Agora o Tudo Sobre Cachorros é uma escola! Aproveite os valores de lançamento!

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Principal

Aprenda sobre cachorros com os melhores profissionais da área.

PS

Esse curso vai fazer a diferença na hora que você precisar salvar seu cachorro.

EA

Mais de 50 atividades de E.A. pra você aprender a fazer com o seu cachorro em casa.

previous arrow
next arrow
HomeDoençasBotulismo em cães

Botulismo em cães

O botulismo é uma forma de intoxicação alimentar, causada por uma toxina produzida pela bactéria Clostidrium botulinum. É uma doença neuropática, grave e seus tipos C e D são os que mais acometem cães e gatos. Por ser uma doença incomum em animais domésticos, o diagnóstico geralmente é de difícil confirmação e não se sabe ao certo o quanto a doença afeta os cães, pois muitos casos podem não estar sendo relatados e contabilizados.
 
 

Como um cão pode contrair o botulismo

 
Pela ingestão de:
 
• comida deteriorada/lixo, inclusive o doméstico
• carcaça de animais mortos
• ossos contaminados
• carne crua
• alimentos enlatados
• poças d´água em contato com lixo
• açudes em propriedades rurais
 
 

Sintomas do botulismo

 
botulismo em cãesA toxina ingerida é absorvida no estômago e intestino e distribuída pela corrente sanguínea. Essa toxina tem ação específica sobre o sistema nervoso periférico e impede a transmissão dos impulsos das terminações nervosas para os músculos.
 
O cão apresenta paralisia flácida (patas ficam moles). Os membros começam a paralisar das patas traseiras para as patas da frente, podendo afetar, inclusive, o sistema respiratório e cardíaco. Ocorre a perda do tônus muscular e dos reflexos espinhais, mas a cauda mantém a movimentação.
 
Os sintomas aparecem dentro de 1 a 2 dias da ingestão da toxina e o quadro evolui rapidamente para a posição de decúbito (deitado).
 
As principais complicações relacionadas ao botulismo são as insuficiências respiratória e cardíaca, que podem levar a morte.
 
 

Diagnóstico do Botulismo

 
Normalmente é baseado nas alterações clínicas e no histórico da ingestão de algum alimento suspeito de contaminação: lixo, ossos encontrados na rua etc.
 
Na maioria das vezes, a identificação da doença fica prejudicada, pois é necessário, para sua confirmação, que se realize o teste de neutralização em camundongos, o que nem sempre está disponível. A toxina não aparece diretamente em exames de urina, fezes ou sangue.
 
O botulismo pode ser confundido com:
RAIVA: mas esta, em geral, está associada a alteração do estado mental do cão. Link para a página sobre Raiva.
• POLIRRADICULONEURITE AGUDA: doença degenerativa nervosa na qual ocorre uma inflamação aguda dos nervos e, normalmente, atinge as 4 patas ao mesmo tempo e o cão apresenta um latido diferente, mais rouco, do que o seu normal.
DOENÇA DO CARRAPATO: também causada por uma neurotoxina produzida pelos carrapatos Ixodes e Dermacentor. Neste caso, o carrapato normalmente está infestando o cão. Leia aqui tudo sobre as doenças do carrapato: Erliquiose e Babesiose.
• MIASTENIA GRAVE: doença que resulta em fraqueza muscular e fadiga excessiva.
 
 

Como tratar o Botulismo

 
Em animais gravemente afetados pode ser necessária internação com oxigenoterapia e ventilação assistida por alguns dias. Nos demais casos, o tratamento está baseado em medidas de suporte:
 
• Manter o animal sobre uma superfície limpa e acolchoada;
• Virar o cão para o lado oposto a cada 4h/6h;
• Monitorar febre. Veja como fazer isso aqui (Link para página sobre febre);
• Manter a pele seca e limpa (livre de urina e fezes). Pode ser aplicada pomada repelente de água nas áreas onde o cão se suja mais;
• Alimentar e dar água usando seringas. O uso de ração líquida é indicado. Link para como dar medicação líquida;
• Massagear membros e realizar movimentos com as patas por 15 minutos, 3 a 4x ao dia;
• Auxiliar em tentativas de ficar em pé e sustentar o peso, 3 a 4x ao dia;
• Auxiliar na ida ao banheiro, após dar comida e água, levar o cão ao local de costume e deixá-lo ali por algum tempo para que possa se aliviar.
 
Existe uma antitoxina específica que pode ser administrada, mas ela só é eficaz se a toxina ainda não penetrou nas terminações nervosas. Isso significa que, se o cão começou a paralisar as patas traseiras e for identificado com botulismo, é possível usar a antitoxina evitando que a doença afete outras regiões, como as patas dianteiras, pescoço, sistemas respiratório e cardíaco.
 
O uso de antibióticos não surte efeito, pois não são as bactérias que estão causando a doença, mas sim a toxina que é pré-formada.
 
 

Recuperação

 
O prognóstico é favorável, as terminações nervosas precisam se regenerar e isso ocorre lentamente. Muitos cães se recuperam completamente entre 2 a 4 semanas do início dos sintomas.
 
Como prevenir o Botulismo
Cuidado com passeios em locais onde há lixo, poças de água, em sítios/fazendas e onde exista alimento em decomposição. Ainda não existe vacina para cães contra o botulismo.
 
 

Caso real

 
Shih Tzu de 6 meses, morador de apartamento, com todas as vacinas em dia e desparasitado, começou a apresentar dificuldade para subir escadas, subir no sofá, pular, com uma incoordenação das patas traseiras. Foi levado ao veterinário, fez RAIO X que não apresentou alterações e o mesmo receitou antiinflamatório e protetor de articulações.
 
Após 24h da ida ao veterinário, o cão não apresentou melhoras. Em novo contato com o médico, o mesmo manteve o tratamento. O cão teve diarréia e as fezes foram examinadas, as quais não apresentaram nenhuma alteração. Em 2 dias, as patas traseiras paralisaram e em 4 dias as patas da frente e a cabeça também ficaram flácidas.
O cão foi internado, foi feito exame de sangue, que estava ok, foi aplicada medicação para testar a reação do cão, em caso de Miastenia, mas o mesmo não reagiu. Por exclusão, foi constatado que o cão estava com botulismo e se iniciaram as medidas de suporte.
 
Não se sabe onde o cão teve contato com a toxina, suspeita-se dos passeios, pois como o cão reside em uma região central da cidade, com freqüência há lixo espalhado pelas ruas e essa pode ter sido a forma de contaminação. Ou ainda, o mesmo teve acesso a comida enlatada para cães, onde pode ter havido o desenvolvimento da toxina.
 
Cerca de 3 dias após o diagnóstico de botulismo e sem necessitar de internação, o cão começou a sustentar a cabecinha novamente. Ficava o tempo todo acompanhado de alguém, deitado em local aconchegante, recebendo comida líquida e água, sendo levado ao banheiro e como é um shih tzu foi tosado para facilitar a limpeza.
 
Em 2 semanas o cão já havia recuperado um pouco do tônus das patas dianteiras e com ajuda já parava sentadinho, já conseguia comer alguma coisa mais sólida, mas não tinha muita vontade, por isso continuava comendo ração líquida juntamente com outros alimentos: frutas (que ele ama).
 
Em 3 semanas, o cãozinho já parava em pé mas não tinha firmeza, precisava ajuda e já conseguia se alimentar e tomar água sem necessitar de auxílio.
 
Em 4 semanas, já conseguia se movimentar, mas para andar movimentava as patas traseiras ao mesmo tempo (tipo pulo de coelho).
 
Em 5 semanas, o cão estava plenamente recuperado e sem seqüelas. Hoje ele está com 1 ano, é muito saudável e brincalhão.
 
Bibliografia
Alves, Kahena. O botulismo em cães: uma doença da junção neuromuscular. UFRGS, 2013.
Chrisman et al.. Neurologia dos pequenos animais. Roca, 2005.
Tortora et al.. Microbiologia. Artmed, 2003.
 

Conheça nossos cursos

Cuide melhor do seu cão
e resolva seus problemas

Meu Cachorro Equilibrado

Aprenda a cuidar do seu cachorro da maneira certa.

Vivendo Sem Latidos

Ensine seu cachorro a parar de latir em excesso.

Sozinho Sem Sofrimento

Acabe de vez com a Ansiedade de Separação.

Comandos Essenciais

Melhore a comunicação entre vocês.

Primeiros Socorros para Cães e Gatos

Aprenda a salvar vida do seu cão.

Xixi e Cocô no Lugar Certo

Necessidades no lugar certo sempre!

Receba nossas novidades

Receba nossas novidades

Mais artigos: