Olá amigos!
Não sei se já leram em minha Biografia, mas possuo especialização em adestramento de cães de guarda, buscas e pistas, resgate de vítimas em soterramento, antienvenenamento e farejamento de drogas, vou aproveitar para dar destaque nessas áreas. Por isso, nesta publicação darei maior destaque aos cães de guarda.
O que a maioria das pessoas entende sobre a função de um cão de guarda? A resposta é simples: “Aquele que ataca os invasores”. Mas o que a não sabem é que o ideal é que ele espante os intrusos antes mesmo que tentem se aproximar do local protegido. Muitas vezes, uma aparência ofereça medo ou apenas um latido vigoroso já é suficiente para espantar o invasor.
Os cães de guarda devem desconfiar de toda e qualquer pessoa estranha e não devem receber estranhos em seu território sem que seu tutor autorize. Contudo, existem dois tipos de estranhos: os intrusos e as visitas. As visitas podem ser amigos, familiares e até mesmo um carteiro, portanto, essas pessoas devem ser “toleradas” pelos cães de guarda, de forma a que este não tenha de ser preso quando a casa estiver cheia. Já o intruso é pode ser um ladrão, sequestrador ou até mesmo outro animal, e é para isso que ele é treinado, para assustar ou até mesmo atacar esse intruso.
O cão deve ser socializado com várias pessoas e até outros animais enquanto ainda filhote, para que sempre que o tutor autorizar a entrada de estranhos em casa, neste caso, visitas, o cão não atacá-los.
Esses animais tendem a ser agressivos se não tiverem tratamento correto desde pequenos, por isso é muito importante o treinamento de obediência antes de qualquer outro (ataque e defesa, antienvenenamento, pistas e buscas etc.).
Como os cães de guarda tem por sua natureza a postura dominante e, em última instância, agressiva para estranhos, mesmo que inofensivos, não são cães para tutores inexperientes ou que não consigam lidar com situações que necessitem de se impor para o animal. Para que sejam cães equilibrados, estes devem ser bem socializados e treinados por profissionais qualificados, como eu! Rs.
A escolha da raça mais adequada tem de ser feita com cuidado, pois nem sempre o melhor amigo do homem é o melhor segurança. O cão de guarda eficiente deve saber obedecer ao dono, caso contrário pode tornar-se uma ameaça para o mesmo.
Por se tratarem de cães muito “poderosos”, recomendo que na hora da compra de um cão de guarda, busque sempre um criador de confiança e exija no ato da compra o pedigree, pois essa será sua garantia de ter um cão de qualidade tanto física quanto temperamental.
TOP 10 – Melhores raças de Cães de Guarda (na minha avaliação). Esse Ranking não está na ordem do melhor para o pior, apenas cita os melhores.
• Cane Corso
• Dogo Canário
• Pastor Belga Malinois
• Pastor Alemão
• Akita
• Rottweiler
• Bullmastif
• American Staffordshire Terrier
• Dogo Argentino
• Doberman
Conheça nossos cursos
Cuide melhor do seu cão
e resolva seus problemas
Meu Cachorro Equilibrado
Aprenda a cuidar do seu cachorro da maneira certa.
Vivendo Sem Latidos
Ensine seu cachorro a parar de latir em excesso.
Sozinho Sem Sofrimento
Acabe de vez com a Ansiedade de Separação.
Comandos Essenciais
Melhore a comunicação entre vocês.
Primeiros Socorros para Cães e Gatos
Aprenda a salvar vida do seu cão.
Enriquecimento Ambiental na Prática
Mais de 50 ideias em vídeos de passo-a-passo
Receba nossas novidades
Receba nossas novidades
Mais artigos:
Sarna em cães: GUIA COMPLETO
17 de maio de 2024
Guia Completo: Primeiros Socorros para Cães
3 de maio de 2024
Corticóides podem afetar mais de 10 órgãos do seu cão
30 de abril de 2024
Raças que precisam usar focinheira
10 de julho de 2023