Aprenda a identificar e respeitar a personalidade do seu pet para não submetê-lo a situações de estresse.
Não é coisa de ficção: o mercado pet avança a passos largos no país e, principalmente nos grandes centros, já não é incomum encontrarmos animais de estimação que ostentam verdadeiras joias no lugar das tradicionais coleiras, guias e lacinhos; assim como acontece com a cachorrinha de dona Leonor (Nicette Bruno) em Salve Jorge. A maltês, chamada de “Emilly” na trama, desfruta das mais variadas regalias e carrega no alto da cabeça, como se fosse a coroa de uma princesa, uma esmeralda de enorme valor.
São sapatinhos, fantasias, roupinhas de grife, joias, esmaltes, tinturas especiais para os pelos, perfumes e mais algumas dezenas de produtos desenvolvidos especialmente para os animais de estimação, que têm alavancado a área de estética animal nos pet shops. O Brasil já é o segundo mercado consumidor de produtos e serviços pet no mundo, o que vem incentivando cada vez mais a abertura de novas lojas no ramo, que acendem uma dúvida: existem profissionais capacitados em todas elas para desempenhar procedimentos estéticos em animais de estimação?
Uma coisa é fato: ninguém resiste ao encanto de um animalzinho todo enfeitado, mas de acordo com a médica veterinária do Mascote Pet Shop, Drª Ana Flávia Ferreira, muitos aspectos devem ser levados em consideração pelo proprietário do animal, antes de submeter o pet a procedimentos estéticos. “O primeiro passo é escolher um estabelecimento que lhe desperte confiança, que conte com profissionais capacitados para os serviços de banho e tosa, e onde ele possa presenciar a forma como os animais são tratados pela equipe”, indica.
Ainda de acordo com a profissional, é preciso identificar e respeitar a personalidade dos animais, para não submetê-los a situações estressantes. “A maioria dos cães, por exemplo, reagem bem aos procedimentos de banho e tosa; mas nem todos se sentem à vontade com roupinhas e acessórios, como laços e gravatas, e até com penteados mais elaborados. Nestes casos, nossa orientação é que a personalidade do pet seja respeitada, para evitar danos emocionais, pois se ele não reagiu bem na primeira tentativa, não reagirá nas próximas também, e os procedimentos estéticos não são situações às quais os animais se condicionam”, afirma.
Os esmaltes já foram febre nas unhas de muitas cachorrinhas, mas há alguns meses, o que realmente vem sendo solicitado nos salões de banho e tosa, são as tinturas coloridas para pelos que, segundo a veterinária, não devem ser manipuladas em casa. “As tinturas devem ser aplicadas por profissionais que estudaram e treinaram a técnica. O que o tutor pode fazer em casa é banhar seu animal de estimação, mas nunca com xampus e condicionadores para humanos, já que existem produtos específicos para os pelos e a pele dos pets. A orientação vale para esmaltes e perfumes também, pois se não forem próprios para o animal, podem causar alergias e intoxicações”, alerta Drª Ana Flávia Ferreira.
Para quem não abre mão de ver seu animal limpo, cheiroso e produzido, é sempre importante lembrar que para a maioria das raças de pelo longo, que precisam ser desembaraçados com frequência, o intervalo mínimo entre um banho e outro é de uma semana. Já a escovação dental pode ser feita uma vez ao dia, para os animais que já foram habituados a este procedimento; caso contrário, uma vez na semana já é o suficiente.
Animais que são submetidos a banhos diários por seus proprietários podem apresentar sérios problemas de estresse e de pele, já que a mesma perde sua proteção natural. E para driblar o calor escaldante da região de Sertãozinho, a médica veterinária dá uma última dica: “mesmo com o verão, os banhos diários devem ser evitados. Em casos de animais muito peludos, minha orientação é a tosa, que ajudará a diminuir bem a sensação de calor”. Veja aqui a frequência ideal para dar banhos no seu cachorro.
Animal belo é aquele animal saudável.
Conheça nossos cursos
Cuide melhor do seu cão
e resolva seus problemas
Meu Cachorro Equilibrado
Aprenda a cuidar do seu cachorro da maneira certa.
Vivendo Sem Latidos
Ensine seu cachorro a parar de latir em excesso.
Sozinho Sem Sofrimento
Acabe de vez com a Ansiedade de Separação.
Comandos Essenciais
Melhore a comunicação entre vocês.
Primeiros Socorros para Cães e Gatos
Aprenda a salvar vida do seu cão.
Enriquecimento Ambiental na Prática
Mais de 50 ideias em vídeos de passo-a-passo
Receba nossas novidades
Receba nossas novidades
Mais artigos:
Sarna em cães: GUIA COMPLETO
17 de maio de 2024
Guia Completo: Primeiros Socorros para Cães
3 de maio de 2024
Corticóides podem afetar mais de 10 órgãos do seu cão
30 de abril de 2024
Raças que precisam usar focinheira
10 de julho de 2023