O Enriquecimento Ambiental é uma técnica criada em meados do século XX com o objetivo de proporcionar mais qualidade de vida para animais mantidos em cativeiros (zoológicos, fazendas e laboratórios) e que ultimamente tem sido utilizada também para animais de companhia, tanto cães quanto gatos.
Oenriquecimento ambiental(EA) entra em cena quando tornamos o local e a rotina do cão mais enriquecidos de estímulos físicos, mentais, sensoriais, alimentares e sociais, com o objetivo de estimular comportamentos típicos da espécie como caçar, farejar, forragear (buscar alimento), roer, cavar, se entocar, brincar e etc. É uma tentativa de trazer a vida na natureza para dentro do ambiente doméstico.
Por que fazer Enriquecimento Ambiental?
Podemos considerar que nossos cães também vivem numa espécie de cativeiro, pois passam suas vidas confinadas dentro das nossas casas, sendo controlados quase que inteiramente por nós. Sem falar da rotina de trabalho cada vez mais agitada dos centros urbanos, em que as pessoas chegam cada vez mais tarde em casa e os cães, por sua vez, têm passado cada vez mais tempo sozinhos. Ou o cenário oposto que vivenciamos durante a pandemia, que os cães tiveram nossa companhia 24 horas por dia mas em contrapartida desenvolveram uma dependência emocional exacerbada por nós, não conseguindo ficar sozinhos nem por alguns minutos. Este estilo de vida tem gerado cães frustrados, entediados, dependentes e com o bem-estar comprometido. Desta forma, tanto os animais de zoológico quanto os animais de companhia que vivem em um ambiente restrito e pobre em estímulos, sofrem uma série de problemas de comportamento.
Por exemplo, um cão que fica o dia inteiro dentro de um apartamento, tende a ficar entediado e frustrado, direcionando toda sua energia para destruição de objetos, latidos em excesso, automutilação, dentre outros distúrbios de comportamento. No entanto se este cão tem uma rotina enriquecida e oportunidades para expressar comportamentos naturais tende a ficar mais calmo, equilibrado, e com o bem estar elevado.
Vantagens do Enriquecimento Ambiental
Trazer a vida na natureza para o ambiente doméstico tem várias vantagens para o cachorro, pois ele se conecta com seus instintos mais primitivos. Isso tem muitos benefícios:
1. Reduz o cortisol, hormônio do estresse
2. Libera hormônios do prazer e da felicidade
3. Ajuda o cão a passar o tempo, evitando o tédio e a frustração
4. Promove bem-estar físico, mental e emocional
Em resumo: seu cachorro mais calmo, equilibrado e feliz.
Como fazer Enriquecimento Ambiental
Para que oenriquecimento ambientalseja efetivo precisamos nos atentar para alguns critérios-chave:
1) Novidade: o ambiente precisa ser dinâmico, complexo e imprevisível, isto é, novos estímulos são fundamentais;
2) Rotatividade: a fim de tornar as atividades viáveis a médio/longo prazo as atividades e brinquedos podem passar por um revezamento, podendo assim, serem repetidos com um determinado intervalo mínimo de tempo;
3) Rotina diária: as atividades devem ser inseridas na rotina do cão e do dono. A quantidade e a intensidade dos estímulos devem estar de acordo com as necessidades individuais de cada cão;
4) Desafio: deve se aumentar gradualmente a dificuldade das atividades conforme a resposta individual de cada cão;
5) Criatividade: a fim de cumprir com o critério da novidade e do desafio, a criação de novas ideias é imprescindível;
6) Opções de escolha: é muito importante oferecer oportunidades de escolha para que o cão faça escolhas por ele mesmo, e assim expresse seu repertório comportamental.
Produtos para Enriquecimento Ambiental
Alguns produtos do mercado facilitam muito na hora de implementarmos o EA na rotina do cachorro. Fizemos uma lista dos nossos preferidos para esse fim. Só clicar em cada um pra conferir:
Use o cupom BOASVINDAS pra ter 10% de desconto!
1) Brinquedos inteligentes
2) Brinquedos recheáveis
3) Tapete de fuçar
4) Tapete de lamber
5) Ossos de nylon
6) Petballs
E, para concluir, não poderia deixar de enfatizar a importância de supervisionar o cão durante as atividades de Enriquecimento Ambiental. Seja utilizando brinquedos comerciais ou feitos em casa com materiais recicláveis, é fundamental supervisionar as primeiras interações para evitar qualquer tipo de acidente como por exemplo, a ingestão de objetos, ferimentos e brigas entre dois ou mais cães.