InícioAdestramentoTudo sobre o Adestramento Positivo

Tudo sobre o Adestramento Positivo

Poderia dar uma resposta simples, dizendo que o adestramento positivo é uma forma de educar o cão sem uso de aversivos, focando em recompensas positivas e que visa o bem-estar do animal. Mas a verdade, é que vai muito além disso, pois se eu não entendo um pouco de como meu cachorro pensa, do que é bom ou ruim para ele como espécie, não adianta.

Se eu falo em bem-estar e não entendo o que é bem-estar para o meu cão, posso simplesmente fazer para ele o que eu considero ser bom para mim, e estaria errando. Então antes de tudo é importante conhecer as reais necessidades do cão, procurar entender seus comportamentos, como se comunicam e sempre lembrar que quando achamos que algo é bom para a gente, não necessariamente é bom para o cão.

A base do Adestramento Positivo é respeitar o cachorro enquanto espécie.

O AP vai muito além de ensinar o cão a fazer comandos, claro que isso também é muito importante, aumentar o repertório (ensinar vários comandos) ajuda o nosso cão a se comunicar melhor e a tomar decisões mais assertivas. Mas antes disso devemos considerar diversos elementos que compõem a vida do cachorro.

Como aplicar o Adestramento Positivo no dia-a-dia

adestramento-positivo

Cães precisam de rotina

Cães precisam saber o que vai acontecer, ter uma rotina pensada nas necessidades do cão faz toda diferença, é importante suprir essas necessidades dele como espécie. Ter passeios diários, brinquedos funcionais que estimulem eles a manifestarem seus comportamentos naturais. Uma rotina adequada, diminui o estresse e ansiedade do cão, logo, ameniza as chances dos comportamentos indesejáveis.

Manejo do ambiente para cães

O ambiente influencia muito no comportamento dos nossos cães, então é importantíssimo ter um ambiente favorável para a disciplina dos nossos cães. Se você pega um filhotinho e deixa um monte de chinelo espalhado pela casa, fica difícil evitar que ele irresistivelmente roa esses chinelos. Tire do alcance as coisas potenciais – e erradas – que seu cão possa pegar.

Reforço positivo no adestramento diário

Reforçar os bons comportamentos, e isso vai muito além de dar petisco, significa reconhecer os comportamentos desejáveis, e mostrar isso ao cão proporcionando para ele algo que lhe deixa feliz, pode ser sua atenção, carinho, chamar ele para o sofá, algo que ele goste, que também pode ser comida.

Respeite o cachorro como um cachorro

Respeitar o cão como espécie, entender seus medos, seus limites, e não apenas esperar que o nosso cão nos respeite e nos obedeça. Entender que os cães precisam de repetições para aprender o que estamos ensinando, isso fortalece caminhos neurais, fazendo aquela ação se tornar mais familiar e fácil.

Construa um relacionamento com seu cachorro

Quando investimos no relacionamento, estamos aumentando as chances do nosso cão fazer o que desejamos. Por exemplo: Se a mãe pede para o filho lavar a louça, ele pode fazer por medo da atitude da mãe caso ele não lave, por querer algo em troca, e aí ele sempre fará por interesse, ou simplesmente porque compreende que lavar a louça é importante. Outra analogia: Se você está andando na rua e uma pessoa desconhecida, te pede dinheiro emprestado, você não irá emprestar, porque não tem confiança certo? E se for alguém próximo de você, que você sabe que pode confiar? Muda
bastante né? Com o nosso cão também funciona assim. Investir em um bom relacionamento sempre fará diferença para as decisões dele.



Adestramento Positivo funciona?

Quando falamos em adestramento positivo estamos falando de focar no que é bom para nosso cão, ensinar de forma eficaz, eficiente e ética. Basta pensarmos: isso vai prejudicar o meu cão? Vai fazer ele se afastar ou ter medo de mim? Vamos sempre criar estratégias visando fortalecer o nosso vínculo. No adestramento positivo, além de considerar tudo acima, vamos sempre focar no que queremos, e não em corrigir algo. Se o cão está fazendo algo que considero indesejável (roer o pé da mesa, puxando no passeio, pulando nas visitas, etc), a abordagem será: o que está levando o cão a agir desta forma, entender os motivos e trabalhar nisto, visando modificar o comportamento.

O cão não vai obedecer por medo, mas sim vai agir corretamente por ter sido ensinado desde sempre a SABER o que é o certo (não roer seus móveis, por exemplo).

Sim, o Adestramento Positivo funciona para cães de todas as raças, portes, temperamentos, níveis de energia e agressividade. Qualquer aspecto comportamental/emocional pode ser tratado apenas com o Adestramento Positivo.

Como adestrar usando o Adestramento Positivo?

Adestramento Positivo - O que éNão usamos punições positivas (que inserem desconforto), apenas punições negativas (que elimina algo), faz o cão deixar de ganhar uma recompensa, por exemplo: se o cão está pulando e ainda não sabe um outro comportamento incompatível, como sentar por exemplo, eu me retiro do local, ou dou as costas. Assim eu não reforço o pulo, e a tendência é ele diminuir o comportamento, porém é uma forma inicial, pois aumentar o repertório como mencionei
acima, irá melhorar as possibilidades deste comportamento não se repetir ou intensificar.

Veja aqui como corrigir um cachorro no Adestramento Positivo

Não trabalhamos com inserção de desconforto físico, e sempre vamos planejar um treinamento com o mínimo de estresse possível. Vejam o que a Karen Pryor fala sobre castigo, no seu livro: Don’t Shoot the Dog:

“Este é o método favorito dos seres humanos. Quando o comportamento corre mal, pensamos logo em castigar. Ralhar com a criança, bater no cão, retirar o salário, multar a empresa, torturar o dissidente, invadir o país. Contudo, o castigo é uma forma grosseira de modificar o comportamento. Na verdade, na maioria das vezes o castigo não funciona.”

A cultura de punir, de castigar ainda está muito presente, então sempre que for contratar um adestrador, converse com ele para entender seus métodos, saber se usa aversivos como: spray de água, enforcador, chocalho de moedas, cutucões, gritos, sustos, entre outros (tem muita aversivo por aí), algo que possa prejudicar seu cão de forma proposital. Alguns adestradores se dizem “positivos” um dia você o vê utilizando uma “guia unificada”, que nada mais é que um enforcador com outro nome. Esse profissional está longe de ser positivo.

O adestramento positivo trabalha com embasamento cientifico, visando uma educação gentil e agradável para o cão e toda a família. Importante ressaltar que o adestramento positivo é indicado para todos os cães, independente do porte ou idade. Vamos revolucionar nossa forma de nos comunicar e ensinar nossos cães? Eles merecem o melhor!

Produtos para seu cachorro

Use o cupom LOJATSC e tenha 15% de desconto na primeira compra!


 

spot_img

ÚLTIMOS ARTIGOS