Use o cupom CEC2024 pra ganhar desconto em qualquer curso da escola!

HomeAdestramentoNecessidades básicas dos cães

Necessidades básicas dos cães

Existe uma pirâmide que fala sobre as necessidades básicas dos humanos, mas também temos uma pirâmide, que inclusive foi baseada na pirâmide de Maslow para falar das necessidades caninas. Este assunto é de grande importância, porque quando entendemos as reais necessidades dos nossos cães, começamos a ter um olhar muito diferente sobre a maioria das coisas que eles fazem, e também mudamos nossa forma de enxergar o que realmente é importante para eles.
 
Muitas vezes você já deve ter ouvido alguém falar: “Esse cachorro tem uma vida boa demais, come e dorme”, na verdade essa é a visão de uma vida boa de quem está falando. Infelizmente é comum a gente compreender que coisas que consideramos boas para a nossa vida, também sejam boas para nosso cachorro, e é sobre este ponto que gostaria de convidar você leitor a refletir. Para isto, vou falar aqui sobre a pirâmide das necessidades básicas caninas, considerando a espécie e necessidades caninas, já que estamos falando de um ser que mesmo que a gente considere como filho, temos que entender e respeitar suas especificidades. Vamos lá?
necessidades caninas

Necessidades biológicas dos cães

A base da pirâmide traz suas necessidades biológicas, que está ligado a questões físicas dos cães. Aqui temos que levar em consideração: Nutrição apropriada, ou seja, um alimento equivalente ao seu porte, sua idade a necessidade alimentar daquele indivíduo. Água fresca, aguinha sempre limpa, em um pote limpo, em uma temperatura ideal. Exercício suficiente, para sua idade, raça caso tenha, porte, cada cão terá uma necessidade especifica de gasto de energia. Ar, descanso suficiente, lembrando que cães filhotes dormem de 16 a 18 horas por dia e cães adultos também precisam ter seu descanso respeitado. Abrigo interno, ter um local que possa se abrigar e se proteger dos elementos do tempo, como chuva e sol. Segurança, aqui vamos pensar na segurança física, que o cão esteja em um local onde não escape, ou que coisas ruins externas possam alcança-lo, muito triste casos de envenenamento, mas infelizmente temos que prevenir. Cuidados físicos, como banho, corte de unhas, limpeza em geral e claro, atendimento veterinário respeitoso, mantendo a saúde do cão assistida e com as vacinas certinhas. Essa parte é a básica das básicas!
 
dormir-cachorro-cama

Necessidades emocionais dos cães

Nesta parte da pirâmide, vamos cuidar da saúde emocional dos nossos cães, proporcionar que eles sintam emoções positivas ligadas ao seu bem-estar. Vamos considerar: Segurança, mas aqui estamos falando da importância do cão se sentir seguro, saber que está fora de perigo, sem ser exposto a estresse o tempo todo, segurança emocional. Um ambiente onde o cão saiba o que vai acontecer, que ele esteja encaixado nas regras, cães precisam de previsibilidade, então ter uma rotina ajuda muito. Por último temos a liderança benevolente, mas isso não quer dizer que você precisa mandar no seu cão, mas guia-lo para que ele faça boas escolhas, cooperando com ele, sendo uma referência para ele, e isso só irá acontecer se no seu dia a dia tiver coerência, constância, forma positiva de lidar com seu cão ganhando a confiança dele.
 

Necessidades sociais dos cães

Cães são animais sociais, assim como nós. É importante garantir que nossos cães tenham contato com outros cães, outras pessoas. Exclusão social é comum para cães de muitas famílias, e quando fazemos isso estamos impedindo que nosso cão aprenda e interaja com outros animais e outras pessoas, que se divirta. Mas lembre-se cada cão é único e não necessariamente todos os cães vão gostar deste contato, entenda as necessidades do seu cão e faça o melhor que você puder para ele.
 


Educação

Imaginem viver em um local que ninguém se comunica de uma forma que você entenda, é muito importante buscar entender nosso cão, e também prevenir problemas. Para isso podemos simplesmente deixar o ambiente favorável para ele não fazer coisas indesejadas, se ele não pode subir em uma cadeira, apenas tiramos a cadeira evitando que ele suba. Modificando os antecedentes: se ele mexe no lixo, colocamos o lixo em um local que ele não tenha acesso. Prevenir é sempre a melhor escolha. O Reforço positivo será um ótimo aliado na educação do seu cão, recompense os bons comportamentos, o melhor treino é o do dia a dia, nosso cachorro está aprendendo o tempo todo, cabe a nós decidirmos se ele vai aprender sozinho, e aí ele vai fazer o que funciona para ele, ou se vamos participar deste processo. Faça parte disto, muitas vezes a gente aprende muito com eles também.
 

Necessidades cognitivas dos cães

Por último, mas não menos importante, precisamos falar das necessidades mentais dos nossos cães. Cães são animais super inteligentes, é importante que eles tenham essa capacidade cognitiva estimulada. Podemos fazer isso através do Enriquecimento Ambiental, que sei que já é um assunto muito falado aqui e no canal do YouTube. Através do Enriquecimento Ambiental vamos criar desafios para nossos cães resolverem e vamos simular situações para que possam expressar comportamentos naturais. É sempre importante preservar a capacidade de escolha dos nossos cães, então vamos sempre avaliar se a situação proposta está de acordo com a capacidade e disposição dos nossos cães e sempre que necessário ajudar.
 
Muitos tutores deveriam ter acesso a essas informações antes de tomarem a decisão de adotar um cachorro, pois muitas pessoas acham que são muitas coisas, mas são apenas as necessidades básicas. Muitas vezes os cães começam a manifestar problemas comportamentais apenas porque estão sem ter essas questões supridas, e como já mencionei, prevenir é muito melhor do que remediar! Bora oferecer uma vida linda para nossos cães, eles vivem muito pouco tempo, vamos fazer o nosso melhor!
 

Conheça nossos cursos

Cuide melhor do seu cão
e resolva seus problemas

Meu Cachorro Equilibrado

Aprenda a cuidar do seu cachorro da maneira certa.

Vivendo Sem Latidos

Ensine seu cachorro a parar de latir em excesso.

Sozinho Sem Sofrimento

Acabe de vez com a Ansiedade de Separação.

Comandos Essenciais

Melhore a comunicação entre vocês.

Primeiros Socorros para Cães e Gatos

Aprenda a salvar vida do seu cão.

Xixi e Cocô no Lugar Certo

Necessidades no lugar certo sempre!

Receba nossas novidades

Receba nossas novidades

Mais artigos: