Sejam orais, injetáveis ou de uso tópico, os corticoides são utilizados, entre muitas situações, para controlar casos de coceira alérgica. Eles inibem inicialmente os sintomas, mas podem trazer danos irreversíveis.
O uso prolongado dos corticoides pode afetar o coração, os vasos sanguíneos, a pele, os pelos, os músculos, o fígado, os rins, o pâncreas, a bexiga, as glândulas adrenais, os linfonodos e o sistema nervoso central do cão (veja o infográfico).
O médico veterinário Marconi Rodrigues de Farias explica que alguns animais que fazem o uso regular de corticoides para tratar o prurido alérgico “desenvolvem doenças hepáticas, doenças renais, pancreáticas e gastrointestinais”.
Os especialistas fazem este alerta porque a coceira em cães é um dos problemas mais frequentes que chegam aos consultórios veterinários. “De cada 10 proprietários que levam o seu animal para a assistência veterinária, de 4 até 8 apresentam problema dermatológico. São várias as queixas, mas prurido (coceira) é a principal”, observa Marconi.
Portanto, é preciso escolher o melhor tratamento para não piorar ainda mais a saúde do seu cachorro.
Efeitos colaterais dos corticóides em cachorros
A produção natural de corticoides em quantidades pequenas e sob o controle do organismo dos cães só traz benefícios. Já quando são administrados de forma intencional como em comprimidos, líquidos e pomadas, podem causar uma série de efeitos adversos nos cães, tais como respiração ofegante, aumento da produção de urina, sede e fome excessivas no curto prazo. O uso prolongado pode fazer com que o animal fique mais vulnerável a infecções, predisposto a diabetes melito, com fraqueza e flacidez musculares, além de dificuldade respiratória e atrofia das glândulas adrenais. “Esses são só alguns dos males. O problema dos corticoides na forma de medicamentos é que seus efeitos são muito abrangentes e fogem da regulação normal do organismo”, complementa Alexandre Merlo.
corticoide-efeitos-colateraisInfográfico produzido pela Zoetis®
Por atuarem sobre todo o metabolismo do animal, o aumento de peso é outra preocupação. “Quando o uso desses medicamentos é prolongado, os níveis de glicose no sangue aumentam, predispondo a diabetes, por exemplo. Também pode haver retenção de líquidos e alteração da distribuição da gordura no organismo. Isso, somado ao aumento do apetite, leva ao aumento de peso”, afirma.
Solução sem corticoides
No mercado nacional, até o começo do ano passado, o tratamento mais comum para casos de prurido alérgico eram os corticoides. Mas, em meados de 2016, foi lançado o Apoquel da Zoetis.
ANTES DE MEDICAR SEU CACHORRO CONSULTE SEMPRE UM VETERINÁRIO.
Como educar e criar um cachorro perfeitamente
O melhor método pra você educar um cachorro é através da Criação Compreensiva. Seu cachorro vai ser:
Calmo
Comportado
Obediente
Sem ansiedade
Sem estresse
Sem frustração
Mais saudável
Você vai conseguir eliminar os problemas de comportamento do seu cachorro de uma forma empática, respeitosa e positiva:
– xixi fora do lugar
– lambedura de patas
– possessividade com objetos e pessoas
– ignorar comandos e regras
– latido excessivo
– e muito mais!