Use o cupom CEC2024 pra ganhar desconto em qualquer curso da escola!

HomePsicologiaPorque devo passear com meu cão?

Porque devo passear com meu cão?

Moro em uma casa com o jardim bem grande. Preciso passear com meu cachorro?“. SIM. Passear é preciso e fundamental para a saúde física e psicológica do seu cachorro. O Terapeuta de Cães Bruno Leite explica:
 
Boa parte das pessoas reclamam que seus cães são hiperativos, destrutivos, ansiosos, latem demais ou têm comportamento compulsivo. Se você, como eles, não sabe o que fazer, esteja certo que a solução pode ser muito mais simples do que se imagina.
 
Como disse em meu texto sobre psicologia canina, em meus estudos e no trato com cães problemáticos, eu mapeei três grandes causadores de mau comportamento em cães saudáveis: MEDO, FRUSTRAÇÃO e CONFLITO. Nos casos acima, quase sempre o componente mais forte é a FRUSTRAÇÃO, resultante do acúmulo de energia.
 
dog walkerA rotina de uma matilha de cães em seu habitat natural é: acordar ao nascer do sol, migrar atrás de comida e água, voltar ao pôr do sol, comer, brincar e dormir. Na natureza, cães caminham de 8h a 12h por dia.
 
Muitos imaginam que, por possuírem grandes quintais, faz-se desnecessário caminhar com o seu cão. Isto é um grave erro. Casas, sítios e até fazendas, possuem uma delimitação física. O cão não exercita a exploração além de seu território e, sem uma motivação externa, como caça, água ou ampliação dos seus domínios, não se exercita sozinho da maneira correta. Para ele, um quintal enorme é apenas um grande canil.
 
Outro equivoco é acreditar que brincadeiras exaustivas levarão o cão a um estado de relaxamento. Com uma energia agitada, ao invés da energia calma de um bom passeio, certamente o cão ficará cansado, porém eufórico. Você deve brincar diariamente com seu cão, mas não para substituir o passeio.
 
Agora que ficou claro a importância do passeio diário para o equilíbrio psicológico do seu cão, é necessário dizer que existem dois tipos de passeio: o passeio ruim, que gera tensão, e o passeio bom, que proporciona relaxamento.
 
Se o seu cão lhe puxa pela rua, late e avança em cães e/ou pessoas, ou apresenta apenas um desses sintomas, isso é um mau passeio. Lembre-se: cão cansado NÃO é cão relaxado!
 
Para um bom passeio, o cachorro precisa FAREJAR, EXPLORAR O AMBIENTE e SEM PRESSA.
 
Cães vêem o mundo com o nariz e quanto mais você estimula o olfato do seu cachorro, mais equilibrado, calmo e feliz ele estará.
 

Dicas para um bom passeio

 
a) Normalmente o cão se agita ao ver a coleira. Não saia de casa enquanto ele não se acalmar, no começo pode demorar, mas aos poucos ele perceberá que só sairá se estiver relaxado. Cães que saem tensos levam essa tensão para a rua.
 
b) Sempre que seu cão se interessar por uma árvore ou canteiro, significa que ele identificou algum cheiro interessante. Espere, deixe o cão viver essa experiência.
 
c) Use coleira peitoral para não machucar o pescoço do seu cachorro. Jamais use enforcadores e guias unificadas. Se seu cachorro puxa no passeio, você deve ensiná-lo a não puxar, pois enforcá-lo além de não resolver (o cão se acostuma com isso e volta a puxar) é uma crueldade com o animal.
 
d) Use uma guia longa, de 2 metros, para o cão circular livremente. Mas é claro, ele deve ter sido ensinado a passear da forma correta.
 

Como educar e criar um cachorro perfeitamente

O melhor método pra você educar um cachorro é através da Criação Compreensiva. Seu cachorro vai ser:
 
Calmo
Comportado
Obediente
Sem ansiedade
Sem estresse
Sem frustração
Mais saudável
 
Você vai conseguir eliminar os problemas de comportamento do seu cachorro de uma forma empática, respeitosa e positiva:
 
– xixi fora do lugar
– lambedura de patas
– possessividade com objetos e pessoas
– ignorar comandos e regras
– latido excessivo
– e muito mais!
 
Clique aqui para conhecer esse método revolucionário que vai mudar a vida do seu cachorro (e a sua também).
 
passear com o cachorro
 

Conheça nossos cursos

Cuide melhor do seu cão
e resolva seus problemas

Meu Cachorro Equilibrado

Aprenda a cuidar do seu cachorro da maneira certa.

Vivendo Sem Latidos

Ensine seu cachorro a parar de latir em excesso.

Sozinho Sem Sofrimento

Acabe de vez com a Ansiedade de Separação.

Comandos Essenciais

Melhore a comunicação entre vocês.

Primeiros Socorros para Cães e Gatos

Aprenda a salvar vida do seu cão.

Xixi e Cocô no Lugar Certo

Necessidades no lugar certo sempre!

Receba nossas novidades

Receba nossas novidades

Mais artigos: