InícioAdestramentoComo corrigir um cachorro usando o Adestramento Positivo

Como corrigir um cachorro usando o Adestramento Positivo

No Adestramento Positivo nós usamos apenas punições negativas! Mas como assim? Se o adestramento é positivo, porque a punição é negativa?
 
Muita gente confunde isso, justamente pela nomenclatura. Porém o negativo da punição, não vem do ser bom ou ruim, e sim da subtração, da matemática. Ou seja, na punição negativa (-), o cão deixa de receber algo, ele não é recompensado.
 
Por exemplo: Se um cão está pulando em você e você sai de perto, você está praticando uma punição negativa. No caso, não reforçando o pulo com a sua presença. Se ele não pula, você permanece, dá carinho. Se ele pula, você sai, ele te perde.
 
adestramento-positivo-brigar
 
Usando o mesmo exemplo para a punição positiva (+), teríamos que inserir um desconforto, que poderia ser físico ou emocional: o cão pula e ganha um cutucão, neste caso um desconforto físico. Ou pula e você grita com ele, fazendo ele se assustar e gerando um desconforto emocional. Bater e brigar também são formas de punição positiva (acréscimo de desconforto), por isso não usamos esse tipo de atitude no Adestramento Positivo.
 
No Adestramento Positivo levamos em consideração o bem-estar do cão e sabemos que dar broncas ou inserir desconforto irá gerar justamente o contrário. Na verdade, o mundo ideal é conseguir trabalhar apenas com reforço positivo, ou seja, não precisar trabalhar com punição, mas sabemos que o erro acontece e comportamentos indesejáveis também. Neste caso, a melhor forma é sempre que precisar punir, agir de forma menos invasiva para o cão.
 


Como agir se o cachorro faz algo errado?

O melhor caminho, é sempre ensinar comportamentos alternativos, aumentando o repertório do cão, justamente para inibir o uso de punições. Ainda usando o exemplo do pulo, se o seu cão sabe fazer algo sob comando como sentar, dar a pata ou deitar, no momento que ele apresenta um comportamento indesejável de pular, você pode solicitar um desses comandos, e ao invés de punir, você recompensa! Não fica muito mais fácil? Mas se o seu cão ainda não tem repertório de comandos alternativos, o ideal é ignorar ou sair de perto. Você estará fazendo uma punição negativa. Naquele momento você ignora, não reforça. Mas anota aí: ENSINAR COMANDOS BÁSICOS É O CAMINHO MAIS ASSERTIVO! Apenas ignorar não resolve comportamentos indesejáveis. Ignore enquanto seu cão não aprendeu algo novo.
 
Veja aqui nosso artigo sobre a importância do adestramento
 
Fizemos um vídeo sobre os comandos principais que você deve ensinar ao seu cachorro:
 

 
Outra maneira de reagir a um comportamento indesejável seria redirecionando para outra atividade: Se o cão late, você pode redirecionar para um brinquedo, como o cabo de guerra por exemplo, com a boca ocupada, ele não terá como latir.
 
Se o filhote está mordendo/ roendo coisas da casa, oferecer brinquedos adequados para que ele faça isso é a melhor solução.
 
Nossas indicações:
Melhores brinquedos recheáveis para distrair seu cachorro
Melhores brinquedos de roer
 
Não fique pensando em como punir, mas sim no motivo que está levando o seu cão a agir daquela maneira. Mude os antecedentes. Exemplo: Se você sabe que seu cão vai ficar excitado quando chegar uma visita, gaste a energia dele antes, brincando ou passeando, e um pouco antes da visita chegar, prepare o ambiente para que ele escolha fazer algo mais interessante do que ficar pulando nas visitas, que pode ser relaxando enquanto come no brinquedo recheado ou roendo seu desidratado preferido! Veja aqui nossas indicações de brinquedos recheáveis.
 

Qual o problema de bater ou brigar com o cachorro?

Quando você briga ou bate no seu cachorro, você está atrapalhando o seu estado emocional. Isso pode desencadear que seu cachorro sinta medo de você de situações, se tornando inclusive agressivo por conta desse medo.
 
Outro problema é que o cachorro passa a não confiar plenamente em você, passa a te obedecer MENOS e enfraquece o vínculo entre o cão e você.
 
Sempre recompense os bons comportamentos do seu cão e irá se surpreender no que ele é capaz de fazer. A educação positiva é uma escolha acolhedora, promove bem-estar e transforma vidas!
 

Produtos para seu cachorro

Use o cupom BOASVINDAS e tenha 10% de desconto na primeira compra!


 

spot_img

ÚLTIMOS ARTIGOS