InícioAdestramentoComo educar um cachorro sem brigar

Como educar um cachorro sem brigar

Quando pensamos em corrigir um cachorro, estamos esperando que nossos cães entendam assim como nós, porque um comportamento deve ou não ser feito. Muitos tutores até acham que seu cão sabe quando está fazendo algo errado, enquanto na verdade ele está apenas respondendo ao comportamento do tutor. Educar um cão requer paciência e principalmente empatia: entender como funciona a mente do animal e como ele compreende o mundo ao seu redor.

Por exemplo: o cão ficou sozinho em casa e quando o tutor retorna, percebe que o cão fez xixi fora do lugar, quando o tutor percebe isso, automaticamente ele reage a isso com frustração, muda o semblante e o tom de voz, e alguns até falam: “Ahhh cachorro, porque você fez isso?” Então o cão se esconde, e começa a demonstrar desconforto com a situação, escondendo rabo, virando o focinho entre outras coisas. Na verdade, o cão está respondendo com sinais de apaziguamento, justamente por saber que quando o tutor age daquela forma, normalmente não é um momento que ele recebe carinho ou agrados. Logo, o cão fez uma leitura perfeita do descontentamento do tutor e reagiu aquilo.

Confira no vídeo abaixo sobre o sentimento de culpa dos cães:

Faz mal brigar com o cachorro?

como-corrigir-cachorroQuando brigamos com o nosso cão, achando que estamos ensinando ele a fazer da forma correta, na verdade estamos deixando ele confuso com a situação e podemos inclusive afetar no nosso vínculo com ele. A melhor forma não seria exatamente corrigindo, mas melhorando nossa comunicação.

Outro exemplo: se você pega uma táxi e deseja ir para Ipanema, mas ao entrar no carro você fala para o taxista: Não vá para a Lapa, não vá para o Leblon, não vá para Copacabana… então o taxista fica ali parado sem saber o que fazer, você está deixando ele confuso certo? Ai ele te pergunta: mas para onde você deseja ir? E você finalmente fala: Ipanema! Percebe que quando você fala o que deseja fica muito mais fácil? Com nossos cães também funciona assim!




como-educar-sem-brigar
Nossos cães entendem muito bem nossa comunicação visual e são capazes de entender várias palavras, mas lembre-se, cães não se comunicam de forma verbal como nós. Então, a melhor forma é sempre usar as mesmas palavras para as mesmas coisas e também mostrar, deixar claro. Aos poucos ele vai te entender muito melhor!

Cães precisam ser adestrados

educar-cachorro-sem-brigarAumentar o repertório deste cão também é uma ótima escolha. Ensine seu cão os comandos básicos, como: sentar, deitar, dar a pata, ficar. Pois quando seu cão estiver fazendo algo que você não deseja, você pode apenas solicitar outro comportamento. O cão que pula por exemplo, se você fica falando com ele para não pular, você está dando atenção para aquele comportamento, pois para ele NÃO é claro quando você fala para ele NÃO fazer, muito ao contrário, pois enquanto ele pula este comportamento é ainda mais reforçado. Neste caso, você pedir um senta, e reforçar dando atenção apenas neste momento é muito mais eficaz.

No caso de ser um comportamento recorrente, o ideal é fazer a modificação do comportamento. Sempre pense o que você deseja que ele faça no lugar do que ele já está fazendo. Ensine, mude o ambiente, deixando favorável para que ele faça da forma que você deseja. As vezes apenas uma porta que se fecha é um comportamento a menos que acontece.

Seu cão está aprendendo o tempo todo, e por ser uma espécie diferente, irá manifestar comportamentos naturais, como roer, cavar, correr, lamber, rasgar… Muitas vezes vemos esses comportamentos como errados, mas não são. Podem não ser desejáveis, porém são naturais. Neste caso, redirecionar é a melhor opção.

Se o problema é roer, ofereça algo que ele possa roer, um desidratado ou um brinquedo apropriado. Ofereça para seu cão, mesmo que more com você em um apartamento ou casa pequena, a oportunidade de explorar seus comportamentos naturais. Invista em uma rotina com previsibilidade e brinquedos funcionais e verá que seu cão poderá te surpreender. Lembre-se: quanto mais ele fizer um comportamento, mais este comportamento irá se repetir, o próprio comportamento será reforçador para ele. Tanto comportamentos positivos, quanto negativos.

Confira aqui nossos brinquedos recheáveis preferidos
Nossa seleção de ossos de nylon e ossos naturais
Clique aqui para encontrar jogos interativos pro seu cão

“Os cães como nós, precisam sentir segurança, paz e amor. Eles dependem de nós para preencher essas necessidades e somos obrigados a fazê-lo”. – Dr. Mark Becoff

Cães precisam de rotina e estabilidade, faça enriquecimentos ambientais, passeie, brinque, reforce sempre os bons comportamentos. Caso tenha dificuldade busque ajuda de um adestrador positivo, que não cause dor nem desconforto físico ou emocional no seu cão. Aproveite a oportunidade de conviver com um cachorro e também aproveite para aprender com ele.

Produtos para seu cachorro

Use o cupom BOASVINDAS e tenha 10% de desconto na primeira compra!


 

spot_img

ÚLTIMOS ARTIGOS