Nos centros de treinamento e adestramento, é muito comum vermos os animais se dando extremamente bem com seus educadores, os obedecendo de maneira exemplar e respondendo prontamente à maior parte dos comandos que lhes são dados, mas será que isso acontece da mesma forma com seus tutores?
Com a correria do dia a dia, é bastante comum que os tutores de cães os deixem em escolinhas ou creches, com a intenção de oferecer ao animal algumas horas de lazer e também de aprendizado. Isso, infelizmente, acaba sendo algo ruim quando o proprietário não participa ativamente desta vivência.
Devemos lembrar que nossos cães são descendentes de lobos e que seu “sistema social” é o de matilha, no qual um líder é responsável pelos demais, os guiando e fazendo de tudo para que todos exerçam suas devidas funções dentro daquele grupo. Apesar da domesticação, nossos cachorros ainda possuem consigo instintos um tanto quanto latentes neste sentido e, para viverem bem, necessitam enxergar um papel de “cão alfa” em alguém, seja este alguém um humano ou outro animal.
Explorar em casa e em passeios com seu animal tudo o que ele oferece de melhor é uma das maneiras mais enriquecedoras para que a relação entre vocês se estreite, criando um laço único capaz de fazer com que ele naturalmente o siga e faça de tudo para agradá-lo. Esqueça truques de deitar e rolar, estamos falando aqui sobre algo que vai bem além.
Acompanhar seu mascote em algumas das aulas que ele realiza no centro de treinamento também é fundamental até mesmo para que seja possível mensurar o quanto este investimento está sendo vantajoso e verificar de perto quais métodos de ensinamento são utilizados no local escolhido. Ficar sempre atento às mudanças de comportamento do animal também poderá te dar dicas preciosas sobre como ele está sendo tratado e o quanto o adestramento está sendo benéfico, ou não.
Atualmente, como trabalho mais a questão da educação do que o adestramento simples e puro, enxergo animais bem mais felizes e tutores bem mais satisfeitos. A educação, diferentemente do treinamento, não é algo condicionado. Pois explora ao máximo as capacidades físicas e mentais de cada cão, de forma individual e única, gerando uma série de melhorias em seu convívio com pessoas e animais de diferentes espécies.
Exercícios simples podem fazer com que tutores e cães se dêem melhor, evitando a destruição de móveis e objetos e fazendo com que ambos fiquem satisfeitos dentro desta relação. Tenha uma participação ativa na vida do seu cão e verá como tudo ficará melhor!
Conheça nossos cursos
Cuide melhor do seu cão
e resolva seus problemas
Meu Cachorro Equilibrado
Aprenda a cuidar do seu cachorro da maneira certa.
Vivendo Sem Latidos
Ensine seu cachorro a parar de latir em excesso.
Sozinho Sem Sofrimento
Acabe de vez com a Ansiedade de Separação.
Comandos Essenciais
Melhore a comunicação entre vocês.
Primeiros Socorros para Cães e Gatos
Aprenda a salvar vida do seu cão.
Enriquecimento Ambiental na Prática
Mais de 50 ideias em vídeos de passo-a-passo
Receba nossas novidades
Receba nossas novidades
Mais artigos:
Sarna em cães: GUIA COMPLETO
17 de maio de 2024
Castração – Verdades e mentiras
29 de setembro de 2010
Como é a visão dos cães
3 de outubro de 2010
Jack Russell Terrier
10 de outubro de 2010