InícioPsicologiaO que é um cachorro equilibrado?

O que é um cachorro equilibrado?

Muitos almejam ter um cão equilibrado, mas será que você sabe o que é um cão equilibrado? E o que fazer para que seu cachorro seja equilibrado, você sabe? Vamos esclarecer tudo isso nesse artigo.
 
Um cachorro equilibrado é aquele cachorro que:
 
• Sabe se comportar nas diferentes situações da vida, como passeios, interação com outros cães e pessoas, visitas, barulhos..
• Não tem uma vida estressante e frustrada, cheia de brigas, gritos e castigos
• Não tem ansiedade
• Sabe a hora de brincar e a hora de ficar calmo
• Tem um vínculo forte com a família
• É obediente e segue as orientações do tutor
 
Você pode confundir um cachorro equilibrado com um cachorro com nível de energia baixo, mas são coisas bem diferentes. Sim, o cão equilibrado é um cão calmo, mas a calma não está ligada ao nível de energia.
 
Ou seja, um cachorro com nível de energia alto, como um Fox Paulistinha, também pode ser equilibrado – e calmo, se ele viver conforme os itens acima, sabendo se comportar, não se estressando e sendo obediente. Ele vai ser calmo (equilibrado) mas continuará sendo um cão ativo e brincalhão.
 
Um cachorro equilibrado é um cachorro FELIZ. Nenhum cachorro será feliz se não estiver equilibrado. Se viver estressado, ansioso e sem saber se comportar no mundo humano. É impossível.

cachorro-feliz

Dez conselhos pra ter um cão equilibrado

Uma casa equilibrada
O cão é reflexo do ambiente em que vive. Não adianta você querer um cachorro calmo e equilibrado se a sua casa é um caos, se as pessoas gritam umas com as outras e se ninguém se respeita.
 
Ser um guia coerente
O guia coerente é aquele tutor que não vai mandar no cachorro, mas sim irá conduzir o cão a aprender a se comportar no mundo humano, ensinando pra ele o certo e o errado desde filhote. É aquele tutor que recompensa os acertos e foca no que o cão deve fazer em cada situação, sem mudar as regras. Ser coerente significa que uma vez que você estabelece as regras da casa, elas não podem ser modificadas para não confundir o cão. Temos uma aula só sobre o Guia Coerente no curso Meu Cachorro Equilibrado, vale à pena conferir.
 
Não brigar e não bater
Quando você briga ou bate, você desestabiliza seu cachorro. Ele passa a ter medo de você, seu vínculo com seu cão se quebra e ele perde a referência do que deve fazer. Se uma criança risca a parede e você só diz que não pode riscar a parede, como ela vai saber o que deve fazer em vez disso? Você precisa conduzir o cão no que ele pode, reforçando seus acertos.
 
Passeios de qualidade
A qualidade do passeio é MUITO mais importante do que sua duração. Se você não passeia da forma correta, não adianta passear durante 45 minutos ou correr com esse cachorro. Um passeio de qualidade permite que esse cão fareje, conheça cantinhos novos, perceba o ambiente e explore o local com uma guia longa. 20 minutos parando e farejando são muito mais eficientes que 1 hora correndo.
 
Afeto, carinho e interação
Nenhum cachorro vai ser equilibrado se ficar num quintal isolado da família. Cães precisam de contato humano sempre que possível. O cachorro é um animal que surgiu nas nossas aldeias e sempre conviveu com a gente. Privá-lo disso é ignorar seu DNA.
 
Descanso
Cães dormem bastante, principalmente filhotes e idosos. O sono é fundamental para o bom funcionamento do cérebro, portanto procure não acordar um cachorro que está dormindo. Se ele está dormindo é porque ele precisa.
 
Socialização com cães e pessoas
Para ser equilibrado o cão precisa conviver bem com outros cães e pessoas. Essa socialização deve começar desde filhote, porém é possível socializar cães adultos, embora seja mais difícil. Por serem animais de matilha, faz muito bem pro cão conviver com seres de sua espécie.
 
Enxergá-lo como cachorro
Cães são animais. Você só vai conseguir atender as suas necessidades se enxergá-lo como tal. Se você vê seu cão como um humano, acaba associando a ele sentimentos humanos e necessidades humanas. Esse cão ficará confuso e não será equilibrado.
 
Ter empatia
A empatia é fundamental pra você ter um cão equilibrado. É ela que vai fazer com que você se coloque no lugar do cachorro e saiba como agir quando seu cachorro comete erros. No curso Meu Cachorro Equilibrado tem um módulo inteiro só sobre a empatia e um passo-a-passo pra você ser mais empático com seu cão.
 
Cuidar da saúde
A saúde é fundamental pro cão ser equilibrado. Um cão com problemas de saúde acaba refletindo em seu emocional (igual acontece com a gente!). Dor, coceira e desconforto tira qualquer um do sério, inclusive seu cachorro.
 
Atender as necessidades do cão
Existem 4 necessidades fundamentais: NECESSIDADES BIOLÓGICAS, EMOCIONAIS, SOCIAIS E COGNITIVAS. Dentro dessas necessidades tem o que chamamos de setores fundamentais. São 11 no total. Você precisa suprir esses 11 setores para que seu cão tenha uma vida plena e finalmente consiga ser equilibrado.
 
Gostaria de te convidar para conhecer o curso Meu Cachorro Equilibrado. Nele nós vamos te ensinar TUDO ISSO detalhadamente, como suprir todas as necessidades, como ser um guia coerente, como ter mais empatia e como ter um cachorro perfeito, calmo, saudável e feliz. Clique aqui para assistir a apresentação do método.
 
cachorro-equilibrado

Tudo Sobre Cachorros

wp user thumbnail

Portal sobre cães com dicas, curiosidades, saúde, adestramento, raças e tudo que diz respeito ao mundo canino.

Conheça o nosso curso

ÚLTIMOS ARTIGOS