InícioRaçasCachorro é bom para criança?

Cachorro é bom para criança?

O sonho da maioria das crianças brasileiras é ter um cachorro de estimação para cuidar. Porém, em muitos casos, os responsáveis não permitem animais na residência. Esses impedimentos são de várias origens, sendo as mais comuns o gasto mensal, o espaço no apartamento, ou até mesmo porque os pais não gostam de animais. Os cães são animais fantásticos, e não é à toa que ganharam a fama de “melhor amigo do Homem”.
Ao contrário do que muita gente pensa, os cães não são perigosos para as crianças em relação a saúde. Os animais, assim como nós, precisam de visitas rotineiras ao médico veterinário para um check up anual. Se o cão é anualmente vacinado, com seu protocolo de vermifugação em dia e com a avaliação anual pelo profissional, ele não oferecerá nenhum perigo para os membros da casa.
Os cães são ideais para crianças, principalmente aqueles que são filhos únicos. Ao contrário dos pais da criança, o pet sempre terá tempo e disposição para brincar com as crianças da casa. Essa ligação entre a criança e o cachorro faz com que essa criança tenha amor aos animais, consequentemente respeitando-os no futuro.
Não existe raça contraindicada para crianças, porém existem aquelas que melhor se encaixam na necessidade infantil. Cada animal possui um temperamento, por isso os pais devem ficar atentos na hora de adotar um cãozinho para a criançada. As raças que são de eleição para o público infantil, são:
– Poodle: No geral, são cães extremamente brincalhões, sendo ótimo para as crianças. Outra vantagem é que comparado a outras raças, tendem a soltar menos pelos. Indicado para apartamentos ou casas.
– Golden Retrivier: Apesar do seu tamanho grande, essa raça é muito dócil e brincalhona. São animais que adoram água e muitos gostam de entrar junto com a criançada na piscina. Indicado para casas.
– S. R. D.: O SRDs, ou também conhecido popularmente como “Vira latas”, são animais ótimos para brincar, sendo os campeões dos lares brasileiros. Dependendo do seu porte, poderá viver em casa ou apartamento.
– Pug: Os pugs são ótimos companheiros para crianças, principalmente aquelas que residem em apartamentos.
– Labrador: O labrador é indicado para crianças que residem em casas e tenham tempo para brincar. Esses cães tem uma tendência a engordar, por isso devem fazer exercícios constantes.
Como dito anteriormente, não existem raças contraindicadas, ou seja, o que vai definir o melhor companheiro das crianças é a índole desse animal. Antes de adotar um cão é importante estudar sobre as raças, seus temperamentos comuns, suas necessidades e, é claro, conversar com seu filho sobre as responsabilidades de ter um animal. Um cachorro não é brinquedo nem mercadoria, por isso, quando nós adotamos um, devemos ficar com ele até a sua morte. Assim como um filho, o cão necessita de visitas médicas, remédios, comidas, banhos, entre outras exigências. Nunca abandone seu animal na rua. Ele nunca abandonaria você.

Dr. George Schmalz

wp user thumbnail

Veterinário especializado em Microbiologia. Apaixonado pelos estudos da Medicina Veterinária, decidiu seguir a carreira de Professor Universitário, sendo o professor responsável pelas disciplinas: Farmacologia Veterinária, Anatomia Animal Comparada I e Anatomia Animal Comparada II na Universidade Nilton Lins.

Conheça o nosso curso

ÚLTIMOS ARTIGOS