Agora o Tudo Sobre Cachorros é uma escola! Clique aqui e conheça os cursos.

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Principal

Aprenda sobre cachorros com os melhores profissionais da área.

PS

Esse curso vai fazer a diferença na hora que você precisar salvar seu cachorro.

EA

Mais de 50 atividades de E.A. pra você aprender a fazer com o seu cachorro em casa.

previous arrow
next arrow
HomeAdestramentoCachorro com medo

Cachorro com medo

O medo é natural a qualquer animal, incluindo nós e os cães. O medo tem um importante caráter evolutivo. Na natureza, quando filhotes, lobos aprendem a ter medo de tudo que não é o seu bando e o local em que vivem. Pois, todo o resto é um potencial predador. Com cães acontece o mesmo, depois de encerrar a janela de socialização (aprox. 100 dias de vida) o filhote tende a ter medo de quase tudo que ele não conheceu, pois pode representar um perigo a sua vida.
 
 
Já falamos no site sobre alguns medos, confira nas matérias:
Medo de fogos de artifício
Medo de trovão
Medo de estranhos
 
 

Como impedir que filhotes tenham medo excessivo?

 
cachorro com medoEmbora o medo seja uma emoção natural e até certo ponto saudável, pois nos mantem a todos nós vivos, em excesso esta emoção pode produzir cães com cada vez mais dificuldade de conviver em uma sociedade humana, feita para humanos e com regras criadas visando o bem-estar do Homem.
 
Para evitarmos esse tipo de problema devemos sempre expor o filhote, gradativamente a situações que possam causar medo no futuro (máquina de lavar, secador, aspirador de pó, motos, skates, bikes…). Essa exposição deve iniciar sempre com sons mais baixos possíveis ou distancias o mais longas possíveis e sempre usando muito petisco e carinho para que o filhote aprenda a gostar daquela interação. E aos poucos, no tempo do cachorro, você vai aumentando a exposição dele aos estímulos potenciais causadores de medo.
 
 

Como identificar que um cão tem medo?

 
Fique de olho nos sinais corporais do seu cachorro diante dos estímulos que você percebe a alteração comportamental. Comportamentos como: cauda entre as pernas ou mais baixa que o normal; orelhas para trás; boca fechada e muitas vezes com um leve “riso” (boca semicerrada); cabeça mais abaixada que o normal. Em casos de um cão muito ofegante; com tremor; se urinando ou defecando, tratam-se de sinais de um cachorro apavorado em um nível muito alto de estresse.
 
É comum os cães apresentarem comportamentos ligados à agressividade: latir, rosnar, eriçar o pelo do dorso etc. Muitos tutores fazem a leitura errada de que possuem um cão corajoso, quando, em geral, ele está apenas reagindo por estar com medo.
 
 

Os 3 passos para um cão que já tem medo

 
Primeiro passo: acolha o seu cão. Seu cachorro confia em você, espera que possa encontrar amparo no seu colo diante de situações adversas. E é essa, fundamentalmente, a função da família: acolher, amparar, suportar…. Não seja um bobão, não traia a confiança do seu cachorro. Se ele tem medo, acolha. Seja também o melhor amigo dele.
 
Segundo passo: depois de ampará-lo, identifique o que causou o medo. Anote o estímulo que gerou o medo, qual a intensidade desse estímulo, qual a reação do cão e qual a intensidade dessa reação. Anote também em que contexto aconteceu.
 
Exemplo: Na rua o cão ouve o barulho de uma moto que passou muito perto dele. O cachorro ficou ofegante, puxando a coleira e com sinais corporais de medo.
 
Anote:
Estímulo: barulho de moto
Intensidade do estímulo: muito alto
Reação do cão: rabo entre as pernas, puxão na guia e muito ofegante
Intensidade da reação: alta
Contexto: barulho de moto, proximo ao cão, na rua
 
Terceiro passo: busque ajuda de um adestrador positivo da sua região. É de extrema importância que seja um adestrador que não use métodos punitivos e nem coleiras enforcadores (guia-unificada), pois só assim o problema do medo pode ser resolvido.
 

Conheça nossos cursos

Cuide melhor do seu cão
e resolva seus problemas

Meu Cachorro Equilibrado

Aprenda a cuidar do seu cachorro da maneira certa.

Vivendo Sem Latidos

Ensine seu cachorro a parar de latir em excesso.

Sozinho Sem Sofrimento

Acabe de vez com a Ansiedade de Separação.

Comandos Essenciais

Melhore a comunicação entre vocês.

Primeiros Socorros para Cães e Gatos

Aprenda a salvar vida do seu cão.

Xixi e Cocô no Lugar Certo

Necessidades no lugar certo sempre!

Receba nossas novidades

Receba nossas novidades

Mais artigos: