Agora o Tudo Sobre Cachorros é uma escola! Aproveite os valores de lançamento!

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Principal

Aprenda sobre cachorros com os melhores profissionais da área.

PS

Esse curso vai fazer a diferença na hora que você precisar salvar seu cachorro.

EA

Mais de 50 atividades de E.A. pra você aprender a fazer com o seu cachorro em casa.

previous arrow
next arrow
HomeCuidadosBeleza x Saúde

Beleza x Saúde

Aprenda a identificar e respeitar a personalidade do seu pet para não submetê-lo a situações de estresse.
 
Não é coisa de ficção: o mercado pet avança a passos largos no país e, principalmente nos grandes centros, já não é incomum encontrarmos animais de estimação que ostentam verdadeiras joias no lugar das tradicionais coleiras, guias e lacinhos; assim como acontece com a cachorrinha de dona Leonor (Nicette Bruno) em Salve Jorge. A maltês, chamada de “Emilly” na trama, desfruta das mais variadas regalias e carrega no alto da cabeça, como se fosse a coroa de uma princesa, uma esmeralda de enorme valor.
 

A maltês “Emilly” da novela Salve Jorge, com a atriz Nicette Bruno
São sapatinhos, fantasias, roupinhas de grife, joias, esmaltes, tinturas especiais para os pelos, perfumes e mais algumas dezenas de produtos desenvolvidos especialmente para os animais de estimação, que têm alavancado a área de estética animal nos pet shops. O Brasil já é o segundo mercado consumidor de produtos e serviços pet no mundo, o que vem incentivando cada vez mais a abertura de novas lojas no ramo, que acendem uma dúvida: existem profissionais capacitados em todas elas para desempenhar procedimentos estéticos em animais de estimação?
 
Uma coisa é fato: ninguém resiste ao encanto de um animalzinho todo enfeitado, mas de acordo com a médica veterinária do Mascote Pet Shop, Drª Ana Flávia Ferreira, muitos aspectos devem ser levados em consideração pelo proprietário do animal, antes de submeter o pet a procedimentos estéticos. “O primeiro passo é escolher um estabelecimento que lhe desperte confiança, que conte com profissionais capacitados para os serviços de banho e tosa, e onde ele possa presenciar a forma como os animais são tratados pela equipe”, indica.
 
Ainda de acordo com a profissional, é preciso identificar e respeitar a personalidade dos animais, para não submetê-los a situações estressantes. “A maioria dos cães, por exemplo, reagem bem aos procedimentos de banho e tosa; mas nem todos se sentem à vontade com roupinhas e acessórios, como laços e gravatas, e até com penteados mais elaborados. Nestes casos, nossa orientação é que a personalidade do pet seja respeitada, para evitar danos emocionais, pois se ele não reagiu bem na primeira tentativa, não reagirá nas próximas também, e os procedimentos estéticos não são situações às quais os animais se condicionam”, afirma.
 
Em foco a shih-tzu Lolly, depois de tomar banho e ser produzida pela equipe do Mascote Pet Shop

 
 
 
Os esmaltes já foram febre nas unhas de muitas cachorrinhas, mas há alguns meses, o que realmente vem sendo solicitado nos salões de banho e tosa, são as tinturas coloridas para pelos que, segundo a veterinária, não devem ser manipuladas em casa. “As tinturas devem ser aplicadas por profissionais que estudaram e treinaram a técnica. O que o tutor pode fazer em casa é banhar seu animal de estimação, mas nunca com xampus e condicionadores para humanos, já que existem produtos específicos para os pelos e a pele dos pets. A orientação vale para esmaltes e perfumes também, pois se não forem próprios para o animal, podem causar alergias e intoxicações”, alerta Drª Ana Flávia Ferreira.
 
Para quem não abre mão de ver seu animal limpo, cheiroso e produzido, é sempre importante lembrar que para a maioria das raças de pelo longo, que precisam ser desembaraçados com frequência, o intervalo mínimo entre um banho e outro é de uma semana. Já a escovação dental pode ser feita uma vez ao dia, para os animais que já foram habituados a este procedimento; caso contrário, uma vez na semana já é o suficiente.
 
Animais que são submetidos a banhos diários por seus proprietários podem apresentar sérios problemas de estresse e de pele, já que a mesma perde sua proteção natural. E para driblar o calor escaldante da região de Sertãozinho, a médica veterinária dá uma última dica: “mesmo com o verão, os banhos diários devem ser evitados. Em casos de animais muito peludos, minha orientação é a tosa, que ajudará a diminuir bem a sensação de calor”. Veja aqui a frequência ideal para dar banhos no seu cachorro.
 
Animal belo é aquele animal saudável.
 

Conheça nossos cursos

Cuide melhor do seu cão
e resolva seus problemas

Meu Cachorro Equilibrado

Aprenda a cuidar do seu cachorro da maneira certa.

Vivendo Sem Latidos

Ensine seu cachorro a parar de latir em excesso.

Sozinho Sem Sofrimento

Acabe de vez com a Ansiedade de Separação.

Comandos Essenciais

Melhore a comunicação entre vocês.

Primeiros Socorros para Cães e Gatos

Aprenda a salvar vida do seu cão.

Xixi e Cocô no Lugar Certo

Necessidades no lugar certo sempre!

Receba nossas novidades

Receba nossas novidades

Mais artigos: