Não existem certificações que atestem a qualidade e confiabilidade dos estabelecimentos que oferecem hospedagem para animais de estimação, mas todos os hotéis para cachorro são obrigados a ter um veterinário responsável pelo local. Além disso, a empresa deve ser registrada no Conselho de Medicina Veterinária da região onde fica. O primeiro passo para escolher um hotel é visitar o local com seu cachorro e observar.
“O ponto mais importante é confiar nas pessoas que cuidarão do seu animal. Converse bastante e observe as atitudes com os outros hóspedes. Analise como é a relação dos outros cães com o responsável pelos animais e vice-versa. Verifique se os pets pedem carinho, se ficam felizes ao vê-lo. É claro que alguns cães são mais tímidos e não se aproximam do cuidador, mas isto tem de ser exceção. Se a maioria dos cães se comportar desta forma, pode haver algo errado”, orienta a veterinária Camila Sakavicius.
Aldo Macellaro explica que durante a visita os tutores devem observar a limpeza e o cheiro do local, saber se existem veterinários responsáveis pelo hotel, se os funcionários ficam 24 horas ou se os animais ficam desatendidos após o expediente.
“Procure saber também como será a rotina dos animais hospedados, se eles ficam trancados, se fazem atividades físicas, se os cães são separados de acordo com o porte, se os canis são termicamente confortáveis, como é o acesso do animal à água, se o local faz uma hospedagem profissional ou se é apenas mais uma das atividades que a empresa oferece, se exigem vacinação e antipulgas dos animais. Observe também como estão os hóspedes no local e procure conversar com pessoas que já utilizaram o serviço”, completa Aldo.
Para ajudar o cão a lidar com essas situações, os veterinários destacam que os tutores devem investir em socialização desde quando o animal é filhote, ensinando-o a ficar na companhia de outras pessoas e animais. “É importante saber como o cão reage em locais diferentes. Verifique se viajar e conhecer novos locais é prazeroso ou se a cada lugar visitado ele fica apreensivo”, menciona Camila.
Leia também:
– Como levar seu cão no carro
– Deixando seu cão com parentes ou amigos
– Ficar sozinho em casa
Conheça nossos cursos
Cuide melhor do seu cão
e resolva seus problemas
Meu Cachorro Equilibrado
Aprenda a cuidar do seu cachorro da maneira certa.
Vivendo Sem Latidos
Ensine seu cachorro a parar de latir em excesso.
Sozinho Sem Sofrimento
Acabe de vez com a Ansiedade de Separação.
Comandos Essenciais
Melhore a comunicação entre vocês.
Primeiros Socorros para Cães e Gatos
Aprenda a salvar vida do seu cão.
Enriquecimento Ambiental na Prática
Mais de 50 ideias em vídeos de passo-a-passo
Receba nossas novidades
Receba nossas novidades
Mais artigos:
Sarna em cães: GUIA COMPLETO
17 de maio de 2024
Castração – Verdades e mentiras
29 de setembro de 2010
Como é a visão dos cães
3 de outubro de 2010
Jack Russell Terrier
10 de outubro de 2010