Tudo sobre a tosa em cães

Escrito por: Tudo Sobre Cachorros

O que é a tosa em cães?

 
Tosar um cachorro é quando você apara, tosquia ou corta os pelos do seu cachorro. A tosa é feita por estética, higiene e limpeza do cachorro.
 
Algumas raças precisam de tosa frequente, são aquelas que tem o crescimento infinito do pelo, ou seja, se não tosar, o pelo não para de crescer. Outras raças precisam de tosa higiênica somente, para que o cão se mantenha limpo.
 
 

Por que a tosa é importante?

 
como-tosar-caoO pelo funciona como um isolante térmico para o cachorro, ele concentra o calor no corpo do cão e também evita que o cachorro absorva calor em excesso. Não é recomendado que você tose muito o seu cachorro, muitas pessoas cometem o erro de tosar completamente os cães de pelo longo no verão achando que assim o cachorro ficará mais “fresco”, mas isso não é uma verdade. A tosa continua sendo importante porque evita que o pelo acumule fungos, bactérias e parasitas (pulga, carrapato etc).
 
A solução, se você tem um cachorro de pelo longo e que precise de tosa, é que você faça uma tosa média, que mantenha o cachorro higiênico mas ao mesmo tempo não tire a função do pelo do cão.
 
 

Raças que precisam tosar

 
Maltês
Lhasa Apso
Yorkshire
Schnauzer
Cocker Spaniel Inglês
Cocker Spaniel Americano
Shih Tzu
Poodle
Bichon Frisé
Afghan Hound
– Cão D’Água Português
Pequinês
West Highland Terrier
 
 

O que é tosa higiênica

 
A tosa higiênica é feita para manter a higiene e a limpeza do cachorro, ela consiste em aparar os pelos das patas (principalmente embaixo, entre as almofadas, para evitar que o cachorro fique escorregando no chão liso ou para evitar que fique encardido) e aparar a área íntima do cachorro, pois essa região acaba ficando com resquícios de urina e fezes, concentrando um cheiro ruim e sujeira.
 
Principalmente com o clima quente, moscas e mosquitos começam a rondar o cachorro, atraídas pelos resíduos de xixi e cocô que ficam no pelo. Esses insetos podem colocar ovos no cachorro, causando bicheiras e bernes.
 
Se você tiver segurança, você mesmo pode fazer a tosa higiênica, caso seu cachorro fique calmo durante o procedimento e você tenha confiança para manusear a tesoura nessas regiões. Mas se você tiver dúvida, é mais seguro levar seu cachorro na petshop e pedir uma tosa higiênica – que é mais barata que a tosa normal.
 
tosa-higienica
 

Raças que precisam de tosa higiênica

 
Essas raças costumam ter o pelo médio, sem crescimento infinito. Costumam soltar bastante pelo e precisam de tosa higiênica nas partes íntimas (genital e ânus).
 
Cavalier King Charles Spaniel
Husky Siberiano
Golden Retriever
Chow Chow
Akita
Spitz Alemão Anão (Lulu da Pomerânia)
Bernese Mountain Dog
Border Collie
Borzoi
Collie
Griffon de Bruxelas
Pastor de Shetland
Setter Irlandês
Kuvasz
 
 

     

Frequência ideal para tosar o cachorro

 
Isso vai variar de raça para raça e também de cão para cão. Esse período pode variar de 45 dias a 3 meses. Com o tempo você vai se habituar e vai saber quando seu cachorro estiver precisando da tosa.
 
Não recomendamos banhos frequentes no seu cachorro para não tirar a proteção natural da pele dele, isso pode gerar dermatites e inclusive aumentar o cheiro do cachorro – muitas pessoas acham que dando mais banho remove mais o cheiro, mas é o contrário.
 
Para cães de pelo longo, recomendamos o banho de 15 em 15 dias. Para cães de pelo curto, os banhos devem ser mensais.
 
Entre os banhos, escove sempre seu cachorro (pelos longos – diariamente; pelos médios – a cada 3 dias; pelos curtos – uma vez por semana). A escovação frequente ajuda a remover nós, retira os pelos mortos, melhora a circulação e espalha a gordura natural da pele, tornando os pelos mais brilhantes. Seu cachorro também costuma se sentir melhor depois de estar escovado.
 
tosar-cachorro-casa
 

Quanto custa tosar um cachorro

 
O preço da tosa pode variar de R$30 a R$150, dependendo do tamanho do cachorro, do tipo de tosa e da região que você mora.
 
 

Tosar o cachorro em casa

 
A tosa precisa ser feita por um profissional especializado, com máquinas próprias para isso e em um ambiente adequado.
 
 

Como escolher um local pra tosar o cachorro

 
tosar-cachorroO ideal é procurar um lugar por indicação de algum conhecido, pois as chances de você acertar são maiores. Mas vamos te dar algumas dicas para escolher um lugar legal. O ideal também é que você não fique trocando de tosador, pois o cachorro acaba se acostumando com o profissional e o procedimento fica menos estressante pra ele.
 
– Verifique se o banhista/tosador tem curso de primeiros socorros caso ocorra algo com seu cachorro
– Escolha um local limpo e asseado
– Verifique se o cachorro ficará preso em caixas de secagem, alguns cães passam mal nessas caixas e podem falecer
– Sempre escolha petshops que tenham a parede de vidro para que os donos possam acompanhar todo o procedimento
– Fique no local assistindo tudo nas primeiras vezes para ver como seu cão está sendo tratado
– Fique atento à maneira que seu cão está sendo tratado, se o banhista/tosador está brigando com seu cão, enforcando, batendo, gritando, forçando…
 
 
E o mais importante: não evite passear com seu cachorro para ele não se sujar. Os cães PRECISAM passear todos os dias, cães adoram se sujar e se divertir. Passeie bastante com seu cão e dê os banhos na frequência certa. Você vai ver que se escovar sempre, a sujeira sai junto com a escovação e seu cão não fica tão sujo.
 


 

Tem DICAS IMPERDÍVEIS no nosso canal do YouTube!

canal tudo sobre cachorros