Na última quarta-feira, dia 16 de abril, a revista Science publicou um estudo que indica que o vínculo que existe entre o tutor e seu cachorro é construído em um processo hormonal no momento em que se olham, assim como ocorre entre mãe e filho humanos.
A equipe foi liderada por Miho Nagasawa, da universidade Azabu do Japão. Eles comprovaram que o olhar entre o cão e o tutor faz com que dispare nos dois (pessoa e cachorro) os níveis de ocitocina no cérebro. A ocitocina é um hormônio relacionado à conduta paternal e maternal. Além disso, a ocitocina também funciona como um neurotransmissor e ajuda no reconhecimento de vínculos sociais por parte das pessoas, além de auxiliar na formação de relações de confiança entre as pessoas. É o famoso “feeling”.
Não é à toa que recomendamos contato visual antes de oferecer comida ao seu cão, para estreitar os laços entre vocês. Veja aqui o artigo completo sobre como oferecer comida ao cão.
Como foi feito o estudo
Foram colocados vários cachorros com seus tutores em um quarto durante 30 minutos e foi observado o comportamento entre tutor e cão durante esse tempo.
Depois, eles mediram os níveis de ocitocina nos cães e nos tutores (através da urina) e então descobriram que o contato visual constante aumente os níveis desse hormônio nos cérebros dos dois.
“O mesmo mecanismo de conexão, baseado no aumento da ocitocina ao se olharem, que fortalece os laços emocionais entre mães e seus filhos, ajuda a regular também o vínculo entre os cachorros e seus tutores”. É o que conclui a pesquisa.