Agora o Tudo Sobre Cachorros é uma escola! Clique aqui e conheça os cursos.

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Principal

Aprenda sobre cachorros com os melhores profissionais da área.

PS

Esse curso vai fazer a diferença na hora que você precisar salvar seu cachorro.

EA

Mais de 50 atividades de E.A. pra você aprender a fazer com o seu cachorro em casa.

previous arrow
next arrow
HomeCuriosidades4 razões pra você conversar com o seu cachorro

4 razões pra você conversar com o seu cachorro

Não é incomum os tutores de cachorros conversar com eles de vez em quando – ou sempre. Eles são tão expressivos e tem a personalidade tão forte que muita gente diz que seu cachorro “só falta falar”.
 
Não há dúvidas que que os cães são grandes ouvintes. E além disso, parece que eles sentem quando estamos tristes, não é mesmo? Eles chegam de mansinho, ficam do nosso lado quietinhos sem esperar nada em troca.
 
Bom, o site Dogster listou 5 razões pra você conversar com seu cachorro e a gente trouxe aqui pra você. Vamos à lista!
 
 

1. Alguns cães entendem algumas palavras

Existe um Border Collie chamado Chaser que é conhecido por saber mil palavras. Antes dele tivemos o Rico, da raça Collie, uma vira-lata chamada Sofia e um Yorkshire chamado Bailey. Alguns desses cães também compreendiam categorias de objetos e podiam descrever a qualidade desses objetos, respondendo corretamente a frases simples de duas palavras. Por exemplo, em uma pilha de brinquedos, a pessoa fala: “bola azul” e o cachorro pega exatamente a bola azul.
 
Ainda não está claro para a ciência se esses cães-prodígio tem uma inteligência fora do comum ou se eles são iguais aos outros cães, porém foram treinados correta e intensivamente. Nós sabemos que tem palavras que precisamos soletrar para evitar que nosso cachorro se desespere, por exemplo, P-A-S-S-E-A-R. Palavras ou frases faladas rotineiramente pro cachorro acabam sendo totalmente compreendida por ele.
 
falar com cachorro
 
 

2. Muitos cães entendem o que dizemos, mesmo sem entender as palavras

Os sons que os humanos fazem contém emoções até mesmo antes de começarmos a falar. Cerca de 80% do significado da nossa linguagem vem da nossa linguagem corporal e do nosso tom de voz e não as palavras em si.
 
Um grupo de pesquisa em Budapeste constatou que o cérebro dos cães respondem à voz humana da mesma forma que o cérebro humano. Tanto cães quanto humanos usam a mesma área do cérebro para processar o sentido emocional presente na linguagem falada. Esse alto nível de sensibilidade para as emoções pode ser o motivo pelo qual diversos tutores de cães dizem em pesquisas que seus cães são capazes de compreendê-los psicologicamente.
 
falar com cachorro
 
 

3. É bom para você

Falar com o seu cachorro pode ajudar as pessoas a enfrentar discussões difíceis. As pessoas muitas vezes costumam evitar discussões com outras pessoas falando o que pensam pro cachorro. Isso faz com que o ser humano compreenda a si mesmo e não desconte suas frustrações em outras pessoas.
 
Conversar com os cães também ajuda fornecendo uma companhia não-julgadora. Um cão apenas escuta e jamais julga. Isso é muito saudável quando trata-se de desabafar problemas da vida cotidiana.
 
 

4. É bom para o cachorro

 
Existem muitas formas de se conectar com o seu cachorro e nem todo mundo é tagarela. Normalmente, as pessoas que conversam com seus cães também mostram outros sinais de uma conexão muito forte com o cachorro, embora os homens falem menos com os cães do que as mulheres mesmo tendo o mesmo vínculo emocional com o animal.
 
 

Mas não esqueça de falar “cachorrês” de vez em quando também.

 
Os cães fazem um grande esforço para compreenderem a linguagem humana através da palavra, do tom de voz e dos gestos. Então nada mais justo que de vez em quando nós falarmos “cachorrês”. Por exemplo: chame seu cachorro pra brincar se movendo de repente, com a boca aberta e uma cara de “vamos brincar”. Direcione a atenção do seu cachorro para as coisas apenas olhando pra elas (é assim que uma matilha se comunica).
 
Embora existam pesquisas sobre como os cães entendem a linguagem humana, quase não há pesquisas a respeito dos latidos dos cães. Talvez seja hora dos pesquisadores começarem a prestar atenção no que o cão quer dizer.
 
Veja aqui como o cachorro se comunica na linguagem corporal, facial e sonora.
 
falar com cachorro
 

Conheça nossos cursos

Cuide melhor do seu cão
e resolva seus problemas

Meu Cachorro Equilibrado

Aprenda a cuidar do seu cachorro da maneira certa.

Vivendo Sem Latidos

Ensine seu cachorro a parar de latir em excesso.

Sozinho Sem Sofrimento

Acabe de vez com a Ansiedade de Separação.

Comandos Essenciais

Melhore a comunicação entre vocês.

Primeiros Socorros para Cães e Gatos

Aprenda a salvar vida do seu cão.

Xixi e Cocô no Lugar Certo

Necessidades no lugar certo sempre!

Receba nossas novidades

Receba nossas novidades

Mais artigos: