Aprenda a identificar e respeitar a personalidade do seu pet para não submetê-lo a situações de estresse.
Não é coisa de ficção: o mercado pet avança a passos largos no país e, principalmente nos grandes centros, já não é incomum encontrarmos animais de estimação que ostentam verdadeiras joias no lugar das tradicionais coleiras, guias e lacinhos; assim como acontece com a cachorrinha de dona Leonor (Nicette Bruno) em Salve Jorge. A maltês, chamada de “Emilly” na trama, desfruta das mais variadas regalias e carrega no alto da cabeça, como se fosse a coroa de uma princesa, uma esmeralda de enorme valor.
Uma coisa é fato: ninguém resiste ao encanto de um animalzinho todo enfeitado, mas de acordo com a médica veterinária do Mascote Pet Shop, Drª Ana Flávia Ferreira, muitos aspectos devem ser levados em consideração pelo proprietário do animal, antes de submeter o pet a procedimentos estéticos. “O primeiro passo é escolher um estabelecimento que lhe desperte confiança, que conte com profissionais capacitados para os serviços de banho e tosa, e onde ele possa presenciar a forma como os animais são tratados pela equipe”, indica.
Ainda de acordo com a profissional, é preciso identificar e respeitar a personalidade dos animais, para não submetê-los a situações estressantes. “A maioria dos cães, por exemplo, reagem bem aos procedimentos de banho e tosa; mas nem todos se sentem à vontade com roupinhas e acessórios, como laços e gravatas, e até com penteados mais elaborados. Nestes casos, nossa orientação é que a personalidade do pet seja respeitada, para evitar danos emocionais, pois se ele não reagiu bem na primeira tentativa, não reagirá nas próximas também, e os procedimentos estéticos não são situações às quais os animais se condicionam”, afirma.
Os esmaltes já foram febre nas unhas de muitas cachorrinhas, mas há alguns meses, o que realmente vem sendo solicitado nos salões de banho e tosa, são as tinturas coloridas para pelos que, segundo a veterinária, não devem ser manipuladas em casa. “As tinturas devem ser aplicadas por profissionais que estudaram e treinaram a técnica. O que o tutor pode fazer em casa é banhar seu animal de estimação, mas nunca com xampus e condicionadores para humanos, já que existem produtos específicos para os pelos e a pele dos pets. A orientação vale para esmaltes e perfumes também, pois se não forem próprios para o animal, podem causar alergias e intoxicações”, alerta Drª Ana Flávia Ferreira.
Para quem não abre mão de ver seu animal limpo, cheiroso e produzido, é sempre importante lembrar que para a maioria das raças de pelo longo, que precisam ser desembaraçados com frequência, o intervalo mínimo entre um banho e outro é de uma semana. Já a escovação dental pode ser feita uma vez ao dia, para os animais que já foram habituados a este procedimento; caso contrário, uma vez na semana já é o suficiente.
Animais que são submetidos a banhos diários por seus proprietários podem apresentar sérios problemas de estresse e de pele, já que a mesma perde sua proteção natural. E para driblar o calor escaldante da região de Sertãozinho, a médica veterinária dá uma última dica: “mesmo com o verão, os banhos diários devem ser evitados. Em casos de animais muito peludos, minha orientação é a tosa, que ajudará a diminuir bem a sensação de calor”. Veja aqui a frequência ideal para dar banhos no seu cachorro.
Animal belo é aquele animal saudável.




LAMBEDURA
COPRO
MCE
SOMOSESCOLA




lambedura
copro
mce
todos
Conheça nossos cursos
Cuide melhor do seu cão
e resolva seus problemas
Comandos Essenciais
Melhore a comunicação entre vocês.
Vivendo Sem Latidos
Ensine seu cachorro a parar de latir em excesso.
Primeiros Socorros para Cães e Gatos
Aprenda a salvar vida do seu cão.
Patas Livres de Lambida
Acabe de vez com a lambedura!
Xixi Certo
Necessidades no lugar certo sempre!
Kong: O Guia Completo
Aprenda tudo sobre os brinquedos recheáveis.
Pet Sitter
Trabalhe com o que você ama.
Sozinho Sem Sofrimento
Acabe de vez com a Ansiedade de Separação.
Meu Cachorro Equilibrado
Aprenda a cuidar do seu cachorro da maneira certa.
Coprofagia Tem Jeito!
Seu cão não vai mais comer cocô!
Passeio Na Prática
Aprenda tudo sobre os brinquedos recheáveis.

GRUPO WHATS

lambedura




lambedura
mce
COPROFAGIA
todos
Mais artigos:
É melhor ter cachorro macho ou fêmea? Confira todas as diferenças.
13 de maio de 2025
Por que meu cachorro coloca a pata em mim?
4 de abril de 2025
11 Raças de Cachorro Que Mais Latem
1 de abril de 2025
Cachorro sente a energia das pessoas?
28 de março de 2025




lambedura
mce
COPROFAGIA
todos