o distanciamento à chegada do bebê e isso vai gerar muito ciúmes. Portanto é importante que ele se acostume com a nova rotina antes do bebê chegar. Por exemplo, quando for ver TV, deixe o cão onde ele estiver em vez de levá-lo junto. Evite dormir com o cachorro na cama. Atitudes como essa vão desligar um pouco a dependência emocional que o cachorro tem com a dona.
 
 

Loja Virtual Tudo Sobre Cachorros

Os primeiros momentos do cachorro com o recém-nascido

 
Assim que chegar da maternidade com o neném, faça uma grande festa pro seu cachorro. Deixe ele cheirar os pezinhos do neném e dê um petisco pra ele. Nas primeiras semanas, o cachorro pode querer chamar a sua atenção, roendo seus objetos ou fazendo xixi e cocô fora do lugar. Não brigue com ele! Recolha sem que ele veja e continue fazendo o que estava fazendo. Se você brigar com ele, olhar pra ele ou falar com ele, ele vai ver que conseguiu chamar sua atenção e continuará fazendo coisas erradas. Ignore completamente e esse comportamento irá parar.
 
 

Criar um bebê e um filhote ao mesmo tempo

 
Se você está grávida e está pensando em ter um cachorro agora, talvez seja melhor esperar até seu bebê ter pelo menos 1 ano. Cuidar, educar e ensinar um filhote de cachorro não é uma tarefa fácil e demanda muita atenção e trabalho. É praticamente impossível educá-lo corretamente e ter um neném ao mesmo tempo. Um cão requer muito nosso tempo e é melhor adquirir um quando a criança já estiver maior e dando menos trabalho.
 
cachorros e gravidas

Instagram Tudo Sobre Cachorros
Ganhe um Calendário 2015

Assine GRÁTIS a Newsletter, receba os artigos no seu e-mail e ganhe um lindo Calendário 2015 pra você baixar e imprimir!

popup