Eles são o xodó da casa. Estão em toda parte, acompanhando nossa rotina e sendo verdadeiros amigos. Se você é tutor (a) de um cão ou gato, sabe que eles são companheiros fiéis e que precisam de cuidados e atenção.
Muitas pessoas acabam adotando um pet sem conhecer realmente entender as peculiaridades de cada um, hábitos e os cuidados com doenças. Portanto, ter um bichinho de estimação pede também visitas periódicas ao veterinário, que vai identificar e prevenir doenças.
As doenças de pele mais comuns em cães:
– Dermatite: podem ser desde alergias alimentares à picadas de pulgas. A dermatite seca provoca a queda do pelo, já a úmida aparece em um segundo estágio, na carne exposta. Sintomas do cão com dermatite: se coça muito, olhos com secreção, perda de pelo. Leia aqui sobre a dermatite canina.
– Sarna: existe a sarna sarcóptica, que é transmissível ao homem e pede tratamento emergencial. Aparece na pele em forma de prurido, com borbulhas e perda de pelo. Existe também a sarna demodécica, que é transmitida de mãe para filhote, na amamentação. Esta aparece inicialmente no focinho do filhote, espalhando para o restante do corpo. Não é transmissível ao ser humano, porém, não tem cura. Mas pode ser controlada. Leia aqui sobre a sarna canina.
As doenças de pele mais comuns nos gatos:
– Micoses: quando há queda excessiva do pelo do gato, coceiras e irritações podem ser indicadores que ele esteja com micose, que é transmissível ao homem. O gato pode ter micose no contato com terra, toalhas e tapetes e outros animais doentes. Lave os objetos do gato com água sanitária e enxágue com água quente. É comum em gatos com menos de 1 ano de idade, por ainda terem baixa imunidade.
– Sarna sarcóptica, causada por parasitas que penetram na pele do felino e causam coceira intensa. Além da sarna dermodécica, idem à sarna do cão.
– Piodermites: infecções bacterianas que geralmente surgem junto com micose ou sarna, sendo de difícil identificação.
– Acne felina: lesões semelhantes a crostas escuras, decorrentes de falta de limpeza adequada, alergia alimentar ou alergia ao plástico dos potes de ração e bebedouros.