A maioria dos tutores de cachorros já viram seu cão correndo atrás do rabo pelo menos uma vez. Existe mais de uma justificativa pra esse comportamento, que varia entre problemas de saúde e comportamento. Desde um simples incômodo até a tentativa de chamar atenção do dono.
É importante saber a causa do problema para poder saber o que fazer em cada situação. Vamos listar pra vocês as possíveis causas de perseguir o rabo e o que você deve fazer para cada uma delas.
Por que os cachorros correm atrás do próprio rabo?
Raça e idade
Alguns cães tem predisposições genéticas a comportamentos compulsivos como perseguir o próprio rabo. Por exemplo, a sucção do flanco (o cão dobra-se todo e morde uma das patas traseiras) é mais comum em Doberman e Bull Terrier. A idade também influencia. Perseguir o rabo está mais relacionado a cães mais velhos e normalmente tem a ver com algum problema psicológico, como demência ou senilidade. Nos filhotes, entretanto, significa apenas uma forma de brincadeira.
Busca por atenção do dono
Os cães que não brincam muito e que não interagem muito com seus tutores acabam achando formas de chamar atenção. Se você notar que seu cão faz isso pra chamar sua atenção, experimente ignorar quando ele estiver correndo atrás do rabo. Simplesmente ignore, sem olhar, falar ou tocar o cão. Repreender ou brigar também é uma forma de atenção.
Energia acumulada
Os cães que se sentem entediados acabam fazendo várias coisas como destruir móveis e perseguir o próprio rabo. Isso significa que esse cão não está gastando energia suficiente e precisa passear mais tempo e brincar mais, para gastar toda a energia acumulada.
Machucado
O cão pode estar com algum machucado no rabo, ele pode ter prendido na porta, alguém pode ter pisado no rabo dele, ele pode estar com pulga ou carrapato na região. Perseguir o rabo é uma tentativa de se coçar.
Ansiedade
Correr atrás do rabo também pode ser um sintoma de ansiedade. O comportamento normalmente começa com o cachorro perseguindo ou mordendo o rabo depois de algum machucado ou irritação. Depois que o cão fica sarado, ele continua fazendo isso pois se acostumou com o comportamento e o alívio que isso gerava durante a irritação. É difícil de tratar quando essa é a causa, o cão precisa focar sua ansiedade para outras coisas. Passeios e brinquedos interativos com petisco dentro podem ajudar.
Causas médicas
Alguns problemas neurológicos podem fazer o cão perseguir o próprio rabo. Embora seja mais raro, perseguir o rabo severamente tem sido atribuído a casos de epilepsia.
Diagnóstico
Para alguns cães, esse comportamento irá desaparecer naturalmente, mas para outros, é necessária a ajuda de um veterinário para que ele faça o diagnóstico correto. Como regra, se esse comportamento estiver ficando mais frequente e persistir por mais de uma semana, vá ao veterinário. O médico irá fazer vários testes de diagnóstico para descobrir se trata-se de um problema neurológico, algum problema no rabo ou alergia.
Dicas
– Não dê atenção ao cachorro quando ele fizer isso. Nem positiva nem negativa. Ignorar é a melhor coisa.
– Aumente as atividades do cão como passeios, brincadeiras e atividades com brinquedos interativos.
– Cheque se seu cachorro está em dia com anti-pulgas e anti-carrapatos. Manter seu cachorro protegido é ideal.
Resolva seus problemas com o seu cão
Aqui no Tudo Sobre Cachorros nós temos os melhores cursos pra você criar e educar o seu cachorro da maneira mais correta e eficiente de acordo com os estudos mais recentes sobre comportamento canino.
Tenha um cachorro:
• Sem problemas de comportamento
• Calmo
• Comportado
• Obediente
• Sem ansiedade
• Sem estresse
• Sem frustração
• Mais saudável
Nossos cursos:
⚠️ ATENÇÃO: todos os cursos estão pela metade do preço nessa Black! Corre que as vagas são limitadas!
• Criação Perfeita
• Latido Excessivo
• Lambedura de Patas
• Ansiedade de Separação
• Enriquecimento Ambiental
• Primeiros Socorros
• Comandos de Adestramento
Clique aqui para conhecer todos os nossos cursos e melhorar a sua vida.