Agora o Tudo Sobre Cachorros é uma escola! Clique aqui e conheca os cursos.

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Principal

Aprenda sobre cachorros com os melhores profissionais da área.

PS

Esse curso vai fazer a diferença na hora que você precisar salvar seu cachorro.

EA

Mais de 50 atividades de E.A. pra você aprender a fazer com o seu cachorro em casa.

previous arrow
next arrow
HomeCuidadosEutanásia – quando é preciso sacrificar o cachorro

Eutanásia – quando é preciso sacrificar o cachorro

Devo sacrificar meu cachorro?” – Essa é uma pergunta que infelizmente muitas pessoas acabam fazendo mais cedo ou mais tarde. Ver o sofrimento do animal é muito doloroso e muitos veterinários acabam aconselhando a eutanásia. Se você está pensando em sacrificar seu cão, não se culpe. Leia nosso artigo sobre como lidar com a morte de um animal de estimação.
 
Mas cuidado, alguns veterinários aconselham eutanásia para coisas totalmente contornáveis, como por exemplo, a paralisia dos membros traseiros. Não é porque um cão ficou paraplégico que ele não pode viver uma vida normal em uma cadeirinha de rodas. Muitos cães vivem! A eutanásia é pra casos extremos.
 
Veja como você pode lidar com a morte do seu cachorro:


 
Se a eutanásia é proibida para seres humanos, porque então ela é permitida para os animais? É justo tirar a vida de um ser? Essa é uma questão muito polêmica e muitos tem opiniões contraditórias, porém só é possível saber o que faríamos se estivesses frente a frente com a tomada dessa decisão. Não nos cabe julgar a decisão de alguém.
 
A decisão pela eutanásia (sacrificar o cachorro) não deve ser por causa de despesas médicas ou falta de tempo pra cuidar do animal. A decisão deve ser tomada juntamente com o veterinário, que irá seguir critérios médicos, normalmente para casos irreversíveis onde é impossível a recuperação do animal.
 
Casos em que a eutanásia é considerada:
– o cachorro não movimenta mais nenhuma pata
– o animal tem ferimentos gravíssimos e de recuperação quase impossível
– o animal parou de fazer as necessidades fisiológicas, se alimentar e beber água
– câncer em estágio severo
 
O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) elaborou um guia de boas práticas para a eutanásia de animais, que leva em consideração o fato de que os animais são capazes de sentir, interpretar e responder a estímulos dolorosos e ao sofrimento. Esse guia serve para orientar veterinários e tutores de animais na tomada da decisão sobre a eutanásia e os métodos utilizados.
 
De acordo com o guia, a eutanásia será indicada quando:
 
eutanasia cachorro1 – O bem-estar do animal estiver comprometido de forma irreversível, sem possibilidade de controle por analgésicos ou sedativos;
 
2 – A condição do animal for uma ameaça à saúde pública (se estiver com raiva, por exemplo)
 
3 – O animal doente colocar em risco outros animais ou o meio ambiente
 
4 – O animal for objeto de ensino ou pesquisa
 
5 – O animal representar custos incompatíveis com a atividade produtiva a que se destina (animais destinados ao consumo humano, por exemplo) ou com os recursos financeiros do proprietário (aí entra o caso das entidades protetoras ou hospitais veterinários).
 
Uma vez decidida a eutanásia, o médico veterinário vai utilizar métodos que reduzam ao máximo a ansiedade, o medo e a dor do animal. O método também deverá gerar a perna imediata da consciência, seguida da morte. Precisa ainda ser seguro o suficiente para garantir que o animal não sobrevive ao procedimento, o que causaria ainda mais dor e sofrimento.
 
 

Métodos utilizados pra sacrificar cães e gatos

 
Os métodos considerados aceitáveis pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária podem ser químicos ou físicos, de acordo com as características de cada espécie. Para cães e gatos o método mais utilizado – e recomendado pelo Conselho – é a injeção de medicamentos que produzirão a falta de consciência e a morte de maneira rápida e segura.
 
 
Lembre-se: essa decisão tão importante só cabe a você e ninguém pode julgá-lo por isso. Algumas pessoas acreditam que o melhor é acabar com o sofrimento do animal. Outras acham que a vida tem que ter seu curso e o animal deve morrer naturalmente.
 
Seja qual for a sua decisão, tenha sempre em mente que você fez o melhor que você pode para dar uma vida digna e feliz ao seu cachorro ou gato.
 
Veja esse vídeo que irá ajudá-lo a refletir sobre o assunto:


 

Conheça nossos cursos

Cuide melhor do seu cão
e resolva seus problemas

Meu Cachorro Equilibrado

Aprenda a cuidar do seu cachorro da maneira certa.

Vivendo Sem Latidos

Ensine seu cachorro a parar de latir em excesso.

Sozinho Sem Sofrimento

Acabe de vez com a Ansiedade de Separação.

Comandos Essenciais

Melhore a comunicação entre vocês.

Primeiros Socorros para Cães e Gatos

Aprenda a salvar vida do seu cão.

Xixi e Cocô no Lugar Certo

Necessidades no lugar certo sempre!

Receba nossas novidades

Receba nossas novidades

Mais artigos: