Vamos considerar nesse artigo aqueles cachorros que estão mordendo “para brincar”, como filhotes que não aprenderam que não pode morder e cães adultos que também não foram educados.
Para o caso de mordidas decorrentes de agressividade, você precisa procurar ajuda profissional, pois é um caso sério e que envolve certo risco.
Em relação aos filhotes, de fato eles interagem com sua mãe e irmãos com a boca e a brincadeira de morder é algo comum entre eles. Os cães tem menos sensibilidade para dor que os humanos, então quando os filhotes chegam em nossas casas, essas brincadeiras não são desejadas por nós.
Um erro muito comum é que os tutores acham fofo e incentivam essas mordidas quando o cão é filhote, mas o cão cresce com esse hábito e quando fica um pouco maior, o tutor se incomoda porque agora as mordidas machucam. Mas o cão nunca aprendeu que não podia morder, pelo contrário, foi incentivado!
Você precisa ser consistente nos ensinamentos pro seu cão, não adianta um dia você achar algo legal e depois você ficar bravo pelo mesmo comportamento que antes você achava fofo.
Junto com o xixi no lugar errado, as mordidas dos filhotes são o problema campeão de reclamações dos novos proprietários de cães. Mas fique calmo, tem solução!
Como fazer o filhote parar de morder
Acredite, é MUITO mais fácil do que você imagina, você só precisa ser consistente. Ou seja, se não pode morder, não pode morder NUNCA. Não adianta nada se às vezes você deixar e outras vezes não. Seu cachorro vai ficar confuso, perdido e não vai aprender nada.
Assista ao vídeo abaixo e aprenda a resolver esse problema de uma vez por todas: