É importante começar a cortar as unhas do seu cão desde cedo, para que ele se acostume a ser manuseado e a ficar quieto na hora de cortá-las. Portanto, aconselho você fingir que está cortando as unhas do seu cachorro quando ele tiver de 2 meses em diante, assim ele já vai se acostumando com a ideia. https://www.youtube.com/watch?v=8kEIpRBB5aU” target=”_blank”>Veja nosso vídeo que explica a importância do manuseio precoce.
Cães que vivem em apartamento normalmente precisam cortar as unhas mais vezes do que cães que passam boa parte do dia no quintal. Isso porque o cimento vai lixando naturalmente as unhas dos cães, sendo dispensável o corte com o alicate.
Bem, se você precisa cortar as unhas do seu cão e não quer depender do petshop ou do veterinário pra fazer isso, vamos dar as dicas que você precisa para as unhas do seu cachorro não sangrarem. Lembrando que se você cortar a veia que fica por dentro da unha, seu cão vai sentir muita dor e vai sangrar bastante. Por isso, todo cuidado é pouco.
Cortar as unhas é fundamental porque evita que as unhas do cão fiquem presas em pisos, tapetes e carpetes, o que pode gerar encravamento, sangramento e até a remoção da unha presa, gerando forte dor. Além disso, quando a unha cresce demais e começa a envergar, além de doer, isso prejudica a postura do cão, que passa a andar com dor e de maneira a tentar evitar que as unhas encostem no chão.
Veja no vídeo abaixo como e por que cortar as unhas:
Dica super importante: é melhor cortar as unhas aos poucos e freqüentemente do que cortar uma grande quantidade de uma vez. Tente fazer semanalmente mesmo que as caminhadas as mantenham naturalmente curtas. A raiz, que passa por dentro da unha do seu cão cresce a medida que a unha cresce então se você quer um tempo maior entre os cortes, a raiz estará mais perto das pontas das unhas. Isto torna as unhas mais propensas ao sangramento durante o corte.
Vamos ao trabalho!
Primeiro você vai precisar de:
– petiscos
– alicate para unhas de cães
– lixa
– pó hemostático (para estancar o sangue) ou amido de milho
1. Aproveite um momento em que seu cão esteja calmo e tranquilo, depois de uma soneca, por exemplo. Assim ele ficará menos reativo.
2. Não brigue com ele enquanto corta as unhas, pois ele precisa associar esse momento com algo positivo.
3. Quando ele estiver calmo, dê petiscos a ele. Cada vez que você cortar uma ou duas unhas e ele demonstrar calma e tranquilidade, continue parabenizando com uma voz suave, palavras carinhosas e petiscos.
4. Corte a pontinha da unha, tomando cuidado pra não chegar no sabugo/veia. Unhas pretas são mais difíceis de visualizar o sabugo, portanto, CUIDADO REDOBRADO. Corte somente a pontinha mesmo.
5. Se ficar descamando, pegue a lixa e iguale a unha.
6. Se sangrar, coloque o pó hemostático ou amido de milho no local até parar o sangramento.
7. Quando acabar, recompense seu cão, com bastante carinho e elogios.
Veja como acostumar o cachorro a cortar as unhas: