Vantagens de adotar um cachorro adulto

Vantagens de adotar um cão adulto

Escrito por: Tudo Sobre Cachorros Atualizado em 05/02/2015

Ao adotar um cão, uma escolha que precisa fazer é sobre adotar um filhote, um adolescente ou um adulto. Nem sempre é uma decisão fácil, por isso vamos dar uma olhada nas vantagens e desvantagens de adotar cães em idades diferentes.
 
Os filhotes são seres encantadores. São engraçados, bonitinhos e cheios de promessas. Mas filhotes, como todos os bebês, precisam de muito cuidado e atenção, se você espera que ele cumpra as promessas.
 
 
Filhotes dão muito trabalho
 
Seu filhote precisa ser treinado para que saiba que o que pode fazer e o que não pode. O filhote precisa de muitos exercícios e brincadeiras seguras para que seu corpo se desenvolva corretamente. Precisa aprender a fazer suas necessidades no jornal. Precisa também se socializar com outras pessoas e animais para que se sinta confortável no mundo. Na medida em que cresce e aprende, o filhote faz bagunça, morde coisas e sofre alguns acidentes na casa. No geral, um filhote dá um tremendo trabalho – bem mais do que muitos adotantes desavisados percebem.
 
 
Adotar cachorro adultoA saúde de um filhotes — e o tamanho — pode ser imprevisível
 
Filhotes disponíveis para adoção em abrigos às vezes oferecem desafios adicionais, pois eles vêm de situações abaixo do ideal. Há boas chances de que seus pais não tenham sido examinados em questões hereditárias ou problemas de temperamento, ou que o cuidado pré-natal e pós-natal tenha sido oferecido para a mamãe e seus filhotes. Filhotes de abrigos podem ter sido tirados de suas mães jovens demais para um correto desenvolvimento emocional. Atenção veterinária pode ter faltado antes do filhote chegar ao abrigo ou grupo de resgate. Abrigos responsáveis fornecem assistência média, tratamento para parasitas e vacinas contra doenças infecciosas se necessário. Porém, às vezes os filhotes adotados não apresentam sinais de doenças até que se mudem para o novo lar.
 
Isso quer dizer que você não deve adotar um filhote de um abrigo? De jeito nenhum! Muitos cães maravilhosos foram filhotes que não tiveram o melhor começo de vida. Mas você precisa ter consciência que mesmo um filhote tem uma história e você pode precisar oferecer cuidados extras.
 
Saiba, também, que não é possível prever como o filhote vai amadurecer, especialmente se for uma mistura de raças. Se você adotar um filhote, tenha certeza de estar pronto para aceitá-lo quando adulto, mesmo que ele acabe ficando muito maior do que você imaginava.
 
 
Cães adultos já são emocionalmente maduros
 
Filhotes se transformam em adolescentes num piscar de olhos. Aquela bola de pêlos que você levou pra casa vai se transformar em pernas, orelhas, focinho e energia em quatro meses. A adolescência nos cães começa aos seis meses e dura até o período entre dezoito a 36 meses, dependendo da raça. Cães pequenos tendem a amadurecer fisicamente mais rápido do que os grandes, mas todos os cães mental e emocionalmente imaturos até que tenham pelo menos dois ou três anos de idade. Eles continuam precisando de treinamento, muito exercício e socialização durante esse período de desenvolvimento.
 
 
Cães adultos são ótimos para donos de primeira viagem
 
Se esse é o seu primeiro cão, ou se você não pode dedicar o o tempo necessário ao treino, socialização e exercício que um filhote precisa, um cão adulto pode ser uma opção melhor pra você. Se não tem certeza, converse com pessoas que já estão criando filhotes ou tenham criado recentemente para ter um quadro realista da situação. Se lidar com xixi de filhotes no tapete e marcas de dentes nos seus dedos do pé por meses parecer muito caótico pro seu gosto, adote um adulto.
 
 
Você sabe o que está levando com um cão adulto
 
Quando você escolhe um cão adulto, você já sabe mais ou menos o que está levando. Você pode ver seus traços físicos e ter uma idéia do seu temperamento básico, apesar dos cães de abrigos ou recém chegados em casas de resgate não mostrem sua personalidade logo de cara. Ainda assim, com o guia que oferecemos aqui, você pode selecionar um cão cujo comportamento vai melhorar e florescer assim que instalado em seu novo lar.
 
 
Cães adultos irão amar você tanto quanto um filhote
 
Se está preocupado que um cachorro mais velho não vá criar laços com você, não fique. Cães são extremamente resistentes e coração aberto. Alguns superam completamente o passado em questão de dias. Outros podem levar algumas semanas ou meses, e alguns carregarão uma pequena bagagem por ainda mais tempo que isso. Trabalhar com seu cão adotado para ajudá-lo a superar os obstáculos necessários para aproveitar a nova vida, pode ser uma experiência incrivelmente gratificante – e o resultado em longo prazo, é uma relação de amor.

Snapchat Tudo Sobre CachorrosInstagram Tudo Sobre Cachorros

Ganhe um Calendário 2016

Assine GRÁTIS a Newsletter, receba os artigos no seu e-mail e ganhe um lindo Calendário 2016 pra você baixar e imprimir!

Mãe de cachorro?

Junte-se a nós!

Cadastre-se para conhecer a DogHero, serviço de hospedagem para cães, e receba toda semana novidades do mundo canino.