Um uivo é a maneira que um cão tem de falar na frente da maior audiência possível por um período maior do tempo. Pense nisso desta maneira: um latido é como fazer uma chamada local, enquanto um uivo é mais como uma discagem de longa distância.
Os primos selvagens dos cães (os lobos vêm à mente) uivam por uma razão muito prática: como eles normalmente tem de vagar longe um do outro em busca de sua próxima refeição, uivar ajuda a manter contato com os membros da alcateia. De fato, sua sensibilidade acústica é tão refinada que os lobos são capazes de distinguir o uivo de um membro do grupo do outro.
Há também evidências que sugerem que os lobos usam o uivo como um ritual de ligação e um meio para impor uma posição. Um líder começará o coro, que é retomado pelos membros subsequentes, reforçando assim o laço social que compartilham.
Você provavelmente está dizendo para si mesmo: “Eu entendo porque os lobos selvagens precisam uivar, mas cães domesticados realmente tem motivo para fazê-lo?”
Talvez seja apenas um comportamento vestigial deixado de sua ascendência selvagem, mas muitos behavioristas caninos acham que é instintivamente necessário e gratificante. Em casa, o motivo do uivo é simples: anunciar a presença de um cão e deliciar-se com conexão satisfatória dos outros quando eles respondem.
O uivo também pode ser um sinal de frustração, e muitos cães ficam frustrados quando não gastam energia física e mental. Passeie com seu cachorro pelo menos duas vezes por dia e faça o Enriquecimento Ambiental.
As raças que mais uivam
Malamute do Alaska
Veja aqui tudo sobre o Malamute do Alasca
Pastor de Shetland
Veja aqui tudo sobre o Pastor de Shetland
Bloodound
Veja aqui tudo sobre o Bloodhound
Husky Siberiano
Veja aqui tudo sobre o Husky Siberiano
Como lidar com cães que latem demais
Veja no vídeo com Bruno Leite, Terapeuta de Cães, como contornar esse problema e fazer seu cão latir menos.