Já falamos muito aqui sobre a criação de fundo de quintal. Normalmente são pessoas que cruzam seus cães sem critérios e vendem no Mercado Livre, OLX, Bom Negócio e Petshops. Veja aqui nosso artigo: Não compre cachorro em petshop nem em classificados online.
Pra comprar um cão, você precisa pesquisar muito. Veja aqui como escolher o canil corretamente.
E, claro, sempre incentivamos a adoção. Adotar é um ato de amor. Veja aqui 10 motivos pra você adotar um vira-lata.
Nos canis fundo de quintal, as cadelas são colocadas pra cruzar repetidamente, em todos os cios. A intenção é gerar dinheiro fácil e rápido para esses exploradores. Os filhotes são vendidos para pessoas leigas, que não sabem de onde o cachorro veio, e que muitas vezes acabam levando gato por lebre: cães doentes, com problemas genéticos, com desvios de comportamento e totalmente fora do padrão da raça, tanto físico quanto temperamental.
Essas cadelas são chamadas de “matrizes” (nome dado a qualquer cadela de canil, que gere filhotes) e quando elas não podem mais gerar filhotes (pela idade ou por problemas de saúde), são doadas ou abandonadas à própria sorte, afinal, não está mais dando lucro. Elas levam em seu corpo e em seu estado psicológico as marcas de anos de abuso e exploração.
O centro Battersea Dogs and Cats Home, de Londres, criou uma campanha chamada “Pelo fim dos criadores de fundo de quintal”, onde mostra as cadelas Marjorie, Layla e Frankie com sinais típicos de quem um dia foi explorada.
O Battersea fez essa campanha para lutar em favor da proibição da venda de cachorros com menos de 8 semanas de idade (2 meses) e uma licença de criação necessária para qualquer estabelecimento que produza acima de 2 ninhadas por ano.
No site especial da campanha, assim como nós já falamos aqui no Tudo Sobre Cachorros, tem 3 dicas fundamentais para a compra consciente:
– Não comprar filhotes online;
– Checar se o “criador” consegue responder toda e qualquer pergunta sobre os filhotes e sobre os pais do filhote;
– Visitar no mínimo 2 vezes o local onde os cães estão, conhecendo, assim, o ambiente em que são criados e conhecer o pai e a mãe dos filhotes.