InícioAdestramentoComo adestrar um cachorro

Como adestrar um cachorro

Algumas pessoas podem até achar que adestrar é transformar o cachorro em um robô e privá-lo de fazer o que quer. Bom, convidamos vocês a ler esse artigo: porque o adestramento é importante. O adestramento gasta energia mental, dá prazer ao cão, estimula seu raciocínio, entretém e é essencial para que o cão seja equilibrado e, portanto, mais feliz. Adestrar um cachorro pode ser muito mais fácil do que parece.
 
Pra começar a ensinar seu cão, primeiro você deve se colocar no lugar dele. Cães não pensam como humanos, eles seguem instintos. Muitos donos acabam tratando os cachorros como pessoas, achando crueldade não deixá-los subir no sofá, por exemplo, quando na verdade os cães realmente precisam desses limites e serão mais tranquilos e equilibrados dessa forma. Claro que eles podem subir no sofá, mas somente quando você permitir.
 
No vídeo a seguir desmistificamos a ideia de que seu cachorro quer mandar em você e porque isso já não é mais aceito entre os adestradores atualizados:
 

10 dicas rápidas para adestrar o seu cachorro

Você pode ver mais dicas de adestramento na nossa seção do site: Adestramento.
 

O cachorro pula nas visitas

O cachorro pula pra receber atenção, e normalmente, quando ele pula, as visitas (ou você) abaixa, faz carinho, fala com ele. É por isso que ele continua fazendo isso. Para resolver isso, é preciso ignorá-lo. Basta virar de costas. Ignorar é não falar, não olhar e não tocar. Finja que o cão não está ali. Quando ele se acalmar, faça carinho e aí sim fale com ele. Ele vai perceber que só recebe atenção quando fica calmo. Porém, com alguns cachorros isso pode não ser eficiente. O adestrador Bruno Leite explica no vídeo abaixo como lidar com cães que ficam muito eufóricos quando chega visita em casa:
 

 

Cachorro puxa muito a coleira

Os cachorros normalmente fazem isso por conta da euforia e da ansiedade de estar passeando. Se ele está muito ansioso, você precisa cansá-lo antes de saírem. Brinque com ele em casa, jogue a bolinha, deixe-o bem cansado e só então leve pra passear.
 
Para o cachorro parar de puxar, toda vez que ele puxar você para o passeio. Só volte a andar quando ele ficar ao seu lado. Faça isso até ele entender que toda vez que puxa, o passeio pára.
 
Veja aqui como ensinar seu cachorro a não puxar a guia.
 

Cachorro rouba comida de cima da mesa

 
Tem cachorros que são realmente muito esfomeados e não podem ver nada dando sopa em cima da mesa. Não adianta brigar com ele, pois a vontade de comer é maior e a recompensa é muito grande (a comida). Você deve ignorá-lo se ele pedir comida, pois se você der uma única vez será muito mais difícil reverter esse hábito.
 

Cachorro não vem quando chama

Existem vários lugares cercados onde seu cachorro pode ficar solto livremente sem correr perigo. Mas a maioria dos cães ignoram o dono, o dono chama, chama, e o cachorro está tão entretido que não vem quando chamado.
 
Para ensiná-lo a vir até você, leve petiscos para o parque. Antes de soltá-lo, chame-o e quando ele olhar, dê um petisco. Repita isso algumas vezes e depois tente com ele solto. Porém, antes de fazer esse treinamento em um lugar com distrações, você deve praticar o comando em casa.
 
Muitas vezes, os cães não vem quando o dono chama porque acham que está na hora de ir embora. Ele precisa ver que quando vem até você, é por uma coisa boa (o petisco).
 


Xixi e cocô no lugar errado

Existem vários motivos pro xixi e o cocô no lugar errado. Veja aqui a lista dos motivos das necessidades no lugar errado.
 
A regra de ouro é: quando ele fizer certo, elogie. Se fizer errado, ignore. Ao brigar com o cachorro, ele pode aprender a chamar a sua atenção dessa forma e piorar tudo. Outro ponto é que ele pode ficar com medo de fazer xixi na sua frente.
 
Mas, se ele estiver fazendo xixi errado por dominância ou pra chamar sua atenção, você precisa ignorar completamente, mesmo que seja bem na sua frente. Se ele queria sua atenção, ele não conseguiu.
 
Saiba como ensinar o seu cachorro a fazer xixi no lugar certo com essas dicas infalíveis:
 

 

Cachorro cavando o jardim

Se seu cachorro vive fazendo buracos no jardim, provavelmente ele está entediado e ansioso. Passeie mais com ele, canse seu cachorro. Uma dica é colocar o cocô do animal onde ele costuma fazer buraco. Ele vai sentir o cheiro de longe e não vai mais fazer buracos naquele lugar.
 
Veja aqui 8 dicas pro cachorro parar de cavar o jardim.
 
como adestrar um cachorro
 

Sobe no sofá sem você permitir

Tem gente que deixa o cachorro subir no sofá, outras pessoas não gostam.
 
Quando pegar seu cachorro subindo no sofá sem você deixar, tire-o do sofá. Logo em seguida, chame-o pro sofá, dando dois tapinhas no sofá e falando “sobe”. Quando ele subir, dê um petisco ou faça carinho. Em poucos dias ele vai entender que só pode subir quando chamado.
 

É agressivo com outros animais

Se seu cão é agressivo com outros cães, ele precisa passar por um processo de socialização gradativamente para que esse impulso seja extinto. Quando envolvemos agressividade com animais e pessoas, sempre recomendamos contratar um adestrador profissional.
 

Cachorro destrói as coisas

Um cachorro precisa saber que uma coisa são os brinquedos dele, outra coisa são as coisas da família. Se ele fez isso quando estava sozinho em casa por horas, o motivo foi o tédio. Cães precisam de companhia constante e quando estão sozinhos, fazem coisas que não devem pra aliviar o estresse.
 
Outro motivo é que ele pode estar tentando chamar sua atenção. Não brigue com ele pois a bronca também é uma forma de dar atenção. Ignore completamente. É difícil, mas ignore. Quando ele largar o objeto por conta própria, recolha sem ele ver. O comportamento irá parar. Procure substituir o objeto proibido por algum brinquedo dele, para que ele entenda que o brinquedo é permitido.
 

Fica desesperado quando percebe que você vai sair

 
Muitos cachorros percebem na hora que o dono vai sair. Pegar as chaves, colocar o sapato, pegar a bolsa… O cachorro começa a entrar em pânico ou a ficar agitado demais. Para melhorar isso, há duas coisas que precisam ser feitas: simule que vai sair, mas não saia. Pegue a bolsa, coloque o sapato, fique assim em casa, sente pra ver TV… pra ele poder desassociar essas atitudes com o fato de você sair. Outra coisa que precisa ser feita: não dê tchau quando for embora, pois isso mostra pra ele que ele está prestes a ficar sozinho e a enfrentar esse tormento novamente. Veja aqui como deixar o cachorro sozinho em casa e o que é a ansiedade de separação.
 
 
Educar o seu cachorro é uma das responsabilidades de um tutor consciente, assim como dar comida e levá-lo no veterinário. O comportamento e o temperamento de um cão é, em grande parte, um reflexo das atitudes que seu dono tem no ambiente em que vivem.
 
Educar exige paciência, empatia e persistência. Mas é possível!
 

spot_img

ÚLTIMOS ARTIGOS