Esses calos nos cotovelos de raças grandes são aquelas “falhas de pelo” que aparecem após uma certa idade do cão e é muito comum em cães idosos. Algumas raças tem maior predisposição, como é o caso dos Labradores.
Qual a causa dos calos nos cotovelos
A causa mais comum é a formação de calos. Calos ocorrem com frequência em raças de grande porte, e em cães de pele curta que dormem em superfícies duras, como madeira ou concreto. Quando o cachorro se deita, as “pontas” dos ossos entram em contato com o chão e como são regiões com pouco pelo, acabam criando esses calos. É semelhante ao que acontece nos calcanhares de pessoas que andam muito descalça, a pele vai engrossando e protegendo a região.
Como evitar o aparecimento de calos
Para minimizar o aparecimento de calos, providencie uma superfície macia para o cachorro dormir. Pode ser uma cama acolchoada ou um tapete preenchido com espuma de borracha. Cães de apartamento, que dormem na cama com o tutor ou no sofá, dificilmente vão apresentar calos no cotovelo. Cães mais pesados também tendem a ter mais calos pelo excesso de peso sobre os cotovelos. Veja aqui sobre a obesidade em cães.
Tratamento dos calos
Primeiramente, leve seu cão ao veterinário para ter certeza de que são mesmo calos, e não alguma outra doença. Caso seja realmente calo, não há tratamento, apenas providencie um local macio para seu cachorro deitar e não agravar o problema.